segunda-feira, 10 de outubro de 2011

IV TORNEIO .COM MAPA: JOAQUIM SOUSA DISTINGUE-SE EM GRANDE JORNADA DE ORIENTAÇÃO




Joaquim Sousa levou de vencida as etapas deste fim-de-semana do IV Torneio .ComMapa. O evento contou com a participação de 74 atletas e constituiu mais uma excelente jornada de Orientação.


O IV Torneio .ComMapa aproxima-se do fim. Disputadas no passado sábado, no mapa de Moscoso, as 10ª e 11ª etapas mantiveram o modelo das etapas anteriores, com um percurso de Iniciação e outro de Desenvolvimento. Foi, todavia, possível verificar um aumento apreciável do grau de exigência técnica e fisica, no que respeita aos percursos de Desenvolvimento relativamente às etapas
anteriores.

Um dos motivos que levou a esta decisão, de acordo com as palavras de José Fernandes, destacado “activista” do clube organizador – Clube de Orientação do Minho - e responsável pelo traçado de percursos da 11ª etapa, teve a ver com a tentativa de “maximizar uma deslocação de cerca de 75km e também termos entre nós alguns dos melhores atletas do COC, CPOC e Orimarão, que há bastante tempo tinham anunciado a sua presença, numa parceria que o .COM tem vindo a
realizar com esses e outros clubes.”


Primeiro contacto com a Orientação para uma trintena de participantes

Para além destes, o evento contou com um bom número de assíduos atletas desta valorosa iniciativa e ainda de um grupo de cerca de trinta participantes que tiveram ali o seu primeiro contacto com a modalidade, confessando no final o seu deslumbramento para com o nosso desporto e sobretudo com as magníficas imagens que retiveram das florestas atravessadas. Refira-se que este grupo só efectuou a primeira etapa, seguindo depois para o Restaurante Borda D'Água, em Salto, onde retemperaram energias saboreando as deliciosas iguarias da região.

José Fernandes esclarece ainda que “estas etapas do torneio fizeram também parte integrante de um estágio com os clubes acima referidos, que terminou ao principio da tarde de domingo com a realização de um percurso de Distância Longa no mapa da Cabreira, tendo parte do percurso da Elite Masculina visitado uma área do mapa que já não era utilizada há mais de uma dezena de anos.” E a terminar: “Esta foi a edição mais desgastante do torneio, mas também uma das mais gratificantes para os participantes, tendo em conta as suas reacções no final.”

Resultados
10ª Etapa
Desenvolvimento
1º Joaquim Sousa (COC) 50:44
2º André Ramos (COC) 52:44
3º Paulo Franco (COC) 59:20
Iniciação
1º Samuel Vieira (EDOM/EBS Vieira do Minho) 26:09
2º José Antunes (EDOM/Rio Caldo) 26:25
3º Fernando Magalhães (Individual) 26:42

11ª Etapa
Desenvolvimento
1º Joaquim Sousa (COC) 45:09
2º Paulo Franco (COC) 48:04
3º Gildo Silva (COC) 50:10
Iniciação
1º Bruno Loureiro (EDOM/Rio Caldo) 19:00
2º Margarida Loureiro (EDOM/Rio Caldo) 28:43
3º Mónica Soares (EDOM/Rio Caldo) 28:56

Mais informações e resultados completos em http://www.pontocom.pt/actividades/IVTorneioCOMmapa/etapa1011.php.

[Foto gentilmente cedida por Gildo Silva]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: