segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ORIENTAÇÃO NO ATLETAS.NET: UM BLOGUE ACABA DE NASCER!




Os caminhos da comunicação desembocam, uma vez mais, na floresta. O portal Atletas.net abre as suas páginas à Orientação, constituindo-se em mais um veículo de promoção e divulgação da modalidade. Um blogue acaba de nascer!


Foi no início de 2006 que conheci o portal Atletas.net e aí encetei uma colaboração cujos frutos mais suculentos se traduziram sob a forma de revista. A “Atletas” teve uma duração efémera, é certo, mas foi muito bom enquanto durou. Hoje essa ligação é retomada, por obra e graça da Orientação. Reconhecendo méritos no projecto Orientovar e pretendendo alargar o espaço do seu site a modalidades umbilicalmente ligadas ao Atletismo, José Manuel Henriques, Administrador-Geral do Atletas.net, lançou-me o desafio e, no curto espaço de duas semanas, aí está aquilo que pode ser entendido como uma extensão do mais importante blogue de Orientação português, alojado no endereço http://www.atletas.net/especiais/blogues/orientacao.html.

A tendência inicial é pensar-se que estamos perante um novo Orientovar e que o Orientação no Atletas.net, progressivamente, acabará por substituir a página original. Nada mais falso. Este blogue pretende ser uma espécie de Orientovar em “versão Atletas.net”, que o mesmo é dizer, ao encontro dum público-alvo que tem no Atletismo a sua grande referência. Mas que, potencialmente, reconhece na Orientação uma modalidade desafiante e à medida dos seus interesses (pelo menos de alguns) e que não descarta a oportunidade de vir a conhecê-la mais de perto.


Venha conhecer...

Permita-me propor-lhe a si, leitor amigo, que conheça mais de perto o blogue. A espinha dorsal são, necessariamente, as notícias. Ocupam um vasto espaço do blogue e dão a conhecer, em tempo útil, as últimas do nosso desporto. A Orientação nacional será a principal fonte da notícia, com particular ênfase para as provas que, semana após semana, preenchem o calendário da Federação Portuguesa de Orientação.

Para além das notícias, há três outras categorias que gostaria de realçar. Desde logo o Editorial, onde periodicamente abordarei um assunto de importância candente na vida da nossa Orientação. Há ainda o Destaque, uma categoria fixa que pretende constituir-se como uma fonte de notícia, reportagem ou entrevista e que, pela sua relevância, merece uma particular chamada de atenção. Finalmente a Foto da Semana onde, a cada sete dias, será publicada uma foto que remete para um passado não muito longínquo e que, seguramente, trará aos leitores – pelo menos aos mais familiarizados com a Orientação – recordações inolvidáveis. A barra de Menus, na parte superior da página, destacará cada uma destas categorias e ainda outras, nas quais o Fórum ocupa um lugar de evidência e onde cada um poderá deixar o seu comentário. Fica desde já o convite!


Comunicação, uma realidade penalizadora

Mas porquê mais um blogue? Que valor acrescentado poderá trazer este Orientação à nossa modalidade? Caberá a cada um de nós responder. A realidade da comunicação ao nível da Orientação é bastante penalizadora. Somos uma modalidade que não colhe a atenção dos grandes meios de comunicação social e cada pequena peça arrancada a ferros num jornal diário ou numa emissão radiofónica ou de televisão é fruto dum enorme esforço e trabalho que, na esmagadora maioria dos casos, é muito pouco compensadora em termos de retorno para a modalidade.

Por outro lado, não se pode falar duma estratégia de comunicação e imagem por parte da Federação Portuguesa de Orientação porquanto, pura e simplesmente, não existe. A escassez de recursos levam o órgão que superintende a modalidade a acomodar-se à sombra do pouco que, voluntariamente, se vai fazendo, tornando-o cada vez mais dependente de terceiros numa tarefa que deveria ser encarada como de primordial importância. Acresce ainda a extraordinária inércia da comunidade orientista para se fazer notada, evidenciando uma enorme relutância em participar, divulgar, comunicar, esquecendo-se que uma simples palavra pode fazer a diferença entre o prosseguir e o baixar os braços. É neste contexto que surge este Orientação no Atletas.net, entendido como mais uma fonte de divulgação importante para a modalidade e aceite com entusiasmo pelo muito que pode vir a encerrar. Compete agora a cada um de nós, com a nossa presença assídua, demonstrar que mais este esforço não é de todo em vão.

Visite o Orientação no Atletas-net, em http://www.atletas.net/especiais/blogues/orientacao.html e também no Facebook, em http://www.facebook.com/pages/Orientação-no-Atletasnet/141445919297798. Goste, divulgue, partilhe!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

3 comentários:

Carlos Castro disse...

Conhecia o "antigo" Atletas.net e conheço a nova versão, que considero Excelente. Com este novo "suplemento", estamos sem dúvida perante um caso de muito sucesso. Pessoalmente, assim o espero.

Joaquim Margarido disse...

Obrigado, Carlos, pela gentileza das suas palavras. Felicidades igualmente para si e continua com essa extraordinária força no nosso http://cronicasdascorridas.blogspot.com/
JOAQUIM MARGARIDO

Rafael da Silva Miguel disse...

Está muito bom!

Parabéns!