quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

I ORIENTAÇÃO E AVENTURA CLDE OESTE 2011/2012: PENICHE RECEBEU 150 ALUNOS




Pontapé de saída no quadro competitivo da Coordenação Local do Desporto Escolar do Oeste, com o I Orientação e Aventura CLDE Oeste 2011/2012. Um dia especial que envolveu 150 alunos de oito escolas, teve o apoio do ATV – Académico de Torres Vedras e revisitou o belo mapa de Peniche, palco dos Nacionais de Sprint 2011. O relato é de Maria Amador, a quem o Orientovar agradece publicamente o cuidado e a disponibilidade.


Teve lugar na cidade piscatória de Peniche, no passado dia 29 de Novembro, o primeiro encontro de Orientação e Aventura do ano letivo 2011/12. Participaram cerca de 150 alunos de oito escolas da região Oeste, dos grupos equipas de Orientação e de Multiatividades, tendo o encontro sido organizado pela Escola Secundária de Peniche e pelo Agrupamento de Escolas Visconde Chanceleiros – Merceana.

Estas provas fazem parte do quadro competitivo da Coordenação Local do Desporto Escolar do Oeste, contando para o Ranking local.

Pelas 10h30 teve inicio a prova de Orientação, uma primeira experiência nesta modalidade para a grande maioria dos alunos. Esta atividade foi muito apreciada pelos participantes, que terminavam com um cansaço entusiasta, uns por terem executado o percurso com facilidade, outros apenas por o terem realizado na íntegra, apesar de todas as peripécias que foram acontecendo pelo caminho.

Após a prova de Orientação, os alunos tiveram um intervalo para descanso e reposição das energias gastas, para iniciar nova aventura às 14h00. A etapa da tarde consistiu num percurso de Aventura, agora em equipa de 4 a 6 alunos, que tinham como objetivo conquistar o maior número de pontos, através da realização de atividades como a Canoagem, “Rappel”, Tiro com Arco, Escalada, entre outras, e de pontos de controlo de Orientação que se encontravam distribuídos pela escola anfitriã e por Peniche, junto à muralha.

Foi um dia animado e diferente, onde o sol ajudou na festa, e uma certeza ficou: todos recordarão esta atividade por mais uns dias, desde logo porque as dores de pernas não a permitem esquecer.

Maria Amador





Sem comentários: