terça-feira, 17 de Janeiro de 2012

OS VERDES ANOS: TIAGO BALTAZAR




Olá

Eu sou o Tiago Baltazar, tenho 16 anos e estou no 11º Ano da Escola Secundária de Sampaio, em Sesimbra.

A Orientação na minha vida apareceu quando eu nasci, pois os meus pais já praticavam Orientação.

Desde pequeno fui aprendendo aos poucos o que era a Orientação, ler os mapas, orientar um mapa e usar uma bússola. Sempre que os meus pais tinham uma prova muitas das vezes lá ia eu com eles, ficava nos baby sittings a brincar enquanto eles faziam a prova. Se calhar devido a lidar tanto com o “mundo” da Orientação criei uma ligação a este desporto.

Por volta dos meus seis ou sete anos, os meus pais começaram a ir fazer comigo os meus primeiros percursos. Quando já me sentia mais à vontade para fazer percursos sozinho os meus pais decidiram meter-me no escalão de Infantis onde ia fazendo algumas provas.

Quando em 2009 fui convocado para participar no Campeonato do Mundo do Desporto Escolar comecei a treinar mais e despertei um gosto ainda maior pela modalidade. Desde esse ano comecei a treinar mais a sério, o que permitiu que eu viesse integrar o grupo de seleção nacional, onde tenho aprendido e evoluído muito. Devido a isso já participei em dois EYOC’s, um em Espanha e outro na Republica Checa.

Eu ambiciono no futuro vir a ser um grande atleta na Orientação.

Grande parte do que aprendi na Orientação posso dizer que é devido aos meus treinadores, que são os meus pais e todos os treinadores do grupo de seleção, e agradeço-lhes muito por isso.


Tiago Baltazar
Grupo Desportivo União da Azoia
Fed 3581

[Foto gentilmente cedida por Ricardo Chumbinho]

1 comentário:

Dinis Costa disse...

Olá, jovem praticante de orientação,
Um jovem é sempre potencial a anunciar, por isso, segue a tua vocação e concretiza teus sonhos, porque viver é concretização de sonhos tidos.
Parabéns e Felicidades