sexta-feira, 27 de Janeiro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Armando Rodrigues finalizou a primeira parte do Trabalho de Campo com vista à produção do mapa do Parque da Prelada, local onde irá decorrer o II Open de Orientação de Precisão daquela instituição de saúde. Para o cartógrafo, “foi um trabalho simples, já que o mapa tem uma boa rede de caminhos e um enorme conjunto de elementos característicos de fácil representação.” Classificando o mapa de “excelente”, Armando Rodrigues alerta, contudo, para os desafios que se irão colocar ao traçador de percursos ao encontro de soluções inteligentes. Este novo mapa constitui um prolongamento do mapa “Hospital da Prelada”, ao qual está ligado através duma passagem sob a Via de Cintura Interna da cidade do Porto. O conceituado cartógrafo faz questão de salientar ainda a enorme beleza dum espaço que constituiu outrora parte dos jardins da Casa da Prelada, considerados uma das obras maiores de Nicolau Nasoni em termos de arquitetura paisagística, destacando em particular o castelo e o espelho de água circundante. Este é mais um passo importante dum evento que integra a Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2012 e será a etapa derradeira do II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”.


2. José Carlos Rodrigues Pires, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Orientação, acaba de convocar, “nos termos dos Artigos 30º. e 38º. dos Estatutos”, a Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Orientação – FPO, para reunir em sessão eleitoral, no dia 28 de Abril de 2012, pelas 17h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Terras do Bouro, em Terras do Bouro. Da Ordem de Trabalhos consta, como ponto único, a “eleição para os órgãos da FPO”. Relativamente ao processo eleitoral, as listas devem dar entrada nos serviços da FPO até às 18h00 do dia 19/04/2012, acompanhadas da declaração de aceitação dos candidatos; a lista para o órgão colegial de administração da FPO é constituída pelo Presidente da FPO e restantes membros da Direção; a eleição para o Conselho Fiscal, o Conselho de Arbitragem, o Conselho Jurisdicional e o Conselho de Disciplina é feita pelo princípio de representação proporcional (Hondt). O Orientovar chama a atenção para mais um momento elevado da vida da Federação Portuguesa de Orientação, lançando um apelo e um incentivo à participação de todos neste processo.


3. O Portugal O' Meeting 2012 prepara-se para ser um evento inesquecível a vários títulos, nomeadamente no que à área do Desporto Adaptado diz respeito. O evento irá acolher, já o sabemos, a primeira etapa da edição inaugural da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2012, uma prova que terá lugar na tarde do dia 19 de Fevereiro e que regista já a extraordinária conta de 132 inscritos. Sabe-se agora que a Organização do evento decidiu aceitar também a inclusão duma prova de demonstração de Actividade de Orientação Adaptada, que contará com a participação dum significativo número de utentes de instituições do distrito ligadas à problemática da Deficiência Intelectual. A Actividade de Orientação Adaptada será levada a cabo sob a orientação técnica da Orievents e com o apoio logístico dos dois clubes organizadores - Clube de Orientação de Estarreja e Clube de Orientação de Viseu - Natura - da ANDDI - Associação Nacional do Desporto para a Deficiência Intelectual e da APPACDM - Viseu, decorrendo em paralelo com a prova de Orientação de Precisão.


4. A IOF - Federação Internacional de Orientação acaba de anunciar o seu recuo na decisão de alterar o programa dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre. O anúncio foi feito no decurso do encontro que reuniu as várias Comissões da IOF e que teve lugar no passado fim-de-semana em Vantaa, Finlândia. Na base desta tomada de posição estão as declarações assumidas por 19 Federações nacionais e que não reúnem o necessário consenso face à importância, significado e implicações das medidas a tomar. O Conselho da IOF concluiu que, embora haja consenso no que concerne à necessidade de desenvolvimento da modalidade, os pontos de vista das várias Federações sobre a forma como as medidas deverão ser implementadas são muito diversos. Assim, o Conselho não proporá as alterações inicialmente previstas no programa “WOC in the Future” à Assembleia-Geral que decorrerá em Lausanne, em Julho deste ano. “Há uma significativa diferença de opiniões entre as nossas maiores e mais pequenas Federações. Neste momento é mais importante manter unida a família da Orientação do que aplicar as alterações sugeridas na Assembleia-Geral de Trondheim, em 2010”, salientou o Presidente da IOF, Åke Jacobson. As mais recentes reacções das 19 Federações nacionais ao documento “WOC in the Future” podem ser consultadas em http://orienteering.org/wp-content/uploads/2012/01/WIF-replies-January-20121.pdf.



5. Do Clube de Orientação do Minho recebemos esta bela imagem, ilustrando a festa da Orientação que se instalou no ISAVE – Póvoa de Lanhoso, no passado sábado. Integrado na iniciativa “Braga 2012: Capital Europeia da Juventude”, o evento constituiu a primeira etapa do V Torneio .ComMapa, foi igualmente a primeira etapa pontuável para o ranking regional norte do Desporto Escolar e contou com a extraordinária presença de 507 participantes.


6. O Orientovar acaba de firmar parcerias para a área da Comunicação do XIII Meeting de Orientação do Centro – WRE 2012, V Ori-BTT Rota da Bairrada / VIII Campeonato Ibérico de Orientação em BTT e XX Troféu de Orientação do CPOC. Esta é a resposta ao convite endereçado pelas respectivas organizações, em mais um gesto que representa o reconhecimento dum trabalho digno e sério. Recorde-se que estas parcerias vêm juntar-se às celebradas com dois grandes eventos da temporada, levados a cabo pelo Clube de Orientação de Estarreja / Clube de Orientação de Viseu – Natura e Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, o Portugal O' Meeting e o Norte Alentejano O' Meeting / Campeonato Nacional de Sprint e de Distância Média.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

2 comentários:

Presidente disse...

Vivam,
O acto eleitoral deve merecer a todos o melhor empenho na formulação de soluções em especial na área da gestão (presidente e direcção).
Como sabemos as apresentações às eleições são por órgão o que facilita muito a apresentação de concorrentes a cada órgão.
Em especial, exorto à constituição de projectos de gestão pois afinal são apenas 7 elementos o que simplifica bastante a apresentação de projectos de desenvolvimento.
Aproveito a oportunidade para publicamente convidar todos os titulares dos órgãos sociais da FPO (excepto do órgão de gestão), a que se recandidatem.
Abraço

Presidente disse...

Vivam,
Parafraseando um vagalume (da espécie sanguessuga sem vergonha)"organizem-se" e tragam novas ideias (não é preciso derrubar ninguém porque "estes" não precisam de esquemas, artimanhas, comissões, omissões, etc para governarem a vida).
Abraço