sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. A Orientação volta a ser tema na imprensa. Desta feita é a Revista da Santa Casa da Misericórdia do Porto que, no seu número 49, de Dezembro de 2011 (ver AQUI), abre espaço à Orientação de Precisão. Intitulado “II Open Orientação de Precisão Hospital da Prelada em Maio de 2012”, o artigo ocupa as páginas 16 e 17 da Revista e destaca aquele que será o grande acontecimento da Orientação de Precisão em 2012, na cidade do Porto. Recorde-se que o II Open de Orientação de Precisão do Hospital da Prelada é uma organização do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada, com Direção Técnica do Gupo Desportivo dos Quatro Caminhos e o apoio da Federação Portuguesa de Orientação. Pontuável para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2012 e etapa derradeira do II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”, o evento terá lugar no dia 05 de Maio e decorrerá no mapa nunca dantes navegado do Parque da Prelada, no mesmo local onde esteve instalado, até há bem pouco tempo, o Parque de Campismo.


2. Ao “reativar” o Forum FPO, Luís Ramada Pereira vê o seu nome ser inscrito inadvertidamente no historial daquela que deveria ser a grande tribuna da Orientação portuguesa. O episódio remonta ao passado domingo, dia 15 de Janeiro, pelas 19h06, altura em que o “Junior Member Racingkoala” pôs fim a um jejum de 36 dias de mensagens no Fórum (o anterior post, da autoria de Rafael da Silva Miguel, datava de 10 de Dezembro de 2011) e quebrou o suspense. Este novo “record” de inatividade apaga o anterior máximo de 34 dias, estabelecido entre os dias 01 de Dezembro de 2010 e 04 de Janeiro de 2011.


3. A Associação Internacional dos Jogos Mundiais (IWGA) atribuiu à cidade de Wroclaw, Polónia, a organização da 10ª edição dos Jogos Mundiais. A decisão foi anunciada no passado dia 12 de Janeiro, no Museu Olímpico de Lausanne, em cerimónia na qual Ron Froehlich, Presidente da IWGA, classificou como excelente a escolha de Wroclaw. E salientou: “Sentimo-nos felizes pela oportunidade de apresentarmos os nossos desportos em Wroclaw, no Verão de 2017, e estamos certos que os atletas encontrarão ali condições óptimas. Todas as candidaturas que recebemos eram de altíssimo nível e não foi fácil chegar a uma decisão.” Os Jogos Mundiais reúnem, a cada quatro anos, 4.000 a 5.000 atletas provenientes de 90 países. A Orientação integra desde 2001 o quadro de modalidades que compõem os Jogos Mundiais. A próxima edição do certame terá lugar em Cali, Colômbia, em 2013 e as provas de Orientação repartir-se-ão por Sprint, Distância Média, Distância Longa e Estafeta Mista. Pode ler o Press Release em http://www.theworldgames.org/news/news-of-the-world-games/1168-the-world-games-2017-wroclaw


4. A Televisão Suiça produzirá as quatro finais dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre, que decorrerão no próximo mês de Julho em Lausanne. O contrato firmado entre a Organização do WOC 2012 e a SRG SSR compreende a produção em direto da final de Sprint (14 de Julho) e de Estafeta (21 de Julho), bem como a produção de excertos das finais de Distância Média e de Distância Longa. Numa altura em que muito se discute o futuro do programa dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre com vista a tornar mais mediática a modalidade, o desafio que se coloca à produção televisiva suiça é o de saber tirar partido das novidades técnicas para a difusão de provas de Orientação. Colocar-se na linha da frente dum mercado que, embora pequeno, poderá envolver quantias consideráveis, eis um objectivo maior dos produtores, com vantagens óbvias para todos. A notícia poderá ser lida em http://woc2012.ch/en/news/45-swiss-national-tv-will-produce-woc-finals.html.


5. A FFCO – Federação Francesa de Orientação acaba de anunciar a sua intenção de voto no tocante à proposta “WOC in the Future”, conjunto de alterações ao programa dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre que a IOF - Federação Internacional de Orientação levará a votação na sua Assembleia Geral de Julho, em Lausanne. No artigo – que pode ser lido em http://www.ffcorientation.fr/actus/2012/01/12/reforme-des-woc-la-france-vote-non/ - a FFCO, “de acordo com as opiniões dos atletas de Alta Competição e dos seus treinadores, pronuncia-se contra a reforma proposta pela IOF”. Um ponto importante justifica esta posição: a prova de Distância Média será desvirtuada se for implementada sob a forma de “perseguição” ou “chasing start”, perdendo a sua característica principal: a tecnicidade. É este o motivo que levará o representante francês junto da IOF, Vincent Frey, a pronunciar o seu voto contra. E nós por cá?


6. No lançamento do seu mais recente projeto, Fernando Costa afirmou que “a área de actuação privilegiada do Orievents poderá vir a ser a da comunicação e sponsorização de eventos”. Fruto dessa sua determinação, eis que acaba de ser estabelececida uma parceria entre o Orievents e a Sotinco no sentido de potenciar, na área da Comunicação, essa imagem de marca única que é o Portugal O' Meeting. Fernando Costa e o Orievents apontam o caminho: o Patrocinador tem na difusão da sua imagem num evento de grande prestígio o natural retorno, a organização do POM retira vantagens a custo zero duma amplificação do evento por um maior número de Órgãos de Comunicação Social e, finalmente, a modalidade alcança maior visibilidade e notoriedade, em Portugal e no Mundo. Porque o Orientovar se reconhece nesta nova filosofia para a Comunicação e sabe que o futuro, mais próximo ou mais distante, passará por aqui, vem de viva voz saudar o projeto, associando-se a ele por inteiro.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: