sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O ESSENCIAL DE... HELENA JANSSON




Que equipamentos utilizam os melhores orientistas de Elite? Nesta sétima edição falámos com Helena Jansson acerca daquilo que é, para ela, essencial. Jansson conquistou este Verão, no decurso dos Mundiais de França, uma medalha de ouro na prova de Distância Longa, uma medalha de prata na prova de Sprint e duas medalhas de bronze – uma na prova de Distância Longa e outra nas Estafetas. Em Outubro garantiu a vitória na Taça do Mundo, em La Chaux-de-Fonds, Suiça.

1. Camisola Trimtex Speed Lzr Wmn’s

Confortável e rápida, precisamente aquilo que é necessário numa camisola de competição!
2. Calças Trimtex Run Lzr 3/4
Leves e suaves, as minhas calças favoritas!
3. Meias Trimtex Compression
Finas e bem ajustadas para uma menor abrasão e um maior conforto!
4. Polar RS800CX

Não abandonei ainda os relógios GPS, mas faço uso deste apenas para monitorizar a frequência cardíaca e nunca com a funcionalidade de um GPS convencional.
5. Icebreaker Merino Wool sweater

Odeio o frio e assim é preferível ter uma camisola a mais do que uma a menos. Wool é a minha preferida, pode vestir-se em praticamente todas as ocasiões e não deixa nunca aquele odor desagradável, por muito que se use!
6. Boné Trimtex Bi-elastic Lzr
É quase obrigatório ter algo na cabeça! De momento este chapéu é aquele que mais uso, é fácil encontrá-lo com o meu nome escrito por todo ele…
7. Trimtex Advance Lzr Jacket

Tanto serve para aquecer como para arrefecer. E o 'look' é o máximo.
8. Luvas Haglöfs

Cá estou eu de novo com o “odeio o frio”. Luvas grandes, uso-as todo o ano, se tal for possível. Adoro-as!
9. Sapatos de corrida Saucony Kinvara
Uso-os apenas antes e após as corridas.
10. Inov8 Roc Lite 315

Bem sei, não são os sapatos de corrida mais rápidos do mercado, mas são aqueles que os meus pés melhor suportam. Os meus calcanhares dizem NÃO a qualquer outro calçado. Funcionaram bem nos Campeonatos do Mundo, funcionam bem ainda e sempre...
11. iPod
A musica é fundamental em qualquer situação!
12. Livros
Sou uma devoradora de livros e trago sempre uma livraria atrás de mim. Mantêm os meus nervos no sítio antes da partida.
13. Bússola Silva 6 Jet spectra
A minha melhor amiga na floresta.
14. Porta-sinalética Erik Öhlund

Tenho-as há anos e anos e ainda são as melhores que alguma vez tive! Erik costumava fazê-las ele mesmo e são realmente excelentes!
15. Adesivo desportivo

Bom para tudo, tanto para prevenir entorses nos tornozelos como para apanhar o cabelo.
16. Bandas Kinesio
As minhas novas amigas e que me acompanharam em todas as provas ao longo deste ano.
17. Ligaduras elásticas
Também me acompanharam sempre nas provas. Encurtam o tempo de reabilitação no caso duma entorse e são excelentes para estancar o sangue duma ferida.
18. Garrafa de água Trimtex
Eu bebo como um elefante e, por isso, ter água sempre comigo é fundamental!

[Artigo recolhido no portal Ultimate Orienteering e que pode ser lido no original em http://www.ultimate-orienteering.com/?p=4839]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: