domingo, 13 de novembro de 2011

"ORIENTA A TUA DIABETES" JUNTA CEM PESSOAS NA CIDADE DE OVAR




A Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar assinalou o Dia Mundial da Diabetes com uma prova de Orientação que se espalhou pelas artérias da cidade. Actividade física e promoção da saúde de mãos dadas, numa acção de sensibilização para uma problemática que pode afectar qualquer um de nós.


É sabido que os hábitos de sedentarismo e uma alimentação pouco equilibrada – males de que padece a nossa sociedade actual – são duas das principais causas para o aparecimento da Diabetes na pessoa. Este verdadeiro problema de saúde pública, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, afecta hoje em dia meio milhão de portugueses, valor que tem vindo a aumentar em ambos os sexos, com valores mais elevados para o sexo feminino. Foi no sentido de sensibilizar a população do concelho de Ovar para a problemática da doença e, simultaneamente, assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que a Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar promoveu uma iniciativa desportiva que chamou à cidade-museu do azulejo mais duma centena de pessoas.

Acções de rastreio da Diabetes, esclarecimento de dúvidas e aconselhamento da população para hábitos de vida saudáveis misturaram-se com uma actividade física bem orientada ao encontro dos prismas laranja e brancos espalhados pelas praças e ruas de Ovar. Muita energia, boa disposição e uma enorme simpatia por parte da extraordinária equipa da Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar foram imagens de marca duma iniciativa que se quer ver perpetuada no futuro. Novos e menos novos, a correr ou a caminhar, individualmente ou em grupo, foram em número superior a uma centena os participantes numa actividade que contou com a Direcção Técnica do Clube Ori-Estarreja e com os apoios da Câmara Municipal de Ovar, Junta de Freguesia de Ovar e Atletas Fim de Semana, que cederam gentilmente o mapa.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: