quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

OS VERDES ANOS: SAMUEL LEAL




Olá,

Sou o Samuel Leal, tenho 17 anos e nasci na Alemanha. Vivi na Alemanha nove anos, atualmente vivo na freguesia de Santana, a 15 Km da Figueira da Foz. Frequento o 12° ano do Curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundaria Dr. Joaquim de Carvalho.

A Orientação surgiu-me na vida num período em que, em termos desportivos, estava parado há cerca de sete meses. Através de um convite de Rui Mora (o meu treinador ), fui a um treino no mapa da Lagoa da Vela. Nesse meu primeiro treino, em Janeiro de 2010, devo dizer que achei a Orientação um desporto um pouco lento e secante. Mas quando cheguei a casa, pensei: "se me aplicar, talvez consiga que isto se torne mais interessante e até vou ser capaz de correr e orientar-me".

O meu percurso na Orientação Pedestre é relativamente curto e na Orientação em BTT comecei ainda mais tarde, em Outubro de 2010. Apesar disso, penso que a minha evolução foi muito rápida.

A ajuda da família e amigos é muito importante para ter conseguido estar ao longo do ano de 2011 a um bom nível, tanto na vertente pedestre como na vertente de BTT. Espero conseguir ter sempre este apoio, pois sem isso é muito mais difícil alcançar os objectivos.

Os estudos estão sempre em primeiro lugar, o que não significa que tenhamos de abdicar de fazer aquilo de que gostamos. É tudo uma questão de organização e confiança.

Este ano consegui alcançar muita coisa e, a cada fim de semana que passava, surpreendia-me a mim próprio. Sem dúvida que a convocação para os estágios das seleções nacionais de Pedestre e BTT foram uma mais valia na minha formação e também os considero um dos pontos altos no meu trajeto. Para além disso, ainda consegui ser Vice-Campeão Nacional de Orientação Pedestre de Distancia Média e de Sprint, de Média em Orientação em BTT e Campeão Nacional de Orientação em BTT de Sprint.

Para o futuro sei o que gostava de fazer, apenas estou indeciso entre as opções. Não sei se o desporto será o meu futuro, depende das oportunidades. Ainda posso aprender muito na Orientação, e espero retribuir com resultados.

Aconselho a todos a experimentar praticar Orientação pelo menos uma vez na vida, pois ajuda a mente e o corpo e pode ser praticado por todos.

Acompanhem-me no meu site/blog www.samsport.webnode.pt.

Samuel Leal
Ginásio Clube Figueirense
Fed 5240

1 comentário:

José Grada disse...

Atenção! Está a nascer uma Estrela para as bandas da Figueira...
Força Samuel!!!