terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PORTUGAL O' MEETING 2012 APRESENTADO EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA




Uma área cartografada superior a 20 km2, mais de cem pontos de controlo no terreno em cada dia, 27 percursos diários diferentes para os 42 escalões existentes, uma centena de elementos na organização e a presença confirmada das melhores selecções do Mundo, para um objectivo ambicioso: ultrapassar os 2000 atletas. São estes os números da 17ª edição do Portugal O' Meeting, que decorrerá em Viseu e Sátão, de 18 a 21 de Fevereiro próximos, e hoje apresentado em Conferência de Imprensa.


Teve hoje lugar, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu, a Conferência de Imprensa de apresentação do Portugal O' Meeting 2012. O maior e mais importante evento internacional de Orientação organizado em Portugal decorrerá este ano de 18 a 21 de Fevereiro nos concelhos de Viseu e Sátão, numa organização do Clube de Orientação de Estarreja e do Clube de Orientação de Viseu – Natura, com a colaboração dos respectivos municípios.

Presentes na Conferência de Imprensa Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Alexandre Vaz, Presidente da Câmara Municipal de Sátão, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Campo, Romãs e S. José, António Marques, José Augusto Almeida e Dário Costa, respectivamente, o Tenente-Coronel Rui Esteves, 2º-Comandante do RI 14, Tenente-Coronel Augusto Cerdeira, Chefe do Centro de Recrutamento de Viseu, Nuno Leite, Presidente do Clube de Orientação de Estarreja, Sérgio Aguiar, Presidente do Clube de Orientação de Viseu – Natura e António Amador, Director do Evento.


Saborear, gostar e... voltar

Para o anfitrião desta importante manifestação, o Portugal O' Meeting é, desde logo, uma forma de aproximar ainda mais dois concelhos com uma grande relação a diversos níveis. Evidenciando um bom conhecimento da modalidade e do impacto que uma manifestação desta envergadura poderá ter no tecido económico da região, nomeadamente ao nível da hotelaria e turismo, Fernando Ruas salientou o facto deste ser “um desporto de ar livre, um desporto para todas as idades e não apenas para uma faixa etária” e deixou uma nota de agradecimento pelo facto de se trazer um evento destes para o interior do país, deixando ainda a porta aberta a eventos futuros.

Alexandre Vaz, Presidente da Câmara Municipal de Sátão, reforçou os pontos referidos por Fernando Ruas e acrescentou o apoio inequívoco a este tipo de manifestações pois considera “muito importante a prática desportiva”. Depois de vincar que o seu município é aquele que mais monumentos religiosos possui no Distrito de Viseu, Alexandre Vaz confessa ainda uma enorme expectativa no sentido de que este evento “concorra para uma maior divulgação do concelho” e espera que os participantes voltem.


Condições perfeitas

António Amador, Director do Evento, era no final um homem satisfeito com este pontapé de saída oficial: “Pelas palavras proferidas pelos dois Presidentes, vê-se que eles estão por dentro da modalidade e conscientes da importância deste evento para toda a região. De há cinco anos para cá nota-se uma grande evolução. Por um lado, temos agora um clube naquela região que é o Clube de Orientação de Viseu – Natura, que tem já um grande contacto com os vários municípios em termos de organização de actividades. Há pois, um trabalho de divulgação que vai sendo mantido e incrementado. Mas também a modalidade tem evoluído em Portugal e socorremo-nos da boa divulgação que foi feita no último Portugal O' Meeting para mostrar às Câmaras da região o impacto que um evento desta natureza pode ter, nomeadamente em matéria de turismo”, disse.

Referindo-se aos recursos organizativos, Amador está consciente que “em termos gerais, temos nesta edição do Portugal O' Meeting melhores condições do que aquelas que tivemos há cinco anos atrás. Há cinco anos tivemos três arenas diferentes, em condições adversas e de difícil acesso. No POM 2012 teremos apenas duas arenas, em qualquer dos casos em zonas de fácil acesso e com condições de estacionamento e logísticas perfeitas, sobretudo no caso dos dois últimos dias.”


Thierry Gueorgiou, estrela maior duma verdadeira constelação

Referindo-se aos “artistas”, àqueles que com a sua arte e engenho fazem da Orientação uma “modalidade-espectáculo”, o Director do Evento avança com a confirmação da presença da selecção de França, com Thierry Gueorgiou, actual líder do ranking mundial e vencedor da edição de 2007 do Portugal O' Meeting, levada a cabo nesta região igualmente pela mão do Clube de Orientação de Estarreja. Amador confessa não saber ainda se os gaulaeses marcarão presença apenas nos três últimos dias, se durante todo o POM. As selecções da Suíça e da Dinamarca, com todas as suas grandes figuras, estão igualmente confirmadas. Ou seja, estão assegurados índices de participação elevados, na sequência do que vem acontecendo em anteriores edições deste evento, e irão estar entre nós praticamente todos os grandes nomes da Orientação mundial e que já se habituaram a inscrever o POM no seu calendário anual de provas.

Uma grande novidade será, também, assistirmos à prova inaugural da primeira Taça de Portugal de Orientação de Precisão. António Amador assume que “a Orientação de Precisão está a dar os primeiros passos em Portugal, há já clubes com alguma experiência nesta vertente mas a experiência do Ori-Estarreja não é grande nesta área”. Mas adianta: “Vamos ter o apoio do cartógrafo e traçador de percursos Remo Madella que, assumindo toda a parte técnica do evento, dá-nos garantias dum bom arranque da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2012.”


Contagem decrescente

Em período de contagem decrescente, Amador é um homem tranquilo: “Tudo está a correr dentro dos prazos definidos, a ser planeado ao pormenor e não há nenhum aspecto, neste momento, que nos tire o sono, digamos assim. Temos uma equipa envolvida há já algum tempo em todos os aspectos organizativos, temos o apoio do Clube de Orientação de Viseu – Natura que tem um conhecimento e uma experiência muito grande a nível local. Estamos na altura de fechar toda a parte técnica, tivemos os mapas com alguma antecedência o que nos permitiu trabalhar tranquilamente, até ao final do ano vamos conseguir ter os percursos concluídos e testados e também todos os pontos colocados no terreno. Depois será apenas ir fechando pequenos aspectos que já se encontram minimamente acordados e garantir um planeamento que nos permita passar quatro dias não completamente descansados, mas com a certeza de que todo possa correr normalmente.

Tudo para acompanhar em http://www.pom.pt/pt/

[Foto gentilmente cedida por Nuno Leite]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns aos organizadores e esperamos que tudo decorra a contendo tal como já nos tem habituado o Clube OriEstarreja.
Aproveito para endereçar a todos, votos de um Bom Natal e um ano de 2012 repleto de êxitos.

Cumprimentos
Rui Antunes

Pasturiza disse...

Eu não tenho dúvida que será um grande evento, e é por isso que estarei no POM 2012 se assim Deus aprovar. Um grande abraço a todos e nos vemos em Viseu....
Leandro Pasturiza