sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE ORIENTAÇÃO 2011: A FESTA JÁ COMEÇOU!




Teve ontem início o último grande evento do ano, no que à Orientação brasileira diz respeito. Até ao próximo domingo, Santana do Livramento será a sede do Campeonato Sul-Americano de Orientação 2011, competição que aqui acompanharemos numa parceria com o blogue “Orientista em Rota”, do nosso grande amigo António Carlos Silva.


Depois de ter recebido, no primeiro fim de semana de Junho, a segunda etapa do CamBOr – Campeonato Brasileiro de Orientação 2011, Santana do Livramento volta a ser palco duma grande competição de Orientação. Trata-se do XIV Campeonato Sul-Americano de Orientação que desde ontem decorre naquela região sul do Brasil, e se estende até ao próximo domingo.

Organizado pelo COFRON – Clube de Orientação da Fronteira, CSO – Confederação Sul-Americana de Orientação, CBO – Confederação Brasileira de Orientação e FGO – Federação Gaúcha de Orientação, o Campeonato Sul-Americano de Orientação 2011 é composto por uma prova de Estafetas, uma prova de Sprint (qualificatórias e final), uma prova de Distância Média WRE (pontuável para o ranking mundial) e uma prova de Distância Longa, disputadas por esta ordem ao longo dos quatro dias de duração do evento.


Lena Eliasson e David Andersson, as estrelas do evento

Com Edson dos Santos Azevedo na Direcção Geral e tendo Dejair Barreto Silva como Supervisor IOF, o evento conta com uma participação superior a quatro centenas de atletas, distribuídos por 71 escalões. Destes, o particular destaque vai para Lena Eliasson, 6ª classificada do ranking mundial feminino e David Andersson, 29º classificado do ranking mundial masculino, ambos da Suécia e, inquestionavelmente, as grandes estrelas da prova. É com estas duas figuras que todos os grandes orientistas brasileiros de Elite se irão bater, a começar por Tânia Carvalho e Leandro Pasturiza, vencedores da anterior edição do evento, e seguindo com nomes como os de Mirian Ferraz Pasturiza e Gilmar Stefler, Sônia de Conti e Juscelino Karnikowski ou Sara Weis e Cleber Baratto Vidal. Presentes ainda cinco atletas argentinos em representação da ADORA – Associação de Orientação da República da Argentina, trinta e sete chilenos do clube Tagua Tagua, um atleta uruguaio, o português José Pires (CPOC) e ainda um dos pais da Orientação um pouco por todo o lado – inclusive em Portugal (!) -, o sueco Peo Bengtsson.

Já ontem, no mapa de Rivera - do outro lado da fronteira, no vizinho Uruguai - teve lugar a prova de Estafetas a qual, de acordo com as palavras de António Carlos Silva, no seu blogue “Orientista em Rota” - http://orientistaemrota.blogspot.com/ -, “surpreendeu grande parte dos atletas”, uma vez que “os percursos foram maiores e a vegetação apresentou dificuldade para ser transposta”. O autor do artigo acrescenta que “alguns aspectos observados devem ser discutidos em uma outra oportunidade, para que não fiquem no esquecimento ou venham a ocorrer novamente”, mas faz questão de referir que “agora é hora de homenagear os vitoriosos atletas que enfrentaram o desafio.”



Acompanhe o XIV Campeonato Sul-Americano de Orientação em http://orientistaemrota.blogspot.com/ ou aqui, no seu Orientovar.

[Fotos gentilmente cedidas por António Carlos Silva, extraídas do seu Álbum em https://picasaweb.google.com/100370412801553008243/SulamericanoDeOrientacao201102]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: