terça-feira, 31 de Janeiro de 2012

PORTUGAL O' MEETING 2012: FALTAM 18 DIAS!




O PORTUGAL O’ MEETING

Ainda que a título de demonstração, a Actividade de Orientação Adaptada fará a sua estreia no Portugal O’ Meeting na tarde do próximo dia 19 de Fevereiro, paralelamente à prova de Orientação de Precisão. A Actividade de Orientação Adaptada pretende ser entendida como uma disciplina da Orientação, particularmente vocacionada para grupos específicos e onde se incluem a deficiência intelectual e as crianças em idade pré-escolar. Um mapa, um percurso, um espaço natural de liberdade e uma mão cheia de desafios, é esta a essência dum “jogo” que se desenrola ao longo dum número variável de pontos assinalados num mapa e materializados no terreno por balizas que devem ser visitadas de forma sequencial. Tal como na Orientação de Precisão, o itinerário desenrola-se ao longo de trilhos e caminhos e o vencedor não é aquele que completa o seu percurso de forma adequada e no mais curto espaço de tempo. A importância do factor tempo é relegada para um plano secundário, pedindo-se a cada participante que faça apenas a correlação entre aquilo que se encontra descrito no mapa e o que está depois materializado no terreno, sob a forma de sequência de cores. As respostas são assinaladas por meio de picotador em cartão fornecido a cada participante antes de iniciar a sua prova. No final, vence aquele que obtiver o maior número de respostas correctas.


A REGIÃO

Palco da prova de demonstração da Actividade de Orientação Adaptada, o Parque Aquilino Ribeiro é um dos pulmões da cidade de Viseu onde pululam, há séculos, grandes árvores e outras espécies vegetais, testemunhos do tempo em que aquele espaço pertenceu a uma quinta medieval e à cerca de um convento. O Parque Aquilino Ribeiro corresponde a uma parcela da antiga cerca do Convento de Santo António dos Capuchus, que fizera parte da medieval " Quinta de Mançorim". Em 1834 o convento de Santo António dos Capuchos deixa de estar instalado neste local, e logo o edifício e a cerca são requisitados para os mais diversos serviços e utilizações. Já no século passado, em 1955, o edifício é demolido para permitir a abertura da hoje Avenida 25 de Abril. Desde então, a cidade de Viseu passou a dispor de um espaço verde público de grande beleza designado até 1974 como Parque da Cidade. A designação actual - Parque Aquilino Ribeiro - é com certeza a homenagem merecida do povo da beira ao grande beirão Aquilino Ribeiro. Este parque é uma área citadina com razoável biodiversidade, com a vantagem de terem ali sido plantadas algumas árvores e arbustos autóctones. O destaque vai para alguns exemplares de carvalho alvarinho e pedamarro, mandados plantar em 1641 por Frei Gregório de Jesus, e para a adelfeira de loendro, um arbusto de flores muito vistosas e muito raro em Portugal, sendo Viseu a única cidade do país que tem esta planta cultivada como ornamental nas artérias citadinas, jardins e parques públicos.


A FIGURA

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de, tem como actividade principal a promoção do bem estar do cidadão com deficiência mental, multi-deficiência e jovens em risco. Os objectivos da sua intervenção pressupõem a educação, reabilitação, formação e integração sócio profissional. Foi fundada em Viseu no dia 01 de Dezembro de 1976. Com âmbito regional de intervenção, esta Instituição dá resposta a todo o Distrito de Viseu e nesse sentido tem vindo a reforçar-se em meios técnicos, humanos e materiais, dispondo hoje de um conjunto de infra-estruturas e equipamentos, que permitem melhorar a qualidade da sua intervenção e assim melhorar as respostas às inúmeras solicitações da comunidade, prestando um serviço de elevada qualidade nas áreas em que se encontra vocacionada. Presentemente, esta Instituição dá atendimento a cerca de 200 pessoas. A sua ligação ao Portugal O’ Meeting 2012 dá-se pela vertente de Actividade de Orientação Adaptada, à qual a APPACDM – Viseu empresta a sua colaboração.


A TÍTULO DE CURIOSIDADE

A primeira prova de Actividade de Orientação Adaptada levada a cabo no nosso país teve lugar no Parque da Cidade do Porto, no dia 14 de Outubro de 2011. A iniciativa pertenceu ao Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e contou desde logo com o apoio da ANDDI – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual. Depois disso, foi possível assistir a outras provas de demonstração levadas a cabo na Marinha Grande, Vila do Conde, Vieira do Minho e Matosinhos, envolvendo até ao momento um total aproximado de quatrocentos participantes, em representação de uma dezena de instituições ligadas à problemática da Deficiência Intelectual. A Actividade de Orientação Adaptada chega agora a Viseu, fazendo a sua estreia na mais emblemática prova portuguesa.

Saiba tudo em http://www.pom.pt/pt/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: