segunda-feira, 12 de setembro de 2011

V OPEN DE ORIENTAÇÃO EM BTT DOS AMIGOS DA MONTANHA: TÂNIA RODRIGUES E JOSÉ SILVA TIVERAM MAIS PEDALADA



Tânia Rodrigues e José Silva foram os grandes vencedores da V Prova Aberta de Orientação em BTT, evento de carácter local que teve lugar na manhã de ontem e percorreu os montes de Creixomil e Vilar do Monte, em Barcelos.


Organizada pelos Amigos da Montanha – Associação de Montanhismo de Barcelinhos, teve lugar a 5ª edição do Open de orientação em BTT da popular colectividade de Barcelos. A prova decorreu num mapa novo, com cerca de um terço em percurso urbano, sendo o restante em baixa montanha.
 A parte urbana apresentou uma boa rede de estradas e caminhos o que possibilitou a colocação de alguns desafios interessantes aos atletas, que apesar da rapidez do percurso tinham que ter atenção às diferentes opções. 
Entrando na floresta, o maior desafio consistiu nas consideráveis diferenças de cota, onde se passava rapidamente dos 80 para os 300 metros de altitude, obrigando os atletas a uma cuidada escolha das opções a fim de evitar desperdícios de energia.


Foram propostos dois percursos, um de dificuldade média (OPT2), com 20 km e outro fácil (OPT1) com 12 km.
 Apresentada como uma boa oportunidade para fazer o aquecimento para a “Maratona BTT 5 Cumes”, a realizar no próximo dia 25 de Setembro, a verdade é que a prova não cativou um numero de participantes que fosse ao encontro das expectativas, quedando-se por um total de trinta e três atletas aqueles que fizeram gosto ao pedal numa manhã excelente para a prática da modalidade. Contudo, as opiniões expressas revelaram-se bastante positivas quer no tocante à qualidade dos percursos e aos mapas, quer quanto à organização da prova, o que dá à Secção de Orientação da Associação Amigos da Montanha o indispensável alento para continuar a insistir neste tipo de organizações.


Um aspecto que afasta muitos bêtêtistas desta modalidade é a dificuldade em ler mapas”

Para Jorge Martins da Silva, verdadeira força motriz deste entusiástico grupo de amigos da montanha, “um aspecto que afasta muitos bêtêtistas desta modalidade é a dificuldade em ler mapas. Os atletas presentes referiram isso. Para melhorar esse aspecto, muito deles referiram que voltarão para o terreno da prova, com o mapa, a fim de estudar melhor as opções a tomar e adquirir automatismos que lhes permitam tirar mais proveito, e mais prazer, desta variante que junta duas modalidades queridas de quem gosta da natureza: o BTT e da Orientação.”

Resultados
OPT1 M/F
1º Tania Rodrigues (Individual / Geraz do Lima) 1:44:45
2º Filipe MG Martins + Rafael P Martins (Os Caracóis / Vilar de Andorinho)1:48:38
3º João MA Teixeira + Hugo Teixeira (Ori2 / Maia) 1:50:38

OPT2 M/F
1º José MM Silva (Individual / Fão) 1:27:12
2º Miguel AC Novais (.COM) 1:37:24
3º Octávio Andrade (.COM) 2:04:32



[Foto gentilmente cedida por Jorge Martins da Silva]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: