quarta-feira, 11 de Janeiro de 2012

"DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA..."




1. S. Pedro da Gafanhoeira, no concelho de Arraiolos, foi palco duma estreia absoluta. Tratou-se da primeira etapa do recém-criado Circuito Nacional de Estafetas 2012, disputada na manhã do passado sábado e que contou com a participação de 48 equipas, distribuídas por seis escalões de competição e um escalão aberto. A equipa da casa, o Clube de Orientação da Gafanhoeira – Arraiolos, levou de vencida o escalão Séniores Masculino (Tiago Gingão Leal, Grigas Piteira e Manuel Horta), após acesa luta com as turmas do CPOC e da ADFA. Em Seniores Femininos, o COC deu uma excelente réplica à Finlândia (Annabella Tolonen, Sanna Minkkinen e Miia Niitynen), quedando-se na segunda posição a pouco mais de dois minutos das vencedoras. O período da tarde foi dedicado à primeira etapa do V Troféu Ori-Alentejo, uma prova de Distância Média que teve em Tiago Romão (ADFA) e Miia Niitynen (Finlândia) os grandes vencedores do escalão Difícil. Tudo para conferir em http://organizacoesgafanhori.weebly.com/, onde poderá encontrar igualmente algumas fotos do evento, entre as quais se encontra a que ilustra este “Duas ou Três Coisas...”.


2. Dando seguimento aos objectivos traçados para a formação de técnicos de Orientação, a Federação Portuguesa de Orientação, através do seu Departamento de Cartografia, promove nos dias 4 e 5 de Fevereiro de 2012, no Centro de Estágio da Marinha Grande, um Curso de Novas Tecnologias Aplicadas à Cartografia de Orientação. O Curso será ministrado pelos formadores Alexandre Reis, Armando Rodrigues, Tiago Aires e Valdemar Sendim, terá uma carga horária de 16 horas e incidirá sobre as seguintes matérias: “Mapa Base”, “Trabalho de Campo” e “Desenho” (programa de Desenho OCAD em geral e OCAD 10 em particular). São requisitos de admissão ao Curso a filiação na FPO devidamente regularizada e possuir pelo menos o nível 1 de Cartografia de Orientação da FPO. As inscrições decorrem até ao dia 27 de Janeiro e o Curso tem um máximo de 16 vagas. Caso o número de interessados seja superior, será atribuída prioridade aos cartógrafos de nível superior. Consulte AQUI o Ofício na íntegra, bem como a respectiva Ficha de Inscrição Individual.


3. No próximo dia 03 de março de 2012, os concelho de Almada e do Seixal recebem a primeira prova da Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2012. Numa organização do Clube de Praças da Armada, o Raid Aventura “Por Terras D'Armada” consistirá numa prova com a duração de doze horas, com diversos meios de progressão, alternando entre etapas de Orientação Pedestre, Orientação em BTT e BTT em linha. Na página do evento - http://raidaventuracpa.webnode.pt/ - é possível encontrar as mais variadas informações, bem como um fórum onde poderá colocar eventuais dúvidas que possam surgir acerca da prova. Aceite o desafio: Organize a sua equipa de Elite, Aventura ou Promoção e deixe-se surpreender. O Clube de Praças da Armada aguarda por si para um Sábado cheio de aventuras!


4. Criado com o objectivo principal de desenvolver a prática das Corridas de Aventura no território nacional - entendidas como actividade desportiva que promove o trabalho em equipa e a consciência ambiental no respeito absoluto pelo meio ambiente, pelos valores humanos e pela propriedade -, o Circuito “Uma Aventura Em...” prepara-se para entrar na sua sexta temporada consecutiva. O conjunto de quatro provas que constitui a edição 2012 abrirá já no próximo dia 21 de Janeiro em Oliveira de Azeméis, com duas etapas que desenrolarão ao longo da manhã, entre as 9h00 e as 12h30. “Uma Aventura em Azeméis” conta com o apoio da GEDAZ e distribui-se pelos escalões de Aventura (Orientação Pedestre + Orientação em BTT), Promoção ( Orientação Pedestre ou Orientação em BTT) e Formação ( Orientação Pedestre ou Orientação em BTT). As inscrições deverão ser enviadas para raids.aventura@gmail.com e a taxa de inscrição é de € 2,50 por elemento. Mais informações em http://www.umaaventuraem.com/tab.php?tab=a2012.


