terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: FALTAM 25 DIAS!




O PORTUGAL O' MEETING

A Orientação de Precisão fez a sua estreia no Portugal O' Meeting pelas mãos da organização conjunta do Clube de Orientação do Centro e do Ginásio Clube Figueirense. A prova teve lugar na tarde do 3º dia do POM 2010, no dia 14 de Fevereiro e o palco escolhido foi o Parque de Campismo da Figueira da Foz. Nela marcaram presença 81 atletas, dos quais quatro na classe Paralímpica. No ano seguinte foi a vez da Herdade da Lage do Meio Dia, no Crato, receber a prova de Orientação de Precisão do POM 2011, um evento que teve a assinatura do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos. Em 2012 a Orientação de Precisão volta a marcar presença no grande evento, ocupando a tarde do 2º dia, Domingo de Carnaval. A prova decorrerá no Parque da Cidade – Aquilino Ribeiro, em Viseu e conta já com mais de uma centena de inscritos. Apenas mais um pormenor significativo: a prova integra a primeira edição da Taça de Portugal de Orientação de Precisão e será a sua etapa inaugural. Um momento histórico que se aguarda com a maior expectativa.


A REGIÃO

Viseu é uma cidade cujas acessibilidades são particularmente cuidadas e onde se combatem as barreiras arquitetónicas. É uma cidade que se preocupa em promover a melhoria das acessibilidades na via pública e aos edifícios públicos, de todos os cidadãos que possuam ou venham a possuir qualquer limitação definitiva ou temporária de mobilidade, garantindo assim a sua completa integração na sociedade e a possibilidade de usufruir da cidade naquilo que ela tem de melhor. Entre as soluções que podemos encontrar em Viseu, destacam-se, entre outras, a existência de corrimões para minimizar o esforço a despender e melhorar a segurança dos utentes, pavimento sinalizador no inicio e no término das escadas, rampeamento de lancis e passeios, faixas em piso com textura e cor contrastante no inicio e fim de cada passadeira e existência de estacionamentos para deficientes, com acessibilidade ao passeio por intermédio do rampeamento deste.


A FIGURA

A Direção Técnica da prova de Orientação de Precisão do Portugal O' Meeting estará a cargo de Remo Madella. Cartógrafo de méritos reconhecidos e traçador de percursos exigente e particularmente competente, Remo Madella não descarta a possibilidade de participar, também ele, nas provas de Orientação de Precisão, sejam elas meramente locais ou mesmo Campeonatos do Mundo. Foi assim que o vimos conquistar o primeiro título italiano de Orientação de Precisão em 2010 e, já este ano, finalizar a maior prova mundial, o WTOC (França), num brilhante 9º lugar. Paa Remo Madella, para se ser um bom atleta de Orientação de Precisão “é essencial ser-se preciso, concentrado, conhecer os princípios da Orientação, conhecer as regras da cartografia e a sinalética, saber ler bem o mapa e ter a capacidade de ‘recartografar’ a realidade, ou seja, fazer a necessária correspondência do mapa com o terreno.” Procurar a equidade entre as provas e minimizar o factor sorte que infelizmente ainda está presente na Orientação de Precisão, eis as suas grandes preocupações enquanto traçador de percursos. “Sejamos traçadores inteligentes”, diz. Veremos o que nos reserva a prova agendada para o próximo dia 19 de Fevereiro.


A TÍTULO DE CURIOSIDADE

Desde 1980 que a Orientação de Precisão faz parte da família da Orientação, sendo uma das quatro disciplinas tuteladas pela Federação Internacional de Orientação. Entre nós, nos finais da década de 80 do século passado, assistiu-se a alguns movimentos tendentes ao lançamento da Orientação de Precisão em Portugal mas que foram esbarrando em dificuldades tanto do foro logístico como na incapacidade em angariar praticantes. A Orientação de Precisão ganhou um novo impulso quando, em 14 de Março de 2009, o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos promoveu no Porto uma prova que contou com a presença de três utentes do Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada. Podemos dizer que foi o relançar da disciplina e o nascimento duma bela amizade entre a associação da Senhora da Hora e a instituição de Saúde do Porto. Desde então a Orientação de Precisão não tem parado de crescer e o corolário lógico desse crescimento é, não apenas a realização da primeira edição da Taça de Portugal de Orientação de Precisão, já este ano, mas sobretudo a organização em Palmela, em 2014, dos Campeonatos da Europa de Orientação de Precisão.

Saiba tudo em http://www.pom.pt/pt/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: