sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

"DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA..."



1. Há números redondos que são incontornáveis e o 2000 é um deles. Desta forma se assinala a publicação da 2000ª mensagem no Orientovar com este “Duas ou Três Coisas Que Eu Sei Dela...” São duas mil mensagens que contam a história da Orientação em Portugal ao longo dos últimos quatro anos. Duas mil mensagens com um significado profundo na vida de todos e de cada um. Duas mil mensagens onde a ambição, a esperança, as manifestações de alegria e os momentos de glória se passearam de mãos dadas com a desilusão, o desgosto ou a frustração. Duas mil mensagens que apontam o caminho de outras duas mil, e outras, e outras...


2. O Parque da Várzea e a zona histórica de Torres Vedras serão palco, no próximo dia 21 de Janeiro, das 1ª e 2ª etapas do Circuito Regional de Orientação da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo 2011/2012. A competição destina-se a todos os escalões – masculinos e femininos – matriculados em estabelecimentos de educação e ensino oficial e particular, aderentes ao Programa do Desporto Escolar 2011/2012 nos Grupos/Equipa de Orientação e Multiatividades de Ar Livre. As etapas serão ambas disputadas na vertente de Sprint e contam com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, da EB 2,3 de S. Gonçalo e do Clube ATV – Académico de Torres Vedras. Complementarmente, assinale-se a realização duma atividade de Orientação destinada a alunos invisuais ou com limitações de visão, um acontecimento significativo ao encontro da inclusão e que representa uma estreia absoluta deste género de provas em Portugal. A organização informa que “para o desenvolvimento da atividade serão implementadas várias estratégias que permitem a realização dos percursos de forma autónoma por invisuais, desde logo pela utilização de mapas com relevo que permitem a sua leitura através do tato.” Consulte AQUI o documento completo.


3. Tem início já no próximo dia 28 de Janeiro mais uma edição da Taça CLAC em Orientação. Promovido pelo Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento, o certame entra em 2012 na sua quarta edição e promete constituir-se, uma vez mais, em pólo de atração dos orientistas da região centro do país, em especial daqueles mais novos, ligados ao Desporto Escolar. Recorde-se que em 2011 a III Taça CLAC movimentou perto de duas centenas e meio de praticantes, dos quais um número significativo tomou contacto pela primeira vez com a modalidade precisamente nas provas da Taça. Este ano, o pontapé de saída será dado na cidade do Entroncamento, com a zona do Bonito Oeste (um mapa muito pouco conhecido, actualizado em Dezembro de 2011) a receber os atletas a partir das 10h00. Os percursos dividem-se em Fácil Curto (2800 metros), Difícil Médio (4100 metros) e Difícil Longo (5400 metros), e a Organização avisa que “os percursos Médio e Longo apresentam zonas de progressão mais lenta, com alguma vegetação, pelo que se aconselha o uso de roupa desportiva que cubra as pernas e os braços.” As inscrições podem ser feitas até ao dia 20 de janeiro, através dos e-mail jpcmartin@gmail.com ou geral@clac.pt. Mais informações em http://www.clac.pt/2011/12/noticias/orientacao-28-1-2012-taca-clac-informacoes-tecnicas/. Não fique “a ver passar os combóios”. Oriente-se!


4. A IOF - Federação Internacional de Orientação determinou o dia 01 de Janeiro de 2012 como a data limite para a recepção de candidaturas aos grandes eventos internacionais das temporadas que se aproximam. A Suécia é a grande candidata a organizar os Mundiais de Orientação Pedestre e de Orientação de Precisão em 2016. A Federação sueca aponta a região de Strömstad, junto à fronteira como a Noruega, como a sede do evento. A Polónia pretende agarrar a organização dos Mundiais de Orientação em BTT de 2014 em Bialystok, no nordeste do País, e levar a cabo, em simultâneo, os Mundiais de Juniores na mesma disciplina. A candidatura à organização dos Mundiais de Orientação em Esqui 2015 vem da Noruega. Quanto à organização dos Mundiais de Veteranos de Orientação Pedestre WMOC 2015, são três os interessados: República Checa, Letónia e Suécia. Já a organização dos Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre 2015 têm na Noruega e na Roménia os dois candidatos. Portugal entra igualmente neste jogo de cadeiras, com a candidatura à organização dos Mundiais de Veteranos de Orientação em BTT 2013, em conjugação com a ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT. As candidaturas vão agora ser avaliadas e os organizadores dos Mundiais de Orientação Pedestre WOC 2016, Mundiais de Orientação de Precisão WTOC 2016 e Mundiais de Orientação em Esqui 2015 serão indicados na Assembleia Geral 2012, em Lausanne, Suiça. O Concelho da IOF indicará os restantes organizadores no dia 31 de Outubro de 2012. A notícia pode ser lida no original em http://orienteering.org/several-applications-to-host-iof-events/.


5. Com o título “Orientação: Desporto, Natureza, Educação e Novas Tecnologias numa só modalidade desportiva!”, a revista “Porto Sempre” dá à estampa, no seu número 31 (Janeiro de 2012), um artigo inteiramente dedicado à Orientação. Ao longo de duas páginas cuidadosamente ilustradas, o leitor tem a possibilidade de privar de perto com uma modalidade que “obriga a correr a pensar, e pensar a correr!”. A “Porto Sempre” pode ser “folheada” em http://www.cm-porto.pt/users/0/58/revista_porto_sempre_31_0ed3235a4fc9f2d6cf0001b29647e0ac.pdf


6. Também a newsletter da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, na sua mais recente edição (2012.01.04) destaca a Orientação nas suas vertentes de Precisão e Adaptada. A notícia, que pode ser lida na íntegra em http://www.fpdd.org/docs/newsletter/Newsletter%2015.pdf, surge a propósito do XIX Grande Prémio dos Reis que trará a Matosinhos, na tarde de amanhã, uma centena de atletas portadores de deficiência intelectual e com mobilidade reduzida. Uma grande jornada inclusiva, feita de espontaneidade, energia e uma montanha de sorrisos, e que espera poder contar com a sua presença, o seu apoio e solidariedade e também com o seu sorriso!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Carlos Castro disse...

Um voto de louvor, porque sei do trabalho que envolve a colocação de uma simples mensagem num blogue. O cuidado com o rigor da informação, a investigação imprescindível e a preocupação de redigir de forma a que o conteúdo vá de encontro às expectativas dos leitores, são sempre o condimento oculto de um texto simples.
Venham mais 2000!