5. Um espaço que renasce, um espaço que se fecha. Após ter abandonado temporariamente o seu blogue, Vera Alvarez regressou “às escritas” quase um ano e meio depois e, nas últimas três semanas, produziu uma fatia significativa de conteúdos no total de mensagens do seu espaço estreado em 11 de Janeiro de 2009. Num blogue renovado e visualmente apelativo, aquela que é uma das maiores esperanças da Orientação feminina em Portugal expõe o percurso pessoal na Orientação, ao mesmo tempo que partilha as suas reflexões sobre a modalidade. Vale a pena passar de vez em quando em http://veraalvarez.blogspot.com/ e deixar um comentário. Em contrapartida, o blogue do Nuno Pires - http://ori-cptelecom-aveiro.nunopires.name/ - anuncia o seu fim. Numa mensagem intitulada “O Último Post deste Blog”, o popular atleta enuncia as razões que o levam a tomar a difícil decisão, deixando contudo em aberto a possibilidade de regressar com um blogue “de carácter pessoal”. Cá estaremos para o receber de braços abertos!


6. O XIII Meeting de Orientação do Centro, evento pontuável para o ranking mundial e que o Clube de Orientação do Centro levará a cabo no último fim-de-semana de Fevereiro, no concelho da Marinha Grande, aproxima-se a passos largos. Para aguçar o apetite, a máquina de comunicação do Clube acaba de divulgar o vídeo de apresentação do evento, da autoria de Leonel Vieito, e que pode ser visto em http://www.coc.pt/eventos/25fev2012/pt/index.php?page=photos, ou clicando na imagem abaixo.



7. A discussão de objectivos e a promoção de actividades de Orientação de Precisão está na ordem do dia na Noruega. Actuais líderes mundiais desta desafiante disciplina da Orientação, os noruegueses têm, melhor que ninguém, a consciência que a Orientação de Precisão se encontra em franca expansão e cada vez são em maior número os países apostados em desenvolver capacidades e competências nesta modalidade. Um pouco em contra-ciclo com aquilo que se verifica actualmente, a Orientação de Precisão na Noruega parece ter chegado a uma fase de estagnação, quer no que respeita ao número de praticantes, como em relação às competições levadas a cabo. “A realidade é que nos socorremos da Suécia para podermos participar em provas com qualidade”, afirma Arne Ash, o homem forte da Orientação de Precisão norueguesa. E acrescenta: “O problema coloca-se todos os anos, mas agora despendemos muito mais tempo a magicar como poderemos ir mais longe, que medidas tomar para progredirmos”. É nesse sentido que o fim-de-semana de 21 e 22 de Janeiro pode ser importante, com a realização em Lier dum seminário onde este e outros aspectos serão discutidos e onde será aproveitada a oportunidade para reforçar o seleccionado norueguês de Orientação de Precisão com novos membros. Leia o artigo na versão original em http://www.orientering.no/nyheter/Sider/TartakfornorskPre-o.aspx


8. “Se não formos capazes de justificar a nossa actividade enquanto modalidade amiga do ambiente, um espectáculo de pirotecnia, ainda que altamente poluente, será ambientalmente sustentável, enquanto um evento de Orientação não o será.” Esta é uma das considerações inscritas no anúncio do Congresso Brasileiro de Orientação, a realizar em Santa Maria – RS, de 26 a 29 de Janeiro de 2012. Os primeiros dois dias do Congresso serão destinados ao Curso de Introdução à Gestão o qual, além de abordar a organização e sustentabilidade económica dos clubes, pretende capacitar os formandos para a montagem dum bom projecto de Orientação. Os dois últimos dias do Congresso serão destinados à realização de Assembleias Gerais, onde o plenário deliberará sobre o estudo e aprovação das acções de política nacional para o desenvolvimento da Orientação, aprovação de Regulamentos e obrigações estatutárias. As inscrições podem ser feitas até ao dia 25 de Janeiro de 2012 pelos e-mail assistentecbo@uol.com.br ou cbo_bra@uol.com.br. Inscreva-se já e lembre-se que “os ausentes nunca têm razão”!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: