sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. “Querida Orientação: Apenas quero dizer-te o quanto gosto de ti... gosto mesmo! Fazes levantar-me cedo da cama quando mais ninguém o faz; fazes com que estude no duro pois sei que, depois, terei mais tempo para estar contigo... Por vezes magoas-me, mas eu gosto de ter alguns dos teus arranhões no corpo, fazem-me sentir mais forte e melhor... Não me importo de estar toda suja e molhada ao teu lado, por acaso até acho engraçado! Também gosto quando te fazes difícil pois obrigas-me a ter mais cautela ao usar os miolos... Fazes com que seja ambiciosa nos meus objectivos e também me levas a acreditar que poderei alcançá-los!!” Estas são algumas das lindíssimas ideias expressas por Carolina Delgado na sua “carta de amor” à Orientação e publicada no “Carolina-orientar”, um blogue que agora desponta. Para seguir atentamente em http://carolina-orientar.blogspot.com/.


2. Foi finalmente publicado o ranking definitivo da Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2011. Os parabéns vão para todas as equipas que participaram nas provas que constituíram a Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2011, mas em especial para o Clube de Praças da Armada, vencedor nos escalões de Elite e Elite Mista e para a Destilaria Levira, que levou de vencida o escalão Aventura. Enquanto se aguarda a publicação do Regulamento de Competições 2012 na página da Federação Portuguesa de Orientação, é tempo de recordar que a próxima época terá o seu início no concelho de Almada, no dia 3 de Março 2012, com uma prova a cargo do Clube de Praças da Armada. Consulte o ranking em http://www.orioasis.pt/oasis/rankings.php.


3. O Campeonato Gaúcho de Orientação comemora em 2012 a sua 20ª edição. Esta é uma das competições de Orientação com maior tradição no Brasil e é organizada pela mais antiga Federação Estadual – a Federação Gaúcha de Orientação -, fundada em 1996. Em 2012, o CGO será disputado em sete etapas, conforme calendário divulgado pela FGO, configurando-se no Campeonato Estadual com o maior número de percursos no Brasil. A etapa inicial será disputada em Santa Cruz do Sul, em 18 de Março, numa organização do clube local, o COSC, com Direcção da Prova a cargo de José Roni dos Santos. O Boletim I já está disponível na página da FGO e pode ser consultado AQUI. O Campeonato Gaúcho de Orientação 2012 tem a sua derradeira etapa agendada para 11 de Novembro, na cidade de Santa Maria. Recorde-se que o Campeonato Gaúcho tem contado, nas categorias de Elite, com alguns dos mais importantes atletas brasileiros. Em 2011, a categoria H21E teve como campeão o atleta Leandro Pasturiza, do COSaM, seguido de Vanderlei Bortoli e Ironir Ev, ambos do COS. A categoria D21E teve como vencedora Elaine Lenz, do COI, secundada por Mirian Pasturiza e Sônia de Conti, ambas do COSaM.


4. “Falar ou não falar é um dilema que todos nós temos. Participar activamente na modalidade e mostrar as nossas opiniões é algo muito bonito de se fazer, mas temos de saber como fazê-lo e pensar em todas as contrapartidas... não podemos agradar a gregos e a troianos e, por vezes, coisas que pensamos ser inofensivas causam mais impacto do que aquilo que esperávamos.” Luís Silva começa assim um acto de contrição no seu blogue pessoal - http://oriathlete.blogspot.com/ - e onde, sob o título “O eterno jogo de opiniões”, volta atrás numa série de afirmações feitas anteriormente e retira, de forma implícita, “mais uma chapada na cara da federação”, com muitos pedidos de desculpa à mistura. “Não há machado que corte a raiz ao pensamento” e, por isso mesmo, o blogue do Luís Silva é um espaço que visito sempre, porque é um espaço de liberdade. O Luís tem sabido manter-se fiel aos princípios expressos no lançamento do blogue, onde confessava ser “contra a maioria dos atletas que criam um blogue para apenas mostrar os seus resultados” e prometia: “Sejamos críticos e só assim faremos a modalidade evoluir!”


5. Está tudo dito. O “Duas ou Três Coisas Que Eu Sei Dela” despede-se dum ano que não deixa saudades e que traz consigo um conjunto de situações nada fáceis de resolver no curto prazo. Caberá a cada um de nós desmenti-lo e que em 2012, sobretudo, saibamos ser iguais a nós próprios, sem nos deixarmos tomar pelo medo que nos querem impôr!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: