sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ORIENTA A TUA DIABETES: DESPORTO E SAÚDE DE MÃOS DADAS PELAS RUAS DE OVAR




Dois anos após ter espalhado o seu encanto por ruas, praças e jardins, em alegres correrias, de mapa e bússola na mão, a Orientação está de volta à cidade de Ovar. Mas nesta actividade prevista para a manhã do próximo domingo 13 de Novembro, o desporto da floresta não passa dum mero pretexto. Com efeito, a Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar celebra o Dia Mundial da Diabetes e a Orientação é um veículo para ir ao encontro dos interessados, sensibilizando para uma problemática que afecta uma franja considerável da população portuguesa. O quê? Como? Porquê? Responde Graça Carrapatoso, Vice-Presidente da nóvel colectividade.


Orientovar - “Orienta a tua Diabetes” é uma acção de sensibilização, é uma actividade de Orientação, o que é afinal?

Graça Carrapatoso - “Orienta a tua Diabetes” é na realidade uma acção de sensibilização visando o rastreio da doença na população. Existem factores de risco para esta doença como o sedentarismo e a obesidade e estes indícios levam-nos a pensar que determinados indivíduos estão mais sujeitos a desenvolver a doença. Sendo o sedentarismo um dos grandes problemas da nossa sociedade e que contribui directamente para o aumento de peso, nada mais lógico do que associar uma actividade desportiva a uma campanha de sensibilização deste género.

Orientovar – Como surgiu esta ideia?

Graça Carrapatoso – A ideia surgiu pela vontade de fazer algo diferente para assinalar o Dia Mundial da Diabetes. É verdade que a Orientação é diferente. Primeiro, porque pode ser feita em grupo, em família. Depois, porque pode ser praticada ao ritmo de cada um. Pode ainda ser adaptada a quase todo e qualquer espaço e sem restrições de idade. Pareceu-nos que seria ideal para o que pretendíamos. Haja adesão e bom tempo e teremos seguramente um evento muito bonito.


Deixamos de ter apenas uma acção de sensibilização à população e passamos a ter uma verdadeira formação prática

Orientovar – Actividade física intensa e pessoa com Diabetes são realidades incompatíveis?

Graça Carrapatoso – Não são incompatíveis mas têm de ser bem geridas. O Diabético deve ter sempre consigo material para controlo glicémico, bem como alimentos que lhe dêem um aporte rápido de glicose ao sangue para prevenir as hipoglicemias. É outra das mais-valias desta iniciativa. Os diabéticos vão fazer a sua actividade supervisionados por profissionais de saúde, aprendendo a controlar a sua Diabetes durante a prática do exercício físico. Neste sentido, deixamos de ter apenas uma acção de sensibilização à população e passamos a ter uma verdadeira formação prática.

Orientovar – E os não diabéticos? Também vão ser sujeitos ao rastreio e a picada no dedo?

Graça Carrapatoso – Sim, se estiverem interessados. O valor glicémico durante a prova, em conjunto com o questionário que será preenchido no final para avaliação de factores de risco, poderá fornecer dados importantes acerca da possibilidade de ter a doença ou poder vir a desenvolvê-la.


Haverá um ponto intermédio onde procederemos à avaliação de glicemia capilar a todos os interessados

Orientovar – De que forma se desenrolará a actividade?

Graça Carrapatoso – Estão previstos três percursos, com diferentes graus de dificuldade. Um percurso muito simples, curto, de execução fácil, adequado a qualquer idade e tipo de mobilidade, mesmo a pessoas que se desloquem em cadeira de rodas. Depois teremos um percurso intermédio, que tecnicamente será também fácil, mas que terá na distância a marca distintiva. Este percurso será mais longo, permitindo multiplicar os desafios... e o prazer de descobrir os pontos. Finalmente teremos um percurso de treino, visando aqueles que já contactaram com a Orientação ou que o fazem regularmente e que terão aqui a oportunidade de efectuar mais um teste às suas capacidades técnicas e físicas.

As partidas e chegadas estarão instaladas no largo do Centro Comercial Garrett, junto à Estação de Caminhos de Ferro de Ovar e será a partir daí que se desenvolverão os percursos. Para além disso, haverá um ponto intermédio onde procederemos à avaliação de glicemia capilar a todos os interessados. Gostaria de frisar que, para podermos garantir mapas para todos, as pessoas devem inscrever-se na Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar, através do telefone 256 597 296 ou para o endereço associacaodiabeticosovar@hotmail.com, até às 12h00 da próxima quinta-feira, 10 de Novembro.


Procuraremos valorizar a prática do exercício físico como fonte de saúde e bem-estar

Orientovar - Que expectativas estão criadas?

Graça Carrapatoso – Do ponto de vista da execução da prova, a Direcção Técnica do Clube Ori-Estarreja, que nos apoiou desde a primeira hora, é um garante de excelência. Por outro lado, o mapa da Cidade de Ovar, gentilmente cedido pelo AFIS – Atletas Fim de Semana, é uma jóia para a prática da modalidade na sua vertente urbana. Será dado um acompanhamento permanente a todos os interessados em conhecer a modalidade e, simultaneamente, procuraremos valorizar a prática do exercício físico como fonte de saúde e bem-estar. Estamos seguros que a população saberá perceber o que aqui está verdadeiramente em causa, irá aderir massivamente e, todos juntos, saberemos assinalar da melhor forma o Dia Mundial da Diabetes. É fundamental que nos façamos ouvir junto das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral, chamando a atenção para a problemática da Diabetes, uma doença que acarreta custos incalculáveis aos mais diversos níveis e que, se devidamente acompanhada, pode ser perfeitamente prevenida ou controlada.

Orientovar - Quer deixar um convite?

Graça Carrapatoso – Apareçam. Vai ser uma experiência diferente, divertida e particularmente proveitosa. Estão prometidos muitos desafios e no final da actividade temos um lanche e uma lembrança para todos. Convidava também as pessoas a visitarem a nossa página no Facebook, em http://www.facebook.com/event.php?eid=268232856547954, a gostarem e a partilharem. Ajudem-nos a divulgar a iniciativa.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: