quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. A IOF - Federação Internacional de Orientação acaba de divulgar a lista de eventos pontuáveis para o ranking mundial de Orientação em BTT 2012. Serão 28 eventos, entre os dias 31 de Março e 28 de Outubro de 2012, espalhados por 11 países, entre os quais Portugal. As provas WRE portuguesas terão lugar em 14 e 15 de Abril, inseridas no Portugal O'Meeting / Campeonato Nacional de Orientação em BTT 2012, e revisitarão os terrenos dos Mundiais de 2010, em Montalegre, Chaves e Boticas, pelas mãos do Clube Montes e Vales. O ponto alto da temporada terá lugar em Veszprém (Hungria), com a disputa dos Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT WOC MTBO 2012, de 20 a 25 de Agosto. Recorde-se que o ranking mundial 2011 fechou com os finlandeses Samuli Saarela e Ingrid Stengard nos lugares cimeiros, em masculinos e femininos, respectivamente. O melhor atleta português no ranking é Davide Machado, na 21ª posição.


2. A Federação de Orientação do Rio de Janeiro (FORJ) e o Kaapora Orientação Clube levam a efeito no próximo domingo, 13 de Dezembro, a 5ª etapa do XVIII Campeonato de Orientação do Estado do Rio de Janeiro. A prova que encerrará a temporada 2011 terá lugar na Fazenda Santo Antônio, em Silva Jardim-RJ e traz com ela mais uma actividade de Orientação de Precisão. Entre os entusiastas desta disciplina conta-se Dirceu Nonato dos Santos, Director da Prova, que ao Orientovar revelou que o percurso de Orientação de Precisão tem já “a presença confirmada de dez atletas”. Aquele responsável realça o facto de que “a prova já está montada e terá a partida, o seu eixo de progressão e chegada compartilhada com a área da Orientação Pedestre, o que acreditamos dará um carácter acentuado da inclusão social dos portadores de necessidades especiais.” No boletim do evento – AQUI – pode ler-se que “os atletas participantes da modalidade de Pré-O devem ser previamente filiados à FORJ por um clube de Orientação a fim de obterem números de registo. Atletas não filiados não poderão participar no evento. A organização do evento envidará todos os esforços para filiar os atletas regularmente, mesmo que no próprio dia e no local do evento.”


3. A neve já cobre os pontos mais altos da Serra da Estrela e os amantes dos desportos de Inverno começam a retirar dos armários o material e a olhar para o calendário de 2012 à procura dum fim-de-semana prolongado para fazerem o gosto aos esquis. Pois bem, para os muitos amantes da Orientação, porque não "juntar o útil ao agradável", alinhavar as datas de 7 e 8 de Janeiro de 2012 e viajar até ao Valle de Pineta, nos Pirinéus Aragoneses, a fim de participar na primeira prova da Liga Espanhola de Orientação em Esqui. Israel Fuentes Herranz, o Director da Prova, dá-lhe três bons motivos para pensar a sério no assunto: Fazer história e poder colaborar na introdução desta modalidade desportiva da Orientação em Espanha; poder acompanhar a estreia oficial do Club Wakhán Raiders nesta novidade chamada Orientação em Esqui; e, não menos importante, desfrutar em pleno, tanto dos desafios deste desporto, como das belezas que este escondido e precioso vale tem para oferecer. Saiba mais em http://www.fedo.org/competicion/Ski_O/SkiPineta.PDF.


4. Depois de ter estado em risco, a 16ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal - http://www.cdp.pt/ - teve lugar na noite de ontem, no Casino do Estoril, distinguindo os desportistas que mais se evidenciaram na época desportiva finda. Subordinada ao tema “CPLP – A Língua une, o Desporto reforça”, tendo em vista a divulgação dos Jogos Desportivos da CPLP que se realizam em Portugal em Julho de 2012, a 16ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal atribuiu os galardões “Desportistas do Ano” ao motociclista Hélder Rodrigues (Atleta Masculino 2011), à judoca Telma Monteiro (Atleta Feminino 2011), à canoísta Francisca Laia (Jovem Promessa 2011), ao treinador da Selecção Nacional de Futebol de Sub-20, Ilídio Vale (Treinador 2011) e à Selecção Nacional de Futebol de Sub-20 (Equipa 2011). Nesta Gala, o atleta do COC – Clube de Orientação do Centro, Joaquim Sousa (na foto), foi galardoado com o Troféu para a Personalidade do Ano da Orientação. Um justo reconhecimento para um atleta que manteve uma regularidade impressionante ao longo da temporada, bateu-se de igual para igual com todos os demais valores da nossa Orientação e teve no título de Vice-Campeão do Mundo de Veteranos, na vertente de Sprint, o ponto alto deste ano repleto de alegrias. Para ele vai, com enorme emoção, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao nosso grande atleta Joaquim Sousa que de mansinho mas com muita garra e dedicação,vai dando bofetada atrás de bofetada de luva branca, a alguns dos iluminados da nossa modalidade.
Parabéns também ao seu dedicado treinador Albano João e porque não também ao seu clube COC?

Rui Antunes

Dinis Costa disse...

Ela, a orientação, está-lhe no corpo e na alma. E, pelos resultados eles sabem mais de “…duas ou três coisas…” Parabéns!