segunda-feira, 24 de outubro de 2011

VI CAMPEONATO IBÉRICO DE CORRIDAS DE AVENTURA / RAID AVENTURA COA: TEAM BUFF THERMOCOOL LEVA A MELHOR



Quatro anos depois de Chaves / Montalegre e um par de anos após o III Raid Aventura Ranger, de Lamego, o Campeonato Ibérico de Corridas de Aventura regressou a Portugal. Ao longo do fim-de-semana, o concelho de Abrantes recebeu a 6ª edição duma prova plena de emoção e que consagrou os espanhóis da Team Buff Thermocool como os grandes vencedores.


Metade Verão, metade Inverno, o passado fim-de-semana chamou a Abrantes os amantes das Corridas de Aventura para a disputa do VI Campeonato Ibérico / Raid Aventura COA. Com organização a cargo do Clube de Orientação e Aventura, Federação Portuguesa de Orientação e Município de Abrantes, a prova contou com a participação de 13 equipas no escalão de Elite, às quais se devem somar 22 no escalão de Aventura e 7 no escalão de Promoção, perfazendo um total de 42 equipas e 126 atletas.

O evento arrancou pelas 8h00 da manhã de sábado com uma prova de Orientação em BTT a ligar o Tecnopolo de Abrantes à Praia Fluvial de Aldeia do Mato. Logo ali a turma espanhola da Buff Thermocool e a portuguesa do Clube de Praças da Armada davam o mote, tomando a liderança da prova com um total de 14 CP e lançando um duelo que iria conhecer ao longo do primeiro dia de provas os mais imprevistos desenvolvimentos.


Etapa de canoagem revela-se decisiva

Aldeia do Mato assistiria às duas etapas seguintes, a última das quais se revelaria decisiva para o escalonamento final. Com efeito, a segunda etapa – Orientação Pedestre, com o aliciante de dois CP poderem ver duplicado o seu valor – teve na Desnível Elite Mista a grande vencedora, recuperando os dois pontos de desvantagem trazidos da primeira etapa e juntando-se aos espanhóis da Buff Thermocool. A Globaz fixava-se na terceira posição a um CP dos primeiros, enquanto o Clube de Praças da Armada caía para a quarta posição com uma desvantagem de dois CP. A terceira etapa, designada “Segredos da Aldeia”, decorreu na zona fluvial de Aldeia do Mato e consistiu numa prova de Canoagem. Foi precisamente aqui que praticamente ficou decidida a prova, com a Team Buff Thermocool a amealhar um total de 19 CP, mais 6 que o Clube de Praças da Armada. Dois simples CP a triplicar que fizeram toda a diferença.

Com uma vantagem de 3 CP para a Desnível Elite Mista e de 4 CP para a Keltoi e a Globaz, os líderes do Raid Aventura COA permitiram-se repousar um pouco nas duas etapas seguintes – percurso de BTT em linha e Orientação Pedestre + Slide + Rappel + Ori-Parque – e, no regresso a Abrantes, viram o Clube de Praças da Armada recuperar 5 CP e chegar agora ao segundo lugar a uns ameaçadores 3 CP de distância. Na sexta etapa – Run & Bike - os espanhóis da Team Buff Thermoccol voltaram a ser os mais fortes e, no final do primeiro dia, contabilizavam um total de 77 CP, contra 73 CP do Clube de Praças da Armada, que seguia na segunda posição. Keltoi (70 CP), Globaz (66 CP) e Clube Millennium BCP 1 (62 CP) ocupavam as posições imediatas. A primeira equipa de Elite Mista era então a Desnível, com 61 CP controlados mas a chegar ao final da sexta etapa em francas dificuldades (se notarmos que, nas três últimas etapas deste primeiro dia, a Desnível controlou menos 13 CP que os líderes da prova, percebe-se o quão descendente foi a curva na segunda metade da jornada).


Bosch vence em Aventura, H3 leva a melhor em Promoção

Orientação em BTT, Run & Bike e uma prova final de Score 100 ocuparam o segundo dia de provas e não trouxeram qualquer alteração no escalonamento das 6 primeiras equipas, já que todas elas alcançaram rigorosamente o mesmo número de CP's controlados. Contas feitas, a Team Buff Thermocool chegou à vitória com 98 CP e um tempo de 20:52:45, enquanto o Clube de Praças da Armada (94 CP, 20:37:58) e os espanhóis da Keltoi (91 CP, 21:01:10) ocupavam por esta ordem os lugares imediatos do pódio.

Com 85 CP e um tempo final de 21:00:37, a turma da Bosch venceu o escalão de Aventura, deixando atrás de si o Team Pró-Bacalhau (80 CP, 21:02:07) e a Destilaria Levira (79 CP, 20:49:53). Por sua vez, no escalão de Promoção, a vitória coube à equipa H3, com 50 CP em 16:41:54 e uma vantagem significativa de 7 CP sobre a EcoEvolution, segunda classificada. As Corridas de Aventura regressam no último fim-de-semana de Novembro, com a disputa, em Mafra / Sintra, do I Raid Aventura “Trilhos Saloios”.






Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Gato disse...

Apenas uma pequena correcção: a equipa do Clube de Praças da Armada era mista. Assim, no final de Sábado, a melhor equipa de elite mista eram os CPA e não a Desnível.
Jorge Xará