quarta-feira, 16 de novembro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Soi dizer-se que “mais vale tarde do que nunca”. Vem isto a propósito da página na internet do Portugal O' Meeting 2012, evento maior do nosso calendário e que promete chamar à região de Viseu a fina-flor da Orientação mundial já no próximo mês de Fevereiro. A cargo do Clube Ori-Estarreja e do Clube de Orientação de Viseu - Natura, a organização debateu-se com problemas inesperados para disponibilizar este fundamental cartão de visita. Mas ele aí está, com praticamente todas as funcionalidades já activas, em permanente actualização e com uma novidade: o domínio próprio. “De momento a página parece ser exclusiva do Portugal O' Meeting 2012, mas não”, assevera Nuno Leite, Presidente da colectividade de Estarreja. Para Nuno Leite, "foi muito importante a Federação Portuguesa de Orientação ter registado a marca 'POM' e termos conseguido criar o endereço pom.pt, algo que se justifica plenamente dada a dimensão que o evento está a tomar.” A nova página irá permitir albergar todas as edições do Portugal O' Meeting, não apenas as que se realizarão futuramente, mas também aquelas que já tiveram lugar entretanto, ininterruptamente, desde 1996. “Só assim conseguiremos fazer um historial do POM”, afirma Nuno Leite, para quem é fundamental “o envolvimento da comunidade orientista na disponibilização de todos os dados referentes aos POM anteriores, pelo menos os mais significativos”. Fica aqui o apelo, mas entretanto visite a página do POM em http://www.pom.pt/pt/, olhe para ela com olhos de ver, faça a sua análise e deixe-nos o seu comentário. A Orientação agradece!


2. O Norte Alentejano O' Meeting 2013 já mexe. Depois do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos ter visto a Federação Portuguesa de Orientação distinguir a 7ª edição da prova, uma vez mais, com a chancela WRE – World Ranking Event, os responsáveis pela popular colectividade da Senhora da Hora desdobram-se em contactos e vão levantando a pontinha do véu de mais um grande NAOM. Desta feita, é o Jornal de Nisa que se junta aos media partners do evento e publica uma Entrevista com Fernando Costa, o Director da Prova, e que pode ser lida AQUI. Recorde-se que o NAOM 2013 regressa aos palcos da edição inaugural, em Nisa, nos dias 02 e 03 de Fevereiro, antecipando em uma semana o maior evento de Orientação do nosso País, o Portugal O' Meeting 2013, cuja organização estará a cargo da ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas.


3. É já este sábado que decorre, nos terrenos da ex-Base Aérea nº 2 da Ota, o III Meeting de Orientação da Associação da Força Aérea Portuguesa. Prova do tipo Local, o III MOri AFAP encerrará o recém-criado Campeonato da Estremadura e tem para oferecer três percursos, todos com grau de dificuldade Difícil, embora com distâncias variáveis entre si; Curto (3,5 km), Médio (4,7 km) e Longo (6,7 km). Haverá ainda um percurso de Promoção 1, pensado sobretudo para aqueles que pretendem estrear-se nestas lides ou desenvolver competências ainda numa fase técnica algo incipiente. Resta dizer que a Direcção da Prova estará a cargo do nosso estimado Escada da Costa, com Carlos Garcia e Rui Almeida a assumirem o traçado de percursos. O início das partidas está agendado para as 10h00 e a previsão para a Cerimónia de Entrega de Prémios aponta para as 12h30. Inscrições e demais informação em http://www.orioasis.pt/oasis/homepages.php?action=ev&eventid=1016, através dos e-mail susanadionizio@gmail.com ou cmpgarcia@gmail.com ou pelos telemóveis 938422826, 969574868 ou 914717416. Não falte!


