sábado, 10 de dezembro de 2011

CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE ORIENTAÇÃO 2011: SIDNALDO FARIAS SOUSA E LENA ELIASSON SPRINTARAM PARA A VITÓRIA




Prosseguiu o XIV Campeonato Sul-Americano de Orientação 2011, com a prova de Sprint a ter lugar no dia de ontem, em Rivera. Nos escalões principais, Sidnaldo Farias Sousa (Kaapora CO) e Lena Eliasson (Suécia) alcançaram vitórias por margens confortáveis.


No segundo dia do Campeonato Sul-Americano de Orientação, a caravana orientista regressou de novo a Rivera onde, na véspera, tinha arrancado o evento com a prova de Estafetas. A prova de Sprint marcou o arranque da competição propriamente dita, uma vez que os vencedores são encontrados pelo somatório de pontos alcançados em três etapas (Sprint, Distância Média e Distância Longa).

Recorrendo às palavras de António Carlos Silva, no seu excelente Orientista em Rota, “pela manhã houve a seletiva na qual os 12 primeiros homens e as 7 primeiras damas se classificaram para uma emocionante disputa que ocorreria à tarde.” A tarde foi recheada de emoções fortes, com a vitória em muitos dos escalões a ser disputada até ao último segundo. No escalão H21Elite, Sidnaldo Farias Sousa (Kaapora CO) concluiu o percurso de 3100 metros (23 pontos de controlo, 90 metros de desnível) em 16:08 e com uma vantagem praticamente de um minuto sobre o segundo classificado, Cleber Baratto Vidal (Natura CO). Ronaldo André dos Santos (FORJ) e Vanderlei José Bortoli (COS) travaram intenso duelo pelo lugar mais baixo do pódio, com a vantagem a sorrir a Santos por escassos dois segundos. No quinto lugar classificou-se o vencedor da anterior edição do Sul-Americano, Leandro Pereira Pasturiza (COSAM). Grande favorito à vitória, o sueco David Andersson não foi além do 16º lugar, a distantes 3:44 do vencedor.


Lena Eliasson vence e convence

Em Damas Elite, a sueca Lena Eliasson não deixou os seus créditos por mãos alheias e mostrou o porquê de ter sido medalha de bronze na final de Sprint do Campeonato do Mundo WOC 2011 e de ser actualmente a nº 6 do Mundo. Eliasson cumpriu os 2600 metros do seu percurso (21 pontos de controlo, 70 metros de desnível) em 16:18, deixando a segunda classificada, Leticia da Silva Saltori (COGA) a mais de cinco minutos de diferença. Mirian Ferraz Pasturiza (COSAM) fechou o pódio com o tempo de 22:34. Referência para as vitórias alcançadas pelos atletas chilenos do TAGUA TAGUA em dez escalões de competição e ainda para o português José Pires (CPOC), 4º classificado no escalão H50A com o tempo de 23:38, a 3:26 do vencedor, o brasileiro Paulo França Silva (COCAPRI).

Numa apreciação sucinta à forma como decorreu este segundo dia do Campeonato Sul-Americano de Orientação, António Carlos Silva refere que, “ao contrário do dia anterior, os percursos propiciaram muita velocidade e exigiram grande concentração na tomada de decisões.” Encerrada a “fase uruguaia” do evento, os Campeonatos prosseguem hoje e amanhã em Santana do Livramento, já em solo brasileiro. Tudo para acompanhar em http://orientistaemrota.blogspot.com/ ou aqui, no seu Orientovar.




[Fotos gentilmente cedidas por António Carlos Silva, extraídas do Álbum em https://picasaweb.google.com/100370412801553008243/SulamericanoDeOrientacao201102]


Saudações orientistas e... boas rotas!

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: