domingo, 8 de janeiro de 2012

II CIRCUITO DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO "TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS": ANA PAULA MARQUES ESTREIA-SE A VENCER




Ana Paula Marques fez o “pleno” e levou de vencida a 3ª etapa do II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”. Foi em Matosinhos, em mais uma grande festa do Desporto Adaptado.


O Parque Basílio Teles e toda a zona envolvente da Câmara Municipal de Matosinhos foram o palco da 3ª Etapa do II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”. Numa tarde fantástica para a prática de actividades desportivas de ar livre, foram nove os atletas que disputaram a prova na Classe Adaptada, aos quais se juntaram três estreantes e que, devidamente acompanhados por monitores, participaram na Classe Aberta.

A prova contou com organização do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, tendo em Joaquim da Costa o seu Diretor Técnico. Desenhado sobre uma mapa de Armando Rodrigues (Maio 2005), o percurso, com traçado de Fernando Costa, teve uma distância de 600 metros, 10 pontos de controlo (3 dos quais cronometrados) e um tempo limite de execução de 48 minutos.


Actividade de Orientação Adaptada contou com uma centena de participantes

Tendo-se estreado na Orientação de Precisão em Dezembro de 2010, na etapa inaugural do I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” levada a cabo na Escola Secundária de Baião, Ana Paula Marques chega pela primeira vez na sua ainda curta carreira à vitória numa prova. A atleta do Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada concluiu o percurso sem falhas e dentro dos tempos estipulados, arrecadando por isso uma justa e merecida vitória. Diana Coelho (Escola Secundária Baião / Hospital da Prelada) quedou-se pela segunda posição com menos um ponto, fruto duma desatenção imperdoável no ponto 7, caindo numa “ratoeira” onde foram muito poucos aqueles que se deixaram apanhar. Filipe Leite (Hospital da Prelada) não conseguiu repetir a vitória da etapa anterior, em Vila do Conde, concluindo na terceira posição com 8 pontos. Contas feitas no final desta terceira etapa, Diana Coelho comanda o 'ranking' do Circuito com um total de 25 pontos, seguida de Ana Paula Marques com 20 pontos e de Filipe Leite com 17 pontos.

Refira-se que esta etapa do II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” se inseriu nesse evento maior que é o Grande Prémio dos Reis, conjunto de provas de Atletismo para a Deficiência Intelectual e que vai já na sua 19ª edição. Organizado pela ANDDI Portugal – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, em colaboração com o Centro Dr. Leonardo Coimbra da Delegação da APPACDM de Matosinhos, o XIX Grande Prémio dos Reis contou com a participação aproximada de cem atletas, em representação do Clube Gaia, APPACDM Matosinhos, CERCIMARCO e CERCIVAR. Paralelamente, numa parceria entre o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e a ANDDI Portugal, com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação, teve lugar mais uma prova do Circuito de Actividade de Orientação Adaptada, a qual contou com a participação dos atletas que tomaram parte no XIX Grande Prémio dos Reis em Atletismo, bem como dos respectivos monitores.


Vem aí a Taça de Portugal de Orientação de Precisão

O II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” prossegue agora no Jardim do Covêlo (Porto), no dia 03 de Março de 2012, com a realização da 4ª etapa. Mas antes disso, a Orientação de Precisão viverá um momento particularmente significativo quando, na tarde do dia 19 de Fevereiro (Domingo Gordo), tiver lugar em Viseu a etapa inaugural da 1ª Taça de Portugal de Orientação de Precisão, numa organização do Clube de Orientação de Estarreja. Tudo para conferir em http://www.gd4caminhos.com/eventos/circuito/






Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: