quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

FEDERAÇÃO DIVULGA PROJETOS PARA AS SELEÇÕES NACIONAIS DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE




Após a aprovação do Plano de Atividades e Orçamento 2012, a Federação Portuguesa de Orientação acaba de divulgar os Projectos das Seleções Jovem e Sénior de Orientação Pedestre para o ano em curso. Fortemente marcados pelo panorama de constrição financeira geral, os projectos a desenvolver procuram responder da melhor forma às aspirações de todos e ambicionam traduzir-se na obtenção de resultados no plano internacional.


No passado dia 30 de Dezembro, a Direção Técnica Nacional da Federação Portuguesa de Orientação tornou público os Projetos das Seleções Nacionais Jovem e Sénior de Orientação Pedestre. No tocante às Seleções Nacionais Jovens, em causa está todo um plano de preparação com vista à representação da Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Jovens EYOC 2012 (França) e no Campeonato do Mundo de Juniores JWOC 2012 (Eslováquia).

Uma análise cuidada do documento permite perceber que a principal aposta centra-se no evento de França (que terá lugar em Bugeat, de 28 de Junho a 1 de Julho), com a realização de 6 estágios em solo português, um estágio em França por alturas da Páscoa e ainda provas de adaptação aos terrenos, igualmente em França, nas vésperas do evento. O número de atletas que representarão Portugal no EYOC 2012 será de 8, havendo ainda a possibilidade de poderem integrar a comitiva mais alguns atletas (a divulgar na convocatória a 04 de Maio), embora a expensas próprias. Quanto aos atletas que representarão Portugal no JWOC 2012, o seu número baixa drásticamente para 3, havendo também aqui a possibilidade de mais alguns poderem rumar à Eslováquia, ainda que a expensas próprias.


ADFA e GD4C, os maiores municiadores

A seleção dos atletas será feita por escolha directa da Comissão Técnica de Orientação Pedestre, composta pelos técnicos Bruno Nazário, Norman Jones e Hélder Ferreira. Não existindo provas específicas de seleção para o EYOC e o JWOC, serão tidos em conta diversos critérios, entre os quais a observação dos atletas ao longo dos estágios e em provas da Taça de Portugal, com especial relevância para aquelas que terão lugar em Viseu (18 a 21 de Fevereiro), Córdoba (24 e 25 de Março) e Terras do Bouro (28 de Abril a 01 de Maio).

No tocante ao primeiro estágio do Grupo de Seleção Jovem 2012, que terá lugar na Marinha Grande nos próximos dias 21 e 22 de Janeiro, estão convocados 30 atletas distribuídos equitativamente pelos escalões H16, D16, H18, D18, H20 e D20. São onze os clubes que fornecem atletas ao Grupo de selecção, com destaque para ADFA e GD4C que, com seis atletas cada, são os seus principais municiadores. Seguem-se o CPOC com cinco atletas e o GafanhOri com quatro. O Clube de Orientação do Minho (.COM) e o COC têm dois atletas seus no Grupo de Seleção, enquanto o CLAC, Ginásio CF, GDU Azoia, CN Alvito e Ori-Estarreja fornecem um atleta cada.

D16
Beatriz Moreira CPOC
Daniela Pires ADFA
Inês Alves GD4C
Joana Fernandes .COM
Maria Firmino CPOC
H16
António Ferreira COC
Bernardo Pereira ADFA
Daniel Catarino CLAC
Diogo Barradas CPOC
João Novo .COM
D18
Ana Anjos GafanhOri
Carolina Delgado GD4C
Catarina Dias GD4C
Inês Domingues COC
Vera Alvarez CPOC
H18
Filipe Augusto ADFA
Luís Silva ADFA
Miguel Ferreira ADFA
Samuel Leal GCF
Tiago Baltazar GDU Azoia
D20
Inês Pinto GafanhOri
Joana Costa GD4C
Mariana Moreira CPOC
Rita Rodrigues GafanhOri
Susana Alves GD4C
H20
Fábio Silva ADFA
Hélder Marcolino GD4C
João Figueiredo CN Alvito
Pedro Silva GafanhOri
Rafael Miguel Ori-Estarreja


Selecções Nacionais Seniores

Quanto ao Projecto para as Seleções Nacionais Seniores de Orientação Pedestre, leva em conta o facto do escalão sénior constituir o pico da pirâmide e ser nele que o nível de experiência dos atletas se revela essencial para a a obtenção de resultados relevantes. Desta forma, o projeto está desenhado de acordo com um plano plurianual 2012-2016, que terá no Campeonato da Europa EOC 2014, a disputar no nosso País, um dos seus principais enfoques. O plano de preparação tem como meta a curto prazo a presença da seleção nos Mundiais de Lausanne (Suiça) WOC 2012, com três estágios em solo português, um nos Campeonatos de Espanha (período da Páscoa) e um na Suiça, durante a Taça do Mundo, cerca de duas semanas antes dos Mundiais.

De acordo com os princípios do documento, a seleção possui atá à data apenas dois atletas com critérios para integrar a equipa A. São eles Miguel Reis e Silva (CPOC) e Diogo Miguel (Ori-Estarreja), ambos graças às excelentes prestações nos Mundiais de França WOC 2011 e que lhes valeram a presença na final A da prova de Sprint. Quanto à equipa de Desenvolvimento – ter uma pontuação acima dos 950 pontos numa prova WRE nos últimops 12 meses é um dos critérios -, ela é composta, até ao momento, pelos seguintes atletas: João Mega Figueiredo (CN Alvito), manuel Horta (GafanhOri), Paulo Franco (COC), Tiago Aires (GafanhOri) e Tiago Leal (GafanhOri).



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: