domingo, 11 de dezembro de 2011

CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE ORIENTAÇÃO 2011: LUTA ACESA PELO TÍTULO DE ELITE MASCULINA




O Campeonato Sul-Americano de Orientação entra na recta final e a luta pelo título masculino está mais acesa do que nunca. A prova de Distância Média ditou Vanderlei José Bortoli como o grande vencedor, sendo agora quatro os atletas com aspirações à vitória final. No sector feminino, a sueca Lena Eliasson continua a não deixar os seus créditos por mãos alheias e, uma vez mais, foi a grande vencedora.


Toca da Raposa, em Santana do Livramento, assistiu à segunda etapa do XIV Campeonato Sul-Americano de Orientação. A prova de Distância Média foi disputada por 380 orientistas, distribuídos por 68 escalões de competição e um escalão aberto. De acordo com o blogue “Orientista em Rota” - http://orientistaemrota.blogspot.com/ -, do amigo António Carlos Silva, a prova teve lugar “num terreno bem movimentado e com vegetação fechada”, no qual os “atletas tiveram que aplicar bem todas as técnicas da Orientação”. No artigo pode ler-se ainda que “a linha de chegada foi ultrapassada por atletas extenuados, mas sabedores de que os percursos apresentaram alto grau de dificuldade.”

No sector feminino, Lena Eliasson (Suécia) voltou a evidenciar toda a sua qualidade e venceu com relativa facilidade, cumprindo o percurso de 4.200 metros (13 pontos de controlo, 160 metros de desnível) em 54:17. Com mais 3:59, na segunda posição, classificou-se Mirian Ferraz Pasturiza (COSAM), ao passo que Tânia De Carvalho (COUFRJ) fechou o pódio na terceira posição com o tempo de 1:05:37. A pontuação do Campeonato Sul-Americano de Orientação 2011 dá um reforço da liderança a Lena Eliasson, ao passo que Mirian Ferraz Pasturiza e Letícia Da Silva Saltori seguem nas posições imediatas, separadas entre si por dois escassos pontos.

Quanto à prova masculina, Vanderlei José Bortoli (COS) foi o grande vencedor, ao concluir o seu percurso de 4.600 metros (31 pontos de controlo, 220 metros de desnível) em 48:03, menos 1:06 que o segundo classificado, Leandro Pereira Pasturiza (COSAM). Cleber Baratto Vidal, com um registo de 51:47, foi o terceiro classificado, enquanto Sidnaldo Farias Sousa, o vencedor da prova de Sprint disputada na véspera, concluiu na quarta posição, a 4:19 do vencedor. Contas feitas, são precisamente estes quatro atletas que se encontram a um passo da vitória, com Leandro Pereira Pasturiza a ter, aparentemente, a tarefa mais complicada, já que quatro pontos o separam dos líderes, Sidnaldo Farias Sousa e Vanderlei José Bortoli. Mas se recordarmos a enorme “cambalhota” que a última etapa do Sul-Americano 2010 provocou nas classificações, conferindo a Pasturiza uma tão saborosa quanto inesperada vitória, é tempo de afirmar que... prognósticos só mesmo no final.

Resultados completos da prova de Distância Média em http://www.helga-o.com/webres/index.php?lauf=183&year=0&country=.



[Fotos gentilmente cedidas por António Carlos Silva, extraídas do Álbum em https://picasaweb.google.com/100370412801553008243/SulamericanoDeOrientacao201102]


Saudações orientistas e... boas rotas!

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: