quarta-feira, 5 de outubro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Com o objectivo de aumentar a regularidade e melhorar o enquadramento dos eventos de Estafetas realizados por todo o país, a Federação Portuguesa de Orientação irá lançar em 2012 o Circuito Nacional de Estafetas. Isto mesmo pode ler-se na página oficial da Federação http://www.fpo.pt/www/images/fpo/comunicados/gerais/2011/028_circuito_estafetas.pdf. Pretende-se que o Circuito 2012 seja composto por um número de eventos nunca superior a cinco, sendo contabilizados para a pontuação final todos os eventos menos um. À semelhança do que irá acontecer com o novíssimo Circuito Urbano de Orientação 2012, a estrutura competitiva irá assentar em seis categorias, assim enunciadas: - Jovens Femininos e Masculinos, Seniores Femininos e Masculinos e Veteranos Femininos e Masculinos. Serão vencedores do Circuito os clubes que conquistarem o maior número de pontos em cada categoria competitiva. As candidaturas para a organização desta primeira edição do Circuito Nacional de Estafetas devem ser remetidas à Federação Portuguesa de Orientação até 31 de Outubro de 2011.


2. No rescaldo da sua participação nos Mundiais de Desporto Escolar ISF Itália 2011, o Grupo-Equipa de Orientação da EB 2,3 Conde d'Ourém foi agraciado pela Câmara Municipal de Ourém com uma prenda muito especial. Trata-se dum “kit de treino” (bases e 20 SI's) e um “kit de impressão” (impressora térmica, rolos de papel, etc), ao qual a Escola conseguiu adicionar, através do seu orçamento, a base BSM7-D-USB que permite transferir os dados dos SI's para o PC. Para João Vítor Alves, grande dinamizador das actividades de Orientação naquele importante núcleo escolar, este material vai “de certeza absoluta, rentabilizar o trabalho desenvolvido principalmente com os Iniciados e Juvenis - alguns deles serão, em breve, atletas do GD4C -, uma vez que a Direção Executiva me autorizou a utilizar a tarde de quarta-feira para trabalhar com estes alunos.” E será sobretudo para eles que o material terá mais interesse, passando a ser possível "brincar" com os percursos, quantificar o seu desempenho, comparar os tempos e estudar, em conjunto, as opções/tempos de cada pernada. Para os alunos a iniciar a modalidade será também um incentivo porque, como diz o Professor João Alves, “eles gostam de ter aquela coisa no dedo, com o eles dizem no início, e de, no final do treino, ficarem também com o ticket da impressora com o tempo que fizeram.” Uma última nota para referir que todo este material será também utilizado pela Escola da Freixianda, do Professor Victor Delgado, porque se entende – e bem! - que deverá servir para desenvolver a modalidade no Concelho (os alunos da Freixianda, quando transitam para o Ensino Secundário, passam na sua maioria a frequentar a Escola Secundária de Ourém, com a qual existe um protocolo de Escola de Referência Desportiva).


3. O Ginásio Clube Figueirense, através da sua Secção de Orientação, vem propor um desafio já no próximo domingo, 9 de Outubro, com a organização duma prova de divulgação da modalidade em Montemor-o-Velho. A actividade decorrerá na zona urbana de Montemor-O-Velho, com as suas ruas e becos - assim como o Castelo - que a tornam única e distinta, e que irá, seguramente, contribuir com uma envolvente singular para uma jornada franca de divulgação da modalidade, a par do convívio e lazer. Para a organização, “a nossa vontade e determinação em bem receber e bem-fazer irão certamente ajudar no que queremos que venha a ser mais uma excelente jornada de Orientação”. É também por isso que aqui juntamos a nossa voz ao repto dos ginasistas: Atreve-te! Contamos contigo! Mais informações em http://montemor9out.ginasiori.com/ ou junto de Rui Mora, através do 965540367. Até lá e, desde já, bem-vindo a Montemor-o-Velho.


4. No sábado anterior – e não no dia 9 de Outubro, como foi inicialmente divulgado - o V Troféu Ori-Alentejo 2011 conhecerá a sua etapa de encerramento. Com organização da ADFA – Associação dos deficientes das Forças Armadas, esta será uma prova de Distância Intermédia que se realizará no mapa do Açude das Bicas, na Freguesia da Landeira (Vendas Novas), que foi palco da final do Campeonato Nacional Absoluto de 2009. Para mais informações consulte http://orialentejo.webnode.pt/news/etapa-de-encerramento-do-ori-alentejo-2011-vendas-novas/. Nesse mesmo dia, no Norte do País, também o 4º Torneio .ComMapa se aproxima rapidamente do fim e conhece mais duas etapas – a 10ª e a 11ª – no mapa de Moscoso (Cabeceiras de Basto). Muita e boa Orientação está igualmente prometida nesta jornada dupla de aliciantes mil, podendo encontrar mais informações em http://www.pontocom.pt/actividades/IVTorneioCOMmapa/etapa1011.php.


5. O suíço Daniel Hubmann e a sueca Helena Jansson foram os grandes vencedores da Taça do Mundo de Orientação Pedestre 2011, que conheceu no passado fim de semana, em La Chaux-de-Fonds (Suiça), as duas últimas provas. Com um total de três vitórias em dez etapas e 788 pontos amealhados, Hubmann impôs-se ao gaulês Thierry Gueorgiou, actual líder do ranking mundial, pela esmagadora vantagem de 228 pontos, cabendo a terceira posição ao suíço Matthias Merz, com 475 pontos. No sector feminino Helena Jansson bateu todas as demais competidoras “em cima da linha de meta”, levando de vencida a Taça do Mundo com um triunfo apenas nas dez etapas disputadas (precisamente aquele que lhe valeu o título mundial de Distância Média, no passado mês de Agosto, em França). A atleta sueca alcançou um total de 500 pontos, contra os 480 da finlandesa Minna Kauppi e os 478 da também sueca Lena Eliasson. Entre os 77 atletas presentes na prova masculina da penúltima etapa da Taça do Mundo (a última etapa destinou-se exclusivamente aos 40 melhores classificados do ranking da competição em cada uma das categorias), contaram-se os portugueses Diogo Miguel (51º classificado), João Mega Figueiredo (62º), Miguel Reis e Silva (65º) e Tiago Gingão Leal (67º). Tudo para conferir em http://iof.6prog.org/WC_Home.aspx.


6. “Com apoio da Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Saúde junto ao PSF Limoeiro, sob a direção da enfermeira Stefânia Duarte Almeida e equipe da Unidade de Saúde, cadeirantes de Paraíba do Sul tiveram participação inédita na 3ª etapa do COERJ 2011, Campeonato de Orientação do Estado do Rio de Janeiro, que teve incluso o percurso de Orientação de Precisão.” É desta forma que a página do Governo do Município de Paraíba do Sul, Cidade da Paz - http://www.paraibanet.com.br/principal.php?pagina=noticias/mostra&id=1190 – dá nota da mais recente iniciativa de Orientação de Precisão levada a cabo no Brasil. Stefania Duarte de Almeida foi, na realidade, o verdadeiro motor deste movimento que pôs a caminho de Paty do Alferes sete super-atletas brasileiros, ao encontro desta modalidade particularmente inclusiva. “Estou satisfeita e emocionada em ter sido escolhida para trabalhar nesta comunidade”, confessa a Enfermeira Stefania, para logo acrescentar que “de um modo geral, mas principalmente as pessoas em cadeira de rodas, ampliam o meu horizonte profissional e pessoal, com muitos ensinamentos e superação constante.” Dessa motivação surgiu a ideia duma prova de Orientação de Precisão: “Diante de tamanha humildade e escassez social em todos os âmbitos, resolvi oferecer-lhes algo mais significativo, que pudesse, quem sabe, mudar a vida deles, aumentar a auto-estima, que fosse realizado com prazer... Assim, como a Orientação mudou a minha vida e a da minha família...” Hoje, um enorme painel profusamente ilustrado, cobre parte duma das salas do Posto de Saúde do Limoeiro, retratando esse momento muito especial (ver foto, gentilmente cedida por Stefania Duarte de Almeida). E se voltamos neste espaço ao Brasil e à Orientação de Precisão, é para agradecermos o esforço e o empenho da Enfermeira Stefania Duarte de Almeida nesta verdadeira cruzada por um Mundo mais justo, mais coeso, mais solidário. E é para ela que vai, com uma palavra da maior admiração, apreço e gratidão, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: