sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: FALTAM 29 DIAS!




O PORTUGAL O' MEETING

Desde que a Orientação se implantou em Portugal, os vários agentes responsáveis lutaram sempre por ter eventos de qualidade e que garantissem a máxima visibilidade. Uma das formas preconizadas para cativar os atletas mundiais e promover a modalidade além fronteiras seria a criação de um evento que pudesse estar inscrito no calendário oficial da IOF (Internacional Orienteering Federation) e que fosse agendado para uma altura em que esses atletas, na sua esmagadora maioria oriundos dos países nórdicos, pudessem aproveitar o nosso clima para efectuarem treinos em Portugal. Foi com este intuito que em 1996, o clube Amigos do Atletismo de Mafra organizou o primeiro Portugal O' Meeting, que decorreu na Tapada Real de Mafra. Esta prova desenrolou-se em dois dias, contou com a participação de 600 atletas e teve em Alistair Landells (Nova Zelândia) e em Lucie Bohm (Áustria) os grandes vencedores.


A REGIÃO

Criado em 1916 e objecto de profunda remodelação entre 2001 e 2003, o Museu Grão Vasco é um dos mais importantes ex-libris da cidade de Viseu. A caminho de completar um século de existência, o Museu está instalado no edifício do antigo Seminário, também conhecido por Paço dos Três Escalões, uma imponente construção dos finais do século XVI concebida e executada para dotar a cidade de um espaço para a formação do clero. O nome recebeu-o do Mestre Vasco Fernandes (c. 1475-1542). É também na obra deste pintor quinhentista e de alguns dos seus colaboradores e contemporâneos que assenta boa parte da principal colecção do Museu. O acervo é, no entanto, muito mais vasto, incluindo peças de arqueologia, uma valiosa colecção de pintura portuguesa do século XIX, porcelana oriental, mobiliário, faiança portuguesa e um alargado conjunto de objectos destinados a práticas litúrgicas, atravessando no seu conjunto várias épocas, estilos e tipologias.


A FIGURA

Campeão Olímpico da Maratona (Los Angeles, 1984) e Vice-Campeão Olímpico de 10.000 metros (Montreal, 1976), Carlos Lopes é o único atleta português que ganhou medalhas olímpicas em duas disciplinas. Carlos Alberto de Sousa Lopes nasceu em Vildemoinhos, Viseu, a 18 de Fevereiro de 1947. Em 1967 foi recrutado pelo Sporting Clube de Portugal. A ida para Lisboa, deveu-se tanto a razões desportivas, como à promessa de um melhor emprego como serralheiro. É no Sporting que encontra o treinador da sua vida, Mário Moniz Pereira. Participou em três Jogos Olímpicos. Munique, 1972; Montreal, 1976; e Los Angeles, 1984. Pelo meio, falhou Moscovo, 1980. Reformado do sector bancário, Carlos Lopes dedica hoje em dia uma boa parte do seu tempo a visitar escolas ou a patrocinar provas de atletismo pelo país. Desta vez cabe a honra à Orientação tê-lo ao seu lado, sendo o grande Embaixador do Portugal O' Meeting 2012.


A TÍTULO DE CURIOSIDADE

A primeira edição do Portugal O' Meeting contou com a presença de 600 participantes, dos quais 60 estrangeiros. Uma breve análise ao actual estado das inscrições para a 17ª edição do Portugal O' Meeting permite confirmar que a correlação de forças entre portugueses e estrangeiros inverteu-se, sendo o número de inscritos neste momento de 775, dos quais 601 estrangeiros. Alemanha, Áustria, Bélgica, Bielorussia, Brasil, Bulgária, Canadá, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Letónia, Lituânia, Holanda, Noruega, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suiça, Suécia e Ucrânia são os países com representantes inscritos até ao momento. O nome mais sonante desta lista é o suiço Daniel Hubmann, actual número 2 do ranking mundial masculino e um atleta que conta no seu currículo com quatro títulos mundiais, dois títulos mundiais de juniores, um título europeu e triunfos nas quatro últimas edições da Taça do Mundo.

Saiba tudo em http://www.pom.pt/pt/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: