quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...





1. Depois de terem passado por Madrid e Barcelona, as LUNARUN chegaram a Lisboa e estão a transformar as ruas do Bairro Alto, todas as quintas-feiras, em autênticas pistas de running. Mais do que práticas de actividade física, estas “cool runs” pretendem ser, sobretudo, momentos divertidos de convívio, onde as palavras de ordem são “descontrair” e “libertar o stress”. A iniciativa é da responsabilidade da Nike e da L1sbonKrew e teve nos passados dias 30 de Setembro e 07 de Outubro as duas primeiras etapas dum total de cinco. “É quase uma prova de Orientação Urbana”, explica Paulo Fernandes, um dos participantes na segunda etapa, acrescentando que “o mapa é muito básico e não segue as normas da IOF, mas nem por isso deixa de ser espectacular por proporcionar a oportunidade de correr e treinar na baixa de Lisboa de mapa na mão...” Se na primeira etapa terão aparecido apenas, que se saiba, dois orientistas - Joana Moutela e Hugo Monteiro, ambos do Clube Ori-Estarreja -, já na passada 5ª feira foram oito (e talvez mais alguns incógnitos)! Poucos mas bons, dir-se-á com propriedade, já que os vencedores das duas etapas disputadas até ao momento foram, nem mais nem menos, Joana Moutela e João Mega Figueiredo. O Lunarun prossegue já amanhã à noite, com início previsto para as 20h30, no Largo do Chiado. Até lá, visite a página da Nike Running Portugal em http://www.facebook.com/NikeRunningPortugal e divirta-se com as fotos de Paulo Fernandes.


2. 28 Etapas, 2200 km e muita pedalada solidária a caminho da Terra do Fogo, no extremo austral da Argentina. Uma expedição extraordinária à qual Ricardo Mendes e Filomena Gomes quiseram dar um sentido maior, associando o desafio à Operação Nariz Vermelho. A meta foi angariar 1 € por cada quilómetro percorrido num total de 2200 €. A verdade é que o objectivo foi atingido, o projecto foi financiado a 101% e os dois atletas encontram-se agora à conquista da meta real, visto que a meta solidária, essa já foi alcançada! A Patagónia Luso Expedition já rola há mais de uma semana e o Ricardo Mendes e a Filomena Gomes estão agora na mítica RUTA 40, “um autêntico desafio nesta imensidão de caminho onde os relatos contam que os ventos castigam os ciclistas e os projectam para fora da estrada.” A distância a vencer obriga os dois aventureiros a ter que dividir esta etapa e o local para pernoita é sempre uma incógnita. “Há quem faça esta ligação com viatura de apoio. Nós temos as pernas e a vontade”, contam o Ricardo e a Filomena. Acompanhe esta singular aventura em http://patagonialusoexpedition.webs.com/ e deixe as suas mensagens de apoio na página do Facebook [AQUI].


3. A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, em conjunto com os municípios associados e o apoio da Câmara Municipal de Arraiolos, realizou no passado dia 19 a 6ª Gala do Desporto do Alentejo Central, no Pavilhão Multiusos de Arraiolos. A festa homenageou 82 desportistas, que pelo seu mérito, empenho e dedicação, alcançaram feitos a nível nacional e internacional na época 2009/2010. Andebol, Orientação, Pesca, Danças Desportivas, Hipismo e Ciclismo, foram algumas das 15 modalidades onde os Campeões mais se destacaram. “Nesta Gala foram homenageados os desportistas que se classificaram num dos três primeiros lugares em Campeonatos Nacionais e que representam clubes do distrito ou, representando outros clubes, tenham nascido no distrito”, explica Jacinto Eleutério, o grande timoneiro da ADFA – Associação de Deficientes das Forças Armadas que viu vinte atletas seus serem distinguidos “com um bonito troféu e com os muitos aplausos com que a numerosa assistência nos brindou”. Aquele dirigente faz questão de salientar que “o nosso atleta Mário Duarte foi distinguido pela sexta vez, sendo talvez o único desportista a ser homenageado em todas as Galas já realizadas” e projecta já a 7ª Gala do Desporto do Alentejo Central, onde a ADFA “tem 33 atletas que reúnem condições de ser homenageados”. A lista completa de homenageados pode ser consultada AQUI, facilmente se constatando que a Orientação é, de longe, a modalidade com mais atletas homenageados, num total de 51. O GafanhOri – Clube de Orientação da Gafanhoeira – Arraiolos foi o emblema que mais atletas colocou em cima do palco, nada mais nada menos que 29. Parabéns a todos!


4. Está aí o vídeo oficial dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre WOC 2011. Para ver, rever e partilhar.



5. “Em Portugal há falta de documentação específica sobre os métodos de treino de Orientação, em particular para os escalões jovens – de uma maneira geral, as raras referências técnicas sobre os métodos de treino de Orientação são provenientes quase exclusivamente do escalão da elite orientista. Mas, como sabemos, treinar jovens em crescimento é completamente diferente de treinar elites… as componentes, os objectivos e os conteúdos de treino, bem como as metas a atingir, variam muito ao longo das diferentes idades…” É com esta preocupação implícita que Hélder Ferreira e Emanuel Alte Rodrigues acabam de lançar o “Querer é Poder...”, um blogue apostado na partilha de “instrumentos técnico-pedagógicos, experiências e documentação que possam contribuir para o conhecimento, a actualização e o estudo teórico-prático das principais componentes do treino de Orientação, em particular para jovens nas diferentes idades e fases da sua formação.” Para ter acesso ao blogue basta digitar http://betterorienteer.blogspot.com/ e lá encontrará, entre a matéria específica que compõe os cinco Cadernos Didácticos sobre “Iniciação à Orientação na escola em Mapas Simples”, aquela que os autores do blogue designam por “Pergunta da Semana” e que afinal são quatro, todas elas relacionadas com “O Aquecimento na Orientação”: É importante fazer-se aquecimento nos treinos e provas de Orientação? A sua estrutura será diferente nos treinos e nas provas? Que exercícios de aquecimento costumas fazer? Quanto tempo gastas em média no aquecimento? Participe, publique um comentário sumário ou envie-o por e-mail para better.orienteer@gmail.com e interaja com o blogue e os seus autores enviando também outras questões que gostaria de ver esclarecidas. O Hélder e o Emanuel agradecem toda a colaboração e estão inteiramente disponíveis para esclarecer as suas dúvidas.

[Foto gentilmente cedida por Paulo Fernandes]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: