domingo, 11 de dezembro de 2011

CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE ORIENTAÇÃO 2011: TÍTULOS PARA LEANDRO PEREIRA PASTURIZA E LENA ELIASSON




A história como que se repetiu. Leandro Pereira Pasturiza alcançou pela quinta vez o título de Campeão Sul-Americano de Orientação, ao levar de vencida a derradeira prova da competição. No sector feminino, Lena Eliasson não fez por menos e somou três vitórias nas três provas disputadas.


Foi mais uma vitória arrancada a ferros, a de Leandro Pereira Pasturiza, na derradeira etapa do XIV Campeonato Sul-Americano de Orientação. O atleta do Clube de Orientação San Marti partia para a prova de Distância Longa na quarta posição e não dependia apenas de si, já que a Sidnaldo Farias de Sousa (Kaapora CO) ou a Vanderlei José Bortoli (COS) bastaria o segundo lugar para alcançarem, pela primeira vez, o título mais desejado, o de Campeão Sul-Americano de Orientação. A verdade é que Leandro Pasturiza fez o que lhe competia, vencendo a prova na distância de 9.100 metros (29 pontos de controlo, 380 metros de desnível) em 1:24:01 e deixando atrás de si, nas segunda e terceira posições, Ironir Alberto Ev (COS) e Cleber Baratto Vidal (Natura CO) – campeão sul-americano em 2009 - a 8:57 e 14:47 de diferença, respectivamente. Sidnaldo Sousa não foi além da sexta posição, a 22:43 de Pasturiza, enquanto Vanderlei Bortoli se quedava mais atrás ainda, no 8º lugar, a 24:42 do vencedor. Contas feitas, Leandro Pasturiza volta a arrecadar o título pela quinta vez nos últimos sete anos, com um total de 109 pontos. Na segunda posição, com 107 pontos, classificou-se Cleber Baratto Vidal, enquanto o terceiro posto foi para Sidnaldo farias Sousa, com 104 pontos.

No sector feminino, Lena Eliasson (Suécia) voltou a não dar hipóteses à concorrência, cumprindo os 6.500 metros do seu percurso (13 pontos de controlo, 230 metros de desnível) em 1:15:39. A segunda classificada, Letícia Silva Saltori (CO Gralha Azul), quedou-se a distantes 17:54 da vencedora, enquanto o terceiro lugar coube a Tânia de Carvalho, a vencedora da competição no ano transacto, com um registo de 1:44:55. Ao fazer o pleno de vitórias, Lena Eliasson arrecadou um total de 120 pontos e sagrou-se Campeã Sul-Americana de Orientação 2011, quebrando um ciclo de quatro vitórias de outras tantas atletas brasileiras (a finlandesa Sofia Olsson, em 2006, havia sido a última atleta europeia a vencer a competição). Letícia Saltori viria a ser uma brilhante vice-campeã, com um total de 107 pontos, contra os 105 pontos de Mirian Ferraz Pasturiza, terceira classificada.

Consulte os resultados completos desta derradeira etapa em http://www.helga-o.com/webres/index.php?lauf=186&year=0&country= e veja AQUI o escalonamento final do XIV Campeonato Sul-Americano de Orientação.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: