quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PATAGÓNIA LUSO-EXPEDITION: VAMOS PÔR O NARIZ NESTE PROJECTO!




Patagónia Luso-Expedition! Já ouviu falar? Não, não é Orientação. Trata-se duma iniciativa levada a cabo por dois prezados orientistas e é uma expedição com causa solidária. Uma expedição com efeito positivo. Hoje o Orientovar põe o nariz neste projecto!


..........  … por uma razão ou por outra, eu sou um triste
..........  desterrado. De uma maneira ou de outra, eu
..........  viajo com o nosso território e continuam a viver
..........  comigo, além, longe as essências longitudinais
..........  da minha pátria
...................................................   Pablo Neruda, 1972

Ricardo Mendes nasceu em Pombal a 01 de Setembro de 1973. Descobriu o gosto pela aventura desde que ingressou na carreira militar há 18 anos atrás, no Corpo de Tropas Pára-Quedistas. Aqui aprendeu e desenvolveu competências que lhe são muito úteis para enfrentar longos períodos em autonomia. Amante de todas as modalidades que libertam adrenalina, decidiu concluir uma licenciatura em Desporto para melhor as conhecer e enfrentar. Como atleta corre maratonas e pertence a uma equipa de Corridas de Aventura; na área do Ciclismo, é treinador federado de equipas de BTT. Por Marrocos, Picos de Europa, Pirinéus ou Jordânia, as viagens em bicicleta são a sua paixão e consomem-lhe todo o tempo disponível. Para o Ricardo, qualquer viagem de sonho está apenas a duas rodas de distância.

Filomena Gomes nasceu em Lisboa a 02 de Novembro de 1969. Atraída desde sempre pelos grandes espaços e cenários naturais, começou a participar em Corridas de Aventura em 2001, tendo realizado a célebre “TransPortugal Garmin” em 2007, sendo até à data a única finisher portuguesa que completou a prova classificada. Caminhos de Santiago, Montanhas de Portugal, Picos de Europa e Trans-Jordânia são apenas algumas das suas mais recentes experiências, quase sempre em autonomia.

Agora, os dois preparam-se para percorrer os 2200 km que separam Balmacena (Chile) da cidade de Ushuaia (Argentina). De 12 de Novembro a 16 de Dezembro de 2011, serão 28 etapas a pedalar por estas terras longínquas que ultrapassam os limites da imaginação. Com os Andes ao seu lado e com alguns troços coincidentes com a mítica RUTA 40, a Pan Americana e a Carretera Austral, cruzarão diversas vezes as fronteiras do Chile e da Argentina, ao encontro de glaciares, cumes gelados, extensas e estéreis planícies, até desaguarem no vasto espaço da Tierra del Fuego. Sabem que a Patagónia é um dos locais mais apaixonantes e ricos em contrastes do planeta, mas sabem também que este é, como diria Luís Sepúlveda, um “mundo do fim do mundo”. Nestas latitudes, tudo é desafio e o frio eterno. As dificuldades passarão a ser duelos constantes e variados. O itinerário para superar tão longa distância foi estruturado, planeado e redigido a lápis. Mas estão conscientes que “não passa de um rascunho porque os ventos patagónios são um factor limitante na quilometragem diária”.


Desafio solidário

Por ser uma expedição tão extraordinária, no verdadeiro sentido da palavra, esta fantástica dupla entende que ela deva ter um significado maior, que a ultrapasse e que possa ser desfrutada e inesquecível para muitos. Com esse objectivo, associam o seu desafio à Operação Nariz Vermelho, uma Instituição Particular de Solidariedade Social cuja missão é levar alegria às crianças hospitalizadas, às suas famílias e profissionais de saúde. A meta é angariar € 1,00 por cada quilómetro percorrido, num total de € 2200.00. O dinheiro angariado reverte inteiramente a favor da Operação Nariz Vermelho.Todas as despesas de deslocação, alojamento e alimentação serão custeadas pelos dois.

Anualmente o Doutor Palhaço percorre mais de 2000 quilómetros nos corredores dos hospitais que visita, transformando o seu itinerário em cada passo que dá e em cada sorriso que receita. Nenhum de nós precisa de sair do seu lugar para participar. Vamos todos dar o nosso apoio à expedição. Vamos pôr o nariz neste projecto! Saiba como em http://ppl.com.pt/investment/patag-1020.

Não deixe também de acompanhar este projecto consultando a sua página no Facebook e ainda o site em http://patagonialusoexpedition.webs.com/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

2 comentários:

Almeida disse...

Vivam,
Desejo as maiores felicidades na aventura e certamente contribuirei com alguns Km!!!
Bjs e abraços

IronMena disse...

Caro Orientovar e amigos orientistas,

Muito obrigada pela ajuda na divulgação! Não temos palavras para agradecer o espaço que nos reservaram, nem tão pouco a quem já manifestou o seu apoio e o concretizou na prática!

Estamos certos que a fantástica comunidade orientista nacional se irá mobilizar também.

Bem hajam!