segunda-feira, 31 de outubro de 2011

TIAGO AIRES E O CNA 2011: "A ORIENTAÇÃO TEM DE VIR URGENTEMENTE PARA A ZONA DE VISEU"




Foi uma luta renhida de princípio a fim. Na chegada, contas feitas, Tiago Aires sagrava-se Campeão Nacional Absoluto 2011, sucedendo a... Tiago Aires. Um “bis” particularmente saboroso e que o confirma como o grande vencedor do ranking da Taça de Portugal da presente temporada.


Orientovar - O objectivo era, claramente, a vitória...!?

Tiago Aires - Sim, mas mais importante do que a vitória, muitas vezes, é alcançarmos boas prestações. E isso eu não consegui. Já no primeiro dia não o tinha conseguido, apesar de ter feito a prova a “meio gás”, mas mesmo assim penso que, se queremos evoluir na modalidade e ser regulares, temos de ser regulares sempre, não pode ser só às vezes. E muito menos em momentos importantes.

Orientovar - Este é o final da temporada para si ou é já o começo da nova temporada que se avizinha?

Tiago Aires - O meu caso é um caso muito particular. Estive parado muito tempo, com uma anemia muito grave e apenas na última semana de Agosto comecei a treinar. O problema ainda não está totalmente debelado, agora vou fazer análises e só depois de saber os resultados é que serei aconselhado se posso voltar a treinar no duro ou não. É óbvio que tenho treinado – não vim para aqui sem treinos –, mas não tanto como gostaria.

Orientovar - Como é que viu estes mapas e terrenos, esta organização?

Tiago Aires - Eu gostaria de poder influenciar as pessoas a verem estes terrenos como eu os vi. A Orientação tem de vir urgentemente para a zona de Viseu. Viseu tem de ser o centro de qualidade dos eventos de Orientação a nível nacional. Temos aqui um clube como o Clube de Orientação de Viseu – Natura, um clube com uma dinâmica surpreendente e no qual praticamente ninguém repara, um clube que fez parceria aqui com o Ori-Estarreja, vai manter essa parceria também no Portugal O' Meeting e é um clube que tem um potencial de terrenos incrível, muitos deles tão bons ou melhores do que estes.

Orientovar - Perspectiva-se, portanto, um Portugal O' Meeting de excelência...

Tiago Aires - Espero que sim, embora em relação ao Portugal O' Meeting eu não seja a pessoa indicada para falar, visto assinar alguns mapas. Mas aquilo que importa vincar é que, durante grande parte do ano, quer com estágios, quer com provas, a Orientação tem de se instalar aqui. E depois ter uma organização que permita o espectáculo, que permita uma Arena, um ponto de espectadores, porque só assim nós atletas podemos evoluir e termos jovens a mostrar todo o seu potencial como o fizeram aqui. Há sempre coisas a melhorar no aspecto logísitico, nomeadamente as sinalizações, mas naquilo que é importante, no que concerne à competição, aos mapas, aos percursos, aos locais escolhidos e ao espectáculo inerente à Arena, aí não há praticamente nada a apontar. Agora, se tivermos provas medianas – para não dizer más! - como tivemos ao longo da época, é difícil evoluir.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: