sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: FALTAM 22 DIAS!




O PORTUGAL O' MEETING

Em 2007, S. Pedro do Sul acolheu a 12ª edição do Portugal O’Meeting. A organização do evento foi confiada, pela segunda vez no seu historial, ao Clube de Orientação de Estarreja e estabeleceu-se um novo record de participantes, com o extraordinário número de 1562 atletas, dos quais mais de 1000 estrangeiros, em representação de 20 países. O POM 2007 fica para a história da Orientação como um dos eventos mais difíceis de levar a cabo até hoje em Portugal. A intempérie, feita de chuva, neve e frio, tomou conta dos quatro dias de prova e foi um teste aos limites de resistência física e psicológica da organização. Impossibilidade de abrir o Secretariado no dia anterior por falta de material, mapas e peitorais feitos em cima da hora, um apoio fundamental do Exército com um conjunto de tendas indispensável que falhou, uma avaria num Trail que implicou passar toda a noite a mudar o material logístico duma arena para outra com a ajuda duma única carrinha, montar todo o chasing start do último dia debaixo de neve… resumindo, quatro dias duma exigência indescritível, ao longo dos quais os organizadores não foram à cama um segundo. Destaque para a supremacia nórdica em terrenos montanhosos e tão do seu agrado e para a participação dos líderes do “ranking” da modalidade, Thierry Gueorgiou e Simone Niggli.


A REGIÃO

São Pedro do Sul é uma cidade portuguesa do Distrito de Viseu. Sede de um município com 348,68 km² de área e 16 851 habitantes, S. Pedro do Sul subdivide-se administrativamente em 19 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Castro Daire, a sueste por Viseu, a sul por Vouzela, a sul e oeste por Oliveira de Frades, a oeste por Vale de Cambra e a noroeste por Arouca. O concelho foi criado em 1836 pela divisão do antigo concelho de Lafões, do qual era uma das duas sedes, juntamente com Vouzela. Foi Senhor desta localidade nas terras do souto de Lourosa e da Quinta do Amaral, D. Afonso Ermigues do Amaral, nascido em 1245, como ficou provado nas inquirições do rei D. Afonso III. S. Pedro do Sul foi elevada a cidade em 12 de Junho de 2009. A cidade é particularmente conhecida pelas suas Termas - com dois balneários a funcionar todo o ano -, as mais frequentadas da Península Ibérica. A zona montanhosa do concelho proporciona ao visitante visões de deslumbrante beleza natural, para além do tipicismo de várias povoações milenares.
A simpatia das gentes, o encanto paisagístico, a qualidade hoteleira, a boa gastronomia e a fama das suas águas termais fazem da "Sintra da Beira" um local obrigatório de romagem turística e/ou curativa.


A FIGURA

Actual líder do ranking mundial, Thierry Gueorgiou é considerado pela generalidade dos orientistas como o melhor atleta de todos os tempos nesta modalidade. Aos dez títulos mundiais de Elite conquistados ao longo da sua carreira, junta Thierry Gueorgiou três títulos europeus e dois triunfos na Taça do Mundo (21 vitórias em etapas). Nascido em 30 de Março de 1979, Tero (nome pelo qual é conhecido) representa o clube francês NO St-Étiènne e o clube finlandês Kalevan Rasti, com o qual venceu a Estafeta Jukola por três vezes. Gueorgiou venceu ainda o Campeonato da Europa de Orientação de Precisão em 2006, colocando em apreço a sua enorme qualidade técnica. Presença assídua na grande prova portuguesa, apenas em 2007 Thierry Gueorgiou levou de vencida o Portugal O' Meeting, na edição levada a cabo em S. Pedro do Sul pelo Clube de Orientação de Estarreja. Restará apenas dizer que Thierry Gueorgiou é a grande figura de cartaz do Portugal O' Meeting 2012.


A TÍTULO DE CURIOSIDADE

A etapa pontuável para o ranking mundial (WRE) do Portugal O' Meeting 2007, levada a cabo no segundo dia do evento (18 de Fevereiro), representa um dos momentos mais altos da história da Orientação a nível mundial. Foi precisamente nessa prova que Thierry Gueorgiou alcançou a maior pontuação de sempre num evento WRE, com a extraordinária marca de 1516 pontos. Outro francês, Damien Renard, segundo classificado com 1473 pontos, ocupa actualmente o quarto lugar na lista das maiores pontuações de sempre, enquanto Daniel Hubmann (Suiça), o terceiro classificado em 2007 com 1462 pontos, é o 9º classificado desta lista. O nome de Thierry Gueorgiou volta a surgir entre os mais pontuados, graças aos 1488 pontos alcançados no Portugal O' Meeting 2011 e que lhe vale o segundo lugar na lista. Esta é uma das razões que fazem do Portugal O' Meeting um evento particularmente atrativo e uma verdadeira “meca” dos orientistas do mundo inteiro.

Saiba tudo em http://www.pom.pt/pt/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: