terça-feira, 31 de Janeiro de 2012

OS VERDES ANOS: LÍGIA MACHADO




Olá,

Sou a Lígia Machado, tenho 16 anos, vivo no Entroncamento e frequento o 11º Ano de Ciências Sócio-Económicas na Escola Secundária c/ 3º Ciclo do Entroncamento.

Tive conhecimento da Orientação através do meu pai (Manuel Machado), pois ele já praticava este desporto e incentivou-me a experimentar. A minha primeira prova foi em 2003, na ilha da Madeira, pois vivia lá, onde eu e mais uma amiga ficámos em 1º lugar. Fiquei tão contente, pois foi a minha primeira medalha!

Em 2007, quando entrei para o 7º Ano, decidi entrar para a Orientação no Desporto Escolar, onde comecei por fazer várias provas a nível local e regional. Com a ajuda dos meus professores de Orientação, Leonor Luz e Carlos Rabaça, consegui obter bons resultados. Decidi federar-me em 2008, no meu atual clube, o CLAC, que é uma segunda família para mim, pois encontrei ali grandes amigos com o mesmo gosto que eu pela Orientação. Obtive alguns pódios individualmente e alguns em equipa (no Desporto Escolar), onde conseguimos sempre ir ao pódio nos Regionais, exceto o ano passado pois não conseguimos formar equipa por falta de elementos.

Para mim a Orientação é um desporto muito diferente de todos os outros, pela positiva, claro. Na Orientação nunca se sabe o que nos espera, uma prova é sempre um novo desafio. Através dela conhecemos melhor o nosso país, juntando o útil ao agradável, praticando desporto e conhecendo novos locais. Nas provas fiz grandes amizades, o que torna este desporto ainda mais divertido!

Tento compatibilizar ao máximo a Orientação com os estudos, o que por vezes é difícil, mas quase nunca abdico de ir a uma prova para estudar, tenho de saber gerir o meu tempo e conciliar as duas coisas.

Na Orientação tenho como objetivos evoluir mais a minha técnica e a minha condição física. Quanto à minha vida profissional, apesar de me encontrar no 11º Ano, ainda não decidi bem ao certo o que quero seguir no Ensino Superior, mas estou mais inclinada para o curso de Economia ou de Ciências da Comunicação.

Gostava de agradecer ao meu pai, por ter sido ele quem me levou a conhecer este desporto e por me incentivar a continuar e a nunca desistir. Claro que se não fosse também o apoio dos professores Leonor Luz e Carlos Rabaça, e de todos os elementos do CLAC, nada seria possível.

Deixo aqui o convite a todas as pessoas que ainda não experimentaram este desporto, que o façam, pois vão ficar com vontade de fazer cada vez mais. Além disso, é um desporto para toda a família, para todas as idades, e em contacto com a Natureza! Existe algo mais perfeito?


Lígia Machado
CLAC – Clube de Lazer, Aventura e Competição
Fed 4694

[Foto gentilmente cedida por Luís Sérgio]

6 comentários:

Manuel Machado disse...

Orientação, o desporto para toda a Família. Parabéns filha tenho muito orgulho em ti.

Anónimo disse...

És linda !!! a melhor !!!

Anónimo disse...

Não há atleta melhor, CONTINUA, NINGUÉM TE PARA LÍGIA !

Anónimo disse...

nunca conheci ninguém como tu, és mesmo linda :O !!!

J P Martins disse...

"Existe algo mais perfeito?"
Não Ligia não existe é o melhor desporto do mundo!!!

Anónimo disse...

É um belo desporto, que condiz contigo. És linda!