quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO E ORIENTAÇÃO ADAPTADA: CIRCUITOS ARRANCAM EM OUTUBRO



Depois do êxito que constituiu a organização do I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”, prepara-se já o arranque de mais uma edição. Ao longo de sete etapas, inclusão e igualdade dão as mãos ao encontro dos pequenos prismas cor de laranja espalhados por alguns dos mais belos espaços naturais das cidades de Matosinhos, Porto e Vila do Conde.


Quebrar barreiras, esbater diferenças e dar a conhecer a Orientação de Precisão. Foi com este propósito que o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos partiu ao encontro do cidadão com mobilidade reduzida, estendendo-lhe um mapa, uma bússola e um convite: Venha conhecer um Desporto para Todos. A resposta não se fez esperar e, nos tempos mais recentes, o número de entusiásticos adeptos desta modalidade particularmente vocacionada para pessoas com mobilidade reduzida, deslocando-se em cadeira de rodas, não pára de crescer. À exigência intelectual dum percurso recheado de desafios, somam-se a liberdade e beleza dos amplos espaços naturais e o gosto da partilha, o que faz da Orientação de Precisão um desporto tão aliciante e particularmente inclusivo.

O entusiasmo com que este tipo de actividade foi recebido levou o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos a avançar com a realização do I Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”, conjunto de seis provas que teve o seu início no ano passado em Baião, no Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, terminando a 04 de Junho deste ano com a realização do I Open de Orientação de Precisão do Hospital da Prelada, a maior e mais participada prova de Orientação de Precisão realizada até hoje no nosso país. Corolário lógico desta dinâmica, aí está a segunda edição do Circuito, com início marcado para o dia 14 de Outubro de 2010, no Parque da Cidade do Porto.


Programa

14.Out.2011 – Orientação é Giro! (Parque da Cidade do Porto)
03.Dez.2011 – Orientação no Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência (Parque João Paulo II, Vila do Conde)
07.Jan.2012 – Grande Prémio dos Reis (Parque Basílio Teles, Matosinhos)
03.Mar.2012 – II Troféu de Orientação de Precisão do Covêlo (Jardim do Covêlo, Porto)
14.Abr.2012 – Justlog Park Race (Palácio de Cristal, Porto)
22.Abr.2012 – Troféu de Orientação Sálvio Nora – Dia Nacional da Orientação (Parque do Carrical, Senhora da Hora)
05.Mai.2012 – II Open de Orientação de Precisão do Hospital da Prelada (Parque da Prelada, Porto)


Deficiência Intelectual não foi esquecida

Mas o II Circuito de Orientação de Precisão traz com ele uma novidade. Chama-se I Circuito de Orientação Adaptada e, ao longo de quatro etapas, promete levar a Orientação às pessoas portadoras de deficiência intelectual. Mostrar a beleza deste desporto através de percursos e desafios adequados à condição de cada um, tal é o objectivo duma iniciativa pioneira no nosso País e que promete fazer história.

Ambos os eventos terão lugar em simultâneo, com o programa do I Circuito de Orientação Adaptada a desenrolar-se ao longo das primeiras quatro etapas do II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”. Para saber mais sobre os eventos, consulte a página http://gd4caminhos.com/eventos/circuito/. Estão prometidos grandes desenvolvimentos para os próximos dias. Fique atento.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Presidente disse...

Renovados parabéns pela iniciativa.
Destes eventos, pelo menos 2 integrarão o calendário da 1ª Taça de Portugal de O-Prec!
Venham de lá mais candidaturas!!!
Abraço