sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. O World of Owww.worldofo.com – abriu, na passada terça-feira, a votação para a “Prova do Ano”, aquela que mais méritos recolhe entre as várias realizadas ao longo de 2011. À semelhança do que aconteceu no ano passado, o processo de votação é muito simples e permite a cada utilizador exprimir o seu sentido de voto apenas uma vez. Aquilo que se pede é que cada um faça uma “Top 5 List” a partir dum conjunto de 49 provas colocadas à disposição e apresentadas sob a forma de mapa. Uma prova portuguesa volta a integrar o fortíssimo lote de candidatos à vitória com a prova de Distância Longa do 2º Meeting Internacional de Arraiolos, disputada no passado dia 13 de Março no mapa de S. Pedro da Gafanhoeira, cujo trabalho de campo e desenho são da responsabilidade de Tiago Aires e Raquel Costa. A votação termina já este domingo, dia 4 de Dezembro, pelo que se aconselha vivamente uma vista de olhos à página da votação, em http://omaps.worldofo.com/course2011.php. Mesmo que a motivação seja outra que não a de conceder o seu voto a A ou a B, vale sempre a pena passar em revista as grandes provas do ano que agora termina, dos Campeonatos Nacionais da Suécia aos Campeonatos do Mundo de França, da qualificatória de Sprint dos Mundiais de Veteranos de Pécs às provas “loucas” de Veneza ou do Grande Bazar de Istambul.


2. No próximo domingo, o COC – Clube de Orientação do Centro leva a efeito na Cruz d'Areia a já habitual Festa de Natal. Momento privilegiado de convívio, numa altura em que a novel colectividade leiriense assinala o seu 13º aniversário, a Festa de Natal do COC encerra, este ano, uma particularidade verdadeiramente significativa: a inauguração oficial da Sede do clube. Entre as actividades lúdicas que visam o fortalecimento do espírito da família COC, contam-se, às 9h00, uma prova de Orientação “Score 100”, Pedestre e BTT, seguida duma sempre divertida “Estafeta da Amizade”. A inauguração da Sede está aprazada para as 12h30, seguindo-se o almoço e uma tarde de confraternização onde não faltarão, seguramente, muitas e boas histórias para contar. Neste momento tão importante da vida do clube, o Orientovar não pode deixar de juntar a sua voz à daqueles que vêem no COC um exemplo de perseverante trabalho em prol do nosso desporto, desejando-lhe as maiores felicidades na sua nova casa e que venham de lá outros tantos anos repletos de êxitos e de alegrias.


3. O quadro de actividades de Orientação na Península de Setúbal, integrado num novo modelo em que se substituem os Quadros Competitivos Locais e Campeonato Regional por um Circuito Regional, terá início já no próximo dia 10 de Dezembro, na Lagoa de Albufeira, com uma prova de âmbito local organizada pela EB 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho. Estas provas de âmbito local, apesar de abertas a todos, têm carácter menos formal e um público-alvo mais concentrado do que acontecia no passado, visando complementar as provas do recém-criado Circuito Regional. Regressando à prova de 10 de Dezembro, refira-se que a mesma será da responsabilidade técnica do Professor Jorge Baltazar e contará com a colaboração e apoios do Grupo Desportivo União da Azoia e do Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação. Mais informações em http://aventura-sesimbra.blogspot.com/ ou em http://dl.dropbox.com/u/15619714/Prova%20Local%20Ori-Divulgação.pdf.


4. Considerada o “Mundo dos Labirintos”, Labyrinthia - http://www.labyrinthia.dk/ - situa-se em Silkeborg e é uma das grandes atracções da Dinamarca. Espaço de diversão por excelência, Labyrinthia tem para oferecer aos visitantes “uma experiência extraordinária e um dia divertido e desafiante”, colocando à prova o corpo e a mente através duma miscelânea de espaços especialmente concebidos para todos os públicos e idades. Foi precisamente aqui que teve lugar, no passado dia 26 de Novembro, uma prova de Sprint dirigida ao Grupo de Selecção de Elite Junior e promovida pela Federação Dinamarquesa de Orientação. Poderá ver um pequeno e extraordinariamente divertido vídeo desta experiência única, clicando na imagem abaixo. Restará acrescentar que Rasmus Thrane concluiu o seu percurso de 155 metros em 7:46 – o que dá uma média de 48 minutos / km (!) - e foi o vencedor.



5. O Circuito de Orientação “Todos Diferentes, Todos Iguais” conhece, já amanhã, um dos seus momentos altos. O amplo e verde espaço do Parque João Paulo II, em Vila do Conde, abre-se a uma jornada particularmente inclusiva, assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e na qual o desporto fará a ponte entre todos os presentes. Destinada a pessoas com diminuição da mobilidade, nomeadamente aquelas que se fazem deslocar em cadeira de rodas, a etapa de Orientação de Precisão promete dez novos e intensos desafios, apelando à capacidade de observação e raciocício dos participantes, na tentativa de correlacionar de forma adequada o mapa e o terreno. Já a etapa de Actividade Adaptada é dirigida a um público com Deficiência Intelectual, independentemente do seu grau, oferecendo um percurso onde as cores e os símbolos servem de pretexto à brincadeira e ao jogo. A participação nas actividades é gratuita. Junte-se a esta grande festa e seja mais um a sorrir. Mais informações em http://www.gd4caminhos.com/eventos/circuito/ e inscrições através do e-mail inscrever@gd4caminhos.com ou pelo telemóvel 936264216.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO


Sem comentários: