domingo, 1 de Janeiro de 2012

COC ÁSIA: UM NATAL DIFERENTE




Com um Natal bem diferente, o COC Ásia decidiu comemorá-lo também de forma especial. Depois das aventuras na Austrália, foi altura de voltar às florestas de Hong Kong, para participar nas comemorações dos 30 anos da Associação de Orientação.

“30th Anniversary Commemorative International Orienteering Competitions”

O evento decorreu entre os dias 24 e 27 de Dezembro e contou com duas provas WRE, pontuáveis para o ranking mundial: uma prova de Sprint e uma prova de Média distância, nos quais o COC esteve presente. Contámos então com mais uma presença em Escalão Elite, coisa que em Portugal não fazíamos. Como tal, até tivemos direito a tratamento VIP, incluindo transporte do hotel para as provas. A mim só me faltava mesmo era ser uma verdadeira atleta de Elite!

Começámos no dia 24 com um Sprint no “ Tai Po Waterfront Park and Yuen Shin Park”, situado a cerca de 20 km a norte da ilha de Hong Kong.

Entrei bem no mapa, cometi alguns erros, mas no geral faço um balanço positivo da prova. As Japonesas eram mesmo imbatíveis e eu não estou mesmo habituada a competir em elite. Os mapas e os resultados do Sprint foram os seguintes:

Sprint World Ranking Event
WE – 33 Atletas
Fed
Place
Forename
Surname
Time
CHN
1
Wu
Qiuyan
0:14:46
JPN
2
Kano
Naoko
0:14:49
POR
22
Sacchetti
Raquel
0:24:43

HE – 55 Atletas
Fed
Place
Forename
Surname
Time
SWE
1
Ridefelt
Mandus
0:15:45
JPN
2=
Ishiguro
Fumiyasu
0:15:48
JPN
2=
Teragauchi
Wataru
0:15:48
POR
20
Sacchetti
Tiago
0:18:36

Para quem estava com gripe, o Tiago não se saiu nada mal.



No segundo dia, para a prova de Distância Média, deslocámo-nos para “Tai Mo Shan Country Park”.

Quando chegámos ao evento e verificámos que não havia local seguro para a Mariana ficar, decidimos que eu faria apenas uma parte do percurso e regressava para o Tiago fazer a prova. Estava já na zona de quarentena, quando um atleta da organização me disse que podia fazer a prova toda, pois já tinha arranjado alguém para ficar com a Mariana.

Se ia começar a prova descontraída, depois desta notícia fiquei cheia de nervos, como é hábito. Tinha que ir e senti-me na obrigação de terminar a prova toda, nem que lá andasse a tarde inteira. E se não foi assim, foi quase! Foi uma prova duríssima para mim, principalmente pelo elevado desnível e pela vegetação muito densa.

Consegui terminá-la, a muito custo mesmo e quase a arrastar-me. Mas o objectivo estava cumprido, diverti-me muito, acabei sem falhar nenhum ponto de controlo e tive a sorte de haver três atletas que conseguiram ser piores que eu!



World Ranking Event – Distância Média
WE – 29 Atletas
Fed
Place
Forename
Surname
Time
JPN
1
Kano
Naoko
0:44:21
JPN
2
Sekiya
Marie
0:48:19
POR
26
Sacchetti
Raquel
2:01:16

HE – 55 Atletas
Fed
Place
Forename
Surname
Time
SWE
1
Ridefelt
Mandus
0:39:29
HKG
2
Law
Kwok Kuen
0:43:59
CHN
3
Mo
Jingxiong
0:44:41
POR
45
Sacchetti
Tiago
1:19:06


Foi um Natal diferente, engraçado e divertido. Ainda conseguimos fazer a ceia de Natal num óptimo restaurante Português e sentir um bocadinho do Nosso País.





Texto de Raquel Sacchetti, o qual que pode ser lido na página do COC – Clube de Orientação do Centro, em http://www.coc.pt/2012/01/01/accao-na-asia/#more-4789

[Fotos e mapas gentilmente cedidos por Carlos Monteiro]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: