quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Juscelino Alencar Karnikowski (Clube de Orientação Gralha Azul) e Tânia Maria Jesus De Carvalho (Associação de Orientação dos Alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro) foram os grandes vencedores da III Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação, que teve lugar no passado fim-de-semana em Caldas Novas, município brasileiro do Estado de Goiás. O evento reuniu um total de 478 participantes, em representação de 61 clubes. Karnikowski impôs-se em ambas as provas que se estenderam ao longo de dois dias, enquanto Tânia De Carvalho mostrou-se implacável na prova de Distância Longa do último dia, virando a seu favor um resultado que dava vantagem a Mirian Ferraz Pasturiza (Clube de Orientação San Martin) no final da primeira prova. No sector masculino, Leandro Pereira Pasturiza – e abro aqui um parêntesis para lhe enviar um abraço de parabéns no dia do seu aniversário – mantém-se firme na liderança do ranking, enquanto nas senhoras Tânia Maria Jesus de Carvalho e Mirian Ferraz Pasturiza reeditam o grande duelo de 2010, mas a vantagem vai pertencendo a Mirian, quando faltam contabilizar o Sul-Americano e o Estadual. Quanto ao CamBOr 2011, Leandro Pereira Pasturiza e Mirian Ferraz Pasturiza são os grandes vencedores. Os resultados podem ser consultados em http://www.helga-o.com/webres/.


2. Aguardado com enorme expectativa, o Campeonato Nacional Absoluto de Orientação Pedestre conhece no próximo fim-de-semana a sua nona edição. Aos amantes do desporto da floresta, oferece o Clube de Orientação de Estarreja o melhor dos seus palcos, fazendo dos concelhos de Vouzela e S. Pedro do Sul o fulcro das atenções. Serão duas provas de Distância Média num sistema de todos contra todos e onde a curiosidade maior reside na luta a travar entre os atletas de Elite – naturais favoritos – e os mais novos. Em 2003/2004, Maria João Sá dava o mote e, ainda Júnior, seria a grande vencedora da segunda edição da prova. Mais recentemente, em 2007/2008, Tiago Romão alcançaria igual desiderato. Pelo meio, temos essa vitória do veterano Armando Santos Sousa, em 2005/2006, a quebrar o “reinado” de Marco Póvoa, vencedor nas três primeiras edições dos Absolutos. Este ano, Tiago Aires e Maria João Sá lutarão na defesa dos seus títulos e são eles, entre as quatro centenas de participantes aguardados, os grandes favoritos à vitória final. Resta-nos agora esperar para ver! Toda a informação em http://www.ori-estarreja.pt/.


3. O CAVA – Clube de Amigos de Vieira e a ANDDI – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual organizam no dia 7 de Dezembro de 2011, em Vieira do Minho, um conjunto de actividades desportivas que visam assinalar o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência. Embora não esteja delineado ainda o Programa final, o Orientovar sabe que a grande novidade no conjunto de actividades projectadas será a Orientação Adaptada. Observador atento e participante interessado na actividade experimental que teve lugar no Parque da Cidade do Porto no passado dia 14 de Outubro, o Director Executivo da ANDDI, Engenheiro José Costa Pereira, não perdeu tempo. As reuniões de trabalho sucedem-se e a ANDDI está empenhada em levar por diante este projecto. O Regulamento Provisório – entretanto criado e oportunamente divulgado neste espaço – foi já alvo de análise e das necessárias adaptações e as iniciativas de Actividade de Orientação Adaptada preparam-se para se espalhar um pouco por todo o País, a título de demonstração, até ao final de Maio. O passo seguinte consistirá em trabalhar no Regulamento para a Competição de Orientação Adaptada, a qual será uma realidade no próximo quadriénio olímpico (2013-2016), com o nascimento dos Quadros Competitivos Nacionais e do Campeonato Nacional de Orientação Adaptada. Pela aposta numa modalidade que acaba de nascer, pelo alcance das iniciativas a ela ligadas e pela postura de intervenção cívica que tão bem caracteriza a ANDDI e todos aqueles que pugnam pelo direito à prática desportiva, para o Engenheiro José Costa Pereira vai, com sentido apreço, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: