domingo, 29 de janeiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: FALTAM 20 DIAS!




O PORTUGAL O' MEETING

Sendo o Portugal O' Meeting o mais importante evento de carácter regular que tem lugar no nosso País, natural será que as atenções se virem para a sua promoção e divulgação. Neste particular capítulo, a organização da presente edição do Portugal O' Meeting tem vindo a desenvolver um trabalho exemplar, na sequência daquilo que tem sido o esforço de mediatização das anteriores edições, sobretudo a partir de 2007. O trabalho de divulgação do POM 2012 arrancou imediatamente após a anterior edição do evento, colocando-se desde logo um enorme esforço na sua promoção, duma forma personalizada, junto das grandes provas internacionais. Por cá, a criação do domínio pom.pt na Internet fez com que o lançamento do site se atrasasse substancialmente, mas as vantagens são enormes em termos de futuro. As organizações passam a contar com uma página criada de raíz e que irá aglutinar toda a informação de ora em diante, tornando mais fácil e prática a consulta de qualquer elemento relacionado com o evento. Outro aspecto fundamental para a divulgação da imagem do evento prende-se com a parceria levada a cabo com a Orievents e patrocinada pelas Tintas Sotinco. Os resultados não param de se fazer sentir, são cada vez em maior número os Órgãos de Comunicação Social com expressão nacional que dedicam algum do seu espaço ao evento e a informação mais recente dá conta que o Jornal A Bola será, pelo segundo ano consecutivo, “Jornal Oficial do POM”.


A REGIÃO

A cidade de Viseu tem uma televisão regional, a Dão TV, um espaço caracterizado pela ligação entre o audiovisual e o escrito. O site, com a sua página de notícias escritas, valoriza as chamadas “notícias de última hora”, acompanhando o ritmo alucinante da informação. A Dão TV é o primeiro site da região da Beira Alta que recorre ao suporte audiovisual para promover a divulgação de notícias regulares, opiniões e ideias num mundo cada vez mais globalizado, onde os modelos tradicionais de informação já não conseguem corresponder às necessidades existentes. Trabalhando para a consolidação de um jornalismo explicativo, a Dão TV tem como regra geral o rigor: é preciso cruzar sempre as informações e confirmá-las, ouvindo as várias partes envolvidas.


A FIGURA

Franclim Sá é uma das figuras de proa do Clube de Orientação de Estarreja e a sua contribuição no sector da Comunicação e Imagem tem sido particularmente importante na evolução da modalidade. A ele se deve o desenvolvimento e implementação do Ori-Live, um serviço/sistema informático distribuído e modular, abrangendo software e hardware, destinado ao rastreio e cobertura em tempo-real e ao vivo de acontecimentos desportivos, nomeadamente na área da Orientação. Desde a captura de tempos intermédios e finais até à sua disponibilização para comentário ou multimédia, passando pelo seu transporte e análise, o Ori-Live cobre todos as áreas do rastreio, cobertura e mediatização da competição. O objectivo deste sistema é servir as organizações de eventos de Orientação de um sistema de acompanhamento que permita fornecer ao público e atletas uma perspectiva em tempo real da competição e da performance dos corredores que se desenrola e disputa em cada momento. Permite também a apresentação de uma maior quantidade e de uma maior riqueza das informações relativas à competição e de uma maior aproximação com os atletas em prova. No limite, o Ori-Live representa uma mudança na forma de assistir a uma corrida de Orientação, oferecendo a possibilidade de acompanhar em tempo real os percursos dos atletas em prova. O Ori-Live marcará presença no Portugal O' Meeting 2012.


A TÍTULO DE CURIOSIDADE

A Bola faz hoje 67 anos. O jornal desportivo mais lido do País foi fundado a 29 de janeiro de 1945, em Lisboa, por Cândido de Oliveira, Ribeiro dos Reis e Vicente de Melo. A ideia nasceu à mesa de um café de Lisboa, numa altura em que a II Guerra Mundial estava perto do fim e renascia o interesse pelo desporto. O primeiro número, sob a direção de Álvaro Andrade, foi elaborado por um grupo de amigos do jornalismo desportivo e teve uma grande aceitação por parte do público, tendo esgotado a sua edição. De início, o jornal era editado às segundas e sextas-feiras, mas depois optou-se por trocar a sexta pela quinta-feira. Cerca de um ano após o lançamento, A Bola teve a edição suspensa durante pouco menos de um mês, entre 25 de março e 19 de abril de 1946, porque a Comissão de Censura não gostou da maneira como foi tratada uma seleção inglesa de futebol. Em julho de 1950, A Bola passou a ser um jornal trissemanário dado o interesse manifestado pelos leitores, especialmente a partir do momento em que a equipa de futebol do Benfica venceu a Taça Latina. O sábado foi o terceiro dia escolhido para a publicação do jornal. Esta fórmula manteve-se durante quase 39 anos até que, em março de 1989, se passou a publicar também ao domingo. Esta quarta edição semanal surgiu pela necessidade de dar mais destaque às modalidades de alta competição, uma vez que, por essa altura, houve várias conquistas internacionais de corredores portugueses a nível de atletismo. Entretanto, nesta altura, o jornal já era impresso em offset, tendo posto de parte o chumbo por imposição da administração do Diário Popular, quotidiano de Lisboa onde era composto e impresso. O ano de 1992 ficou marcado pela introdução da cor na primeira e última páginas. Mas a maior transformação deu-se em fevereiro de 1995, quando A Bola passou a ser um jornal diário, ao mesmo tempo que trocava o grande formato pelo tabloide, de modo a poder ser lido com mais comodidade. Em janeiro de 2000, as edições diárias de A Bola passaram a estar também disponíveis na Internet. A Bola é o jornal oficial do Portugal O' Meeting 2012.

Saiba tudo em http://www.pom.pt/pt/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: