quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Desde a Assembleia-Geral da IOF – Federação Internacional de Orientação, em Trondheim (Agosto de 2010), que o organismo máximo da modalidade tem vindo a trabalhar activamente num novo modelo para os Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre. O resultado desse trabalho foi apresentado nos últimos mundiais de França e as reacções – como oportunamente o Orientovar noticiou -, foram o mais negativas possível. Mas entre a fina-flor da Orientação mundial, também há vozes concordantes com o novo formato, a começar pelo norueguês Øystein Kvaal Østerbø (na foto). Este é o tema de fundo do O-Zine nº 3 (Outubro.2011), a newsletter da IOF, onde se faz a apologia do conjunto de propostas que irão a votação na Assembleia-Geral de Julho do próximo ano, na cidade suíça de Lausanne. Leia isto e muito mais em http://orienteering.org/wp-content/uploads/2010/12/O-zine-03-2011.pdf.


2. A Federação Portuguesa de Orientação, numa parceria com a Câmara Municipal de Palmela, acaba de abrir concurso para a criação do Logótipo que identifique o Campeonato da Europa de Orientação e o Campeonato da Europa de Orientação de Precisão 2014. Aberto a qualquer indivíduo ou equipa, o logótipo deverá veicular uma imagem de sol, praia e alegria e irá ser aplicado em folheto, cartaz, anúncio de imprensa, outros suportes de comunicação, incluindo internet, pendões, galhardetes, bandeiras, t-shirts, equipamento desportivo, produtos de marketing, instalações e outro material identificativo. Ao vencedor do concurso será atribuído um kit que integra um exemplar de cada material promocional individual produzido e que contenha o logótipo do evento, bem como a oferta de uma noite de alojamento e jantar na Pousada de Palmela, Castelo de Palmela para duas pessoas. Os trabalhos deverão ser dirigidos à Federação Portuguesa de Orientação e enviados em envelope fechado à Escola Secundária de Palmela, Avenida Palmelense Futebol Clube, 2950-288 Palmela, ou entregues em mão directamente nos Serviços Administrativos – Secretaria da FPO, até às 15h30 do dia 09 de Janeiro de 2012. O Regulamento pode ser consultado AQUI.


3. Nos próximos dias 22 e 23 de Outubro, o COA - Clube de Orientação e Aventura vai organizar, em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes e a Federação Portuguesa de Orientação, o VI Campeonato Ibérico de Corridas Aventura / Raid Aventura COA. Esta prova terá como pano de fundo o concelho de Abrantes que nunca tinha acolhido uma prova deste género. Para os participantes lusos e do país vizinho, o COA preparou várias actividades aventura outdoor, aproveitando os diversos recursos naturais que o concelho tem para oferecer. Deste modo os participantes irão realizar actividades como Canoagem, BTT, Escalada e Orientação Pedestre, sempre desfrutando das bonitas paisagens do concelho. As 39 equipas inscritas encontram-se distribuídas pelos escalões de Elite (9 equipas, 4 das quais espanholas), Elite Mista (5), Aventura (21) e Promoção (4). Saiba mais em http://iberico-aventura2011.webnode.pt/.


4. No próximo sábado, dia 22 de Outubro de 2011, pelas 9h30m, terá lugar no Jamor mais uma actividade enquadrada no programa «Mexa-se Mais» da Câmara Municipal de Oeiras. Organizada pelo CPOC – Clube Português de Orientação e Corrida, a actividade reparte-se por três vertentes - formação, passeio e treino -, havendo lugar a uma explicação inicial sobre o tipo de evento que os participantes irão encontrar, assim como “briefings” de introdução à Orientação para quem o solicitar. O local de concentração será na Praça da Maratona, decorrendo a actividade no Mapa do Jamor, revisto e actualizado. Serão utilizados cartões de controlo e não haverá prémios nem afixação de resultados. A participação na actividade é aberta a todos e gratuita. No entanto a inscrição (indicando nome completo, contacto telefónico e escalão de participação) é necessária para garantir que não faltam mapas. Esclarecimento de eventuais dúvidas e inscrições através do e-mail mexasemais@cpoc.pt.


5. O protocolo firmado em 25 de Maio de 2011 entre a Federação Portuguesa de Orientação e a Localvisão tem-se revelado particularmente profícuo. Na verdade, não estávamos habituados a uma tão grande produção de conteúdos – e conteúdos de qualidade – com todos os benefícios que daí advém para a promoção e divulgação da nossa modalidade. O episódio mais recente deste alegre “casamento” dá pelo nome de “Orientação é GIRO!” e reporta-se ao evento que invadiu o Parque da Cidade do Porto, na passada sexta-feira, ao encontro da Orientação de Precisão e dessa novidade que dá pelo nome de Orientação Adaptada. Um filme com a duração de 5:05 e que pode ser visto clicando na imagem abaixo. Para ver, rever e PARTILHAR!




6. Vieram de vários pontos do Norte do País e, por um dia, trocaram o seu habitual local de trabalho, oferecendo em troca a sua disponibilidade e a sua solidariedade em prol dos que mais necessitam. São voluntários de Empresas associadas do GRACE, o Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial que, pelo sexto ano consecutivo, leva a efeito o projecto GIRO um pouco por todo o País. O Porto foi uma das cidades escolhidas e alvo da acção de 55 voluntários que enquadraram e prestaram o devido acompanhamento e assistência aos quarenta participantes nas actividades de Orientação de Precisão e Orientação Adaptada organizadas pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos na manhã do passado dia 14 no Parque da Cidade. Pelo abraço a uma causa solidária, pelo suporte dado à Orientação ao encontro das pessoas com deficiência e por todo o seu entusiasmo, alegria e tanta dádiva numa manhã intensamente vivida e sentida por todos, para o Projecto GIRO vai, com o sentido da mais viva admiração e gratidão, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: