segunda-feira, 17 de outubro de 2011

IX OPEN DOS AMIGOS DA MONTANHA: JOAQUIM SOUSA VENCE EM CASA




A Norte, numa manhã ideal para a prática de desportos de ar livre, a Orientação “quis ver as vistas” do alto do Monte da Franqueira, em Barcelos. Ao encontro do IX Open dos Amigos da Montanha, gente de todas as idades desfrutou das belezas dum local privilegiado, mergulhando num desporto para todos, com todos.


O Monte da Franqueira foi, na manhã de ontem, o palco escolhido pela Secção de Orientação da Associação Amigos da Montanha para a realização daquela que foi a sua última Prova Local de Orientação Pedestre da presente temporada. A zona escolhida para a elaboração do mapa revelou-se acertada pela sua beleza natural, proporcionando aos participantes percursos muito agradáveis e, simultaneamente, com alguma exigência física e técnica. Do Convento dos Frades à zona do Castelo de Faria, não esquecendo o Escadório e o Parque de Merendas do Santuário da Franqueira, foram muitos aqueles que puseram à prova a sua habilidade e capacidades, no que para muitos constituiu um primeiro contacto com esta modalidade tão singularmente apelativa.

A organização colocou à disposição dos participantes dois percursos, um de PROM1 – percurso com grau de dificuldade baixa e uma distância aproximada de 3 km - e outro de PROM3, de dificuldade Média e uma distância de 5 km. Porque a maioria daqueles que responderam à chamada não tinha experiência anterior em Orientação, dos 132 participantes presentes, 91 escolheram o percurso mais simples e 41 optaram pelo de dificuldade média.


Joaquim Sousa e Miguel Costa, os grandes vencedores

Para a história, ficam os pódios deste IX Open dos Amigos da Montanha. Em PROM1 venceu Miguel Costa com o tempo de 45:18 e uma vantagem de escassos dez segundos sobre os segundos classificados, o par Filipe Martins e Rafael Martins. A terceira posição coube a Alexandra Alves. Quanto ao escalão de PROM3, Joaquim Sousa foi o natural vencedor, ao cumprir o seu percurso no tempo de 35:38. Nas posições imediatas classificaram-se Rafael Lima, Miguel Novais, Maria João Sá e José Fernandes, por esta ordem.

Jorge Martins da Silva, verdadeira força motriz desta incansável turma de Barcelinhos, era no final um homem satisfeito: “O número de participantes superou todas as nossas expectativas e houve grande adesão à formação de grupos, normalmente famílias, que ao longo do percurso iam partilhando opiniões sobre as melhores opções.” Aquele responsável fez questão de salientar “a presença de muitos adolescentes - cerca da metade eram menores de 17 anos - a presença de alguns dos melhores atletas da região Norte e ainda participação de elevado número de famílias”, acrescentando que “muitos participantes manifestaram agrado pelo trabalho que os Amigos da Montanha vêm realizando na elaboração de mapas de Orientação no concelho de Barcelos, o que permite levar a efeito uma prática mais regular e com mapas adequados à modalidade.” E a finalizar: “A organização ficou agradada com a adesão a esta prova e com as opiniões manifestadas pelos participantes.”




[Fotos gentilmente cedidas por Jorge Martins da Silva]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: