quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A ORIENTAÇÃO NA INTERNET: SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA ORIENTAÇÃO EM PORTUGAL




A Internet entrou nas nossas vidas e tornou-se elemento indispensável do quotidiano da esmagadora maioria das pessoas. O verdadeiro “boom” a que assistimos conduz diretamente às vantagens que esta ferramenta oferece, traduzindo-se sobretudo numa enorme facilidade de articulação e inerente poupança de tempo. Mas, como em tudo na vida, estas coisas não surgiram do nada e há todo um caminho feito a pulso, à custa de muito esforço, coragem e ambição.


Janela aberta sobre o nosso “pequeno-grande” mundo da Orientação, o World of O soprou na passada terça-feira 17 velas [a notícia pode ser lida AQUI]. São 17 anos ao serviço da modalidade, 17 anos de voluntarismo e de empenho, que acabam por se consubstanciar naquela que é a mais importante plataforma conhecida da Orientação. Mas o que são 17 anos? Bom, se nos lembrarmos que a Internet tem 20 anos de idade, o Google tem 14 e o Facebook tem 7, então 17 anos são quase uma eternidade. Uma bela e longa eternidade!

Vem isto a propósito dos primórdios da Internet em Portugal ao nível da nossa modalidade. É verdade que o World of O surge em 24 de Janeiro de 1995. Mas não é menos verdade que, por essa altura, já António Amador e José Carlos Ramalho mantinham na Internet páginas pessoais, verdadeiras referências da Orientação de então e onde era possível encontrar informação acerca das provas, informação básica da modalidade, os “rankings” (que na altura eram feitos e actualizados por António Amador) e quadros de resultados, entre outros.

À medida que se foi avançando no tempo, há todo um processo em cadeia que nos leva àquilo que somos hoje. O que atrás foi referido, é apenas o início e constitui, seguramente, uma das páginas mais importantes deste particular capítulo da Orientação em Portugal. Para o ilustrar, o Orientovar dá a ver uma sequência de slides onde é salientada a importância da Internet na Orientação. Mas estes não são slides quaisquer. No seu conjunto, constituiram a apresentação em powerpoint intitulada “Orientação na internet...”, levada a cabo por António Amador e Luís Ferreira no II Congresso Nacional de Orientação, que teve lugar em Estarreja, de 01 a 03 de Dezembro de 1995.



















[Slides gentilmente cedidos por António Amador]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: