quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O ROSTO DA ORIENTAÇÃO: QUEM É QUEM?




A Revista Visão, hoje nas bancas, apresenta numa das suas páginas um convite. A imagem é sugestiva. Um rosto aparentemente muito jovem e muito feminino, transformado numa espécie de mapa de Orientação onde não faltam os pontos cardeais e as curvas de nível. Elemento singular da campanha promocional de Inaugurações Simultâneas do quarteirão Miguel Bombarda, o rosto é o de alguém muito especial, com quem nos cruzamos na floresta semana após semana. Quer arriscar um nome?


Porto, uma cidade que reflecte a personalidade das suas gentes: criativa original, incansável, aplicada, empreendedora, especial, preocupada, apaixonada, inclusiva, alegre, audaz, conquistadora, emotiva, apreciadora da boa gastronomia, empenhada, aventureira, eclética e curiosa!

O conceito de comunicação das Inaugurações Simultâneas de Bombarda lançado no início deste ano teve como ponto de partida a utilização da imagem de pessoas que viviam ou trabalhavam no Porto, ou que possuíam uma forte ligação com a cidade, possuindo também traços de personalidade que se confundiam com os da personalidade da própria cidade. Com o seu passado, com o seu presente, com a sua alma, com as suas tradições e associações, no fundo, com tudo que de alguma forma contribui hoje para a sua afirmação e diferenciação face a outras cidades ou espaços.

O objectivo foi assim o de comunicar um evento com características únicas e intrinsecamente relacionadas com a cidade, usando o que de mais valioso, genuíno e único esta cidade tem: as suas gentes.

O processo de criação da imagem partiu assim da transformação de cada rosto, usando-o como uma matéria-prima, tornando-o irreconhecível e introduzindo nesta intervenção alguns elementos , de forma mais ou menos subliminar, associados à sua actividade ou história de vida. Suscitar interesse e curiosidade pelo evento, e criar proximidade entre o público e a arte contemporânea, foram as motivações desta fase teaser, concretizada em todas as edições numa campanha de mupis na cidade do Porto.

Desta vez, a revelação da identidade foi antecipada, e o vídeo do making of encontra-se já disponível e pode ser visto clicando na imagem abaixo.



Agora que está desvendado o enigma, resta acrescentar que os rostos e as imagens dos respectivos making ofs estarão disponíveis nas ruas de Miguel Bombarda, no dia 5 de Novembro, data da última edição de 2011. Venha até ao Porto no próximo sábado, saboreie a atmosfera do quarteirão das artes e visite as exposições patentes nas suas galerias e tudo o mais que Miguel Bombarda tem para oferecer. “Ai eu estive quase morto no deserto e o Porto aqui tão perto”!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Nuno José disse...

Na imagem de perfil percebe-se bem logo quem é :D.