4. Irá decorrer no próximo dia 26 de Novembro a I Prova de Orientação do Skiparque, em Manteigas. A prova inaugura o novo mapa de Orientação daquele complexo desportivo, desenhado por Armando Rodrigues e desenvolvido especificamente para este tipo de actividades.
 A organização, a cargo da Sabores Altaneiros, tem para oferecer um percurso ao encontro das belezas daquele espaço único e perfeitamente acessível a pessoas de qualquer idade. O custo de inscrição é de 5,00 € e a actividade decorrerá entre as 10h00 e as 12h00, seguindo-se a divulgação das classificações e a entrega de prémios.
 Para Luís Marques, responsável máximo pela organização, esta é uma “excelente oportunidade para as pessoas descobrirem um espaço único, com a sua zona envolvente à Pista de Esqui, o seu Parque-Aventura ou a Praia Fluvial, isto para além de fazerem Orientação, naturalmente.” Esta poderá ser mesmo uma excelente oportunidade para as pessoas conhecerem duas modalidades que até são complementares – basta recordar que a Orientação em Esqui é uma das quatro disciplinas da Orientação reconhecidas pela Federação Internacional – já que, de acordo com Luís Marques, “as pessoas que se inscreverem na actividade de Orientação terão descontos na Pista de Esqui e também, para aqueles que pernoitarem nas nossas Casas de Xisto, haverá preços promocionais”. E porque esta é uma altura do ano em que o fascínio das cores outonais atinge, naquela região, um auge de beleza ímpar, estão reunidas todas as condições para um fim-de-semana inesquecível. Saiba tudo em http://www.skiparque.net/.


5. Como é sabido, 2012 é ano de Jogos Olímpicos sendo, por isso, um momento de particular relevância. Neste sentido, o Comité Paralímpico de Portugal está a envidar esforços junto de diferentes entidades para que durante os próximos meses, através dum conjunto diversificado de acções, se proceda à afirmação pública do movimento paralímpico e dos seus distintos protagonistas. Assim sendo, e tendo por objectivo a realização em 2012 do evento denominado “Dia Paralímpico 2012”, o Comité Paralímpico de Portugal reúne na sua sede com as Federações associadas, no próximo dia 21 de Novembro, pelas 18h00, para apresentação do evento. Orientação de Precisão e Orientação Adaptada no Dia Paralímpico 2012? Todos torcemos para que o sonho se torne realidade. Saiba mais na página do Comité Paralímpico de Portugal, em www.paralimpicos.eu.


6. A angariação e a iniciação de novos praticantes para a Orientação tem sido uma preocupação constante das Escolas Secundárias de Palmela e do Pinhal Novo, no primeiro caso desde há quase 20 anos e, no caso do Pinhal Novo, de há 14 anos a esta parte. Há ainda outras Escolas dos 2º e 3º ciclos que também possuem Grupo/Equipa de Orientação, contribuindo para que o número de praticantes neste concelho seja elevado. A continuidade do trabalho desenvolvido é decisiva para o sucesso e as actividades promocionais, de treino e de competição são parte integrante desse trabalho. Nesse sentido realizou-se no passado sábado, mais um pequeno treino em Palmela, no Parque Venâncio Ribeiro da Costa. Enquanto os mais velhos realizaram treino físico de rampas e BTT, os principiantes tiveram à sua disposição um percurso em linha e, de seguida, um percurso de escolha múltipla. Mas as coisas são cada vez menos fáceis de gerir e, de acordo com a opinião de um dos grandes dinamizadores deste notável trabalho, o Professor Daniel Pó, o futuro revela-se complicado: “Face às dificuldades acrescidas no que respeita às verbas e apoios para transportes, este ano lectivo não haverá a participação em provas que seria desejável e procuraremos que haja um reforço de treinos nesta zona, recorrendo à BTT para fazer deslocar os alunos.” No sábado, os alunos de Pinhal Novo recorreram precisamente à bicicleta para se deslocarem, percorrendo 10 km em cada sentido, destacando-se aqui a colaboração dos professores Agostinho Silva e Jorge Moreira, em resultado da proximidade do trabalho realizado entre as equipas de BTT e de Orientação. As últimas palavras de Daniel Pó revelam tudo menos desanimo: “Para já mais um grupo promissor parece estar a surgir.” Pode ver uma selecção de fotos na página de Paulo Fernandes, no Facebook [AQUI]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: