domingo, 18 de setembro de 2011

EOC MTBO 2011: SELEÇÃO PORTUGUESA PRONTA PARA ENTRAR EM ACÇÃO




Depois duma viagem algo atribulada, a comitiva portuguesa que irá participar nos Campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2011 já se encontra na Rússia. Amanhã terá lugar a primeira prova do programa competitivo e o Orientovar “apalpa o pulso” ao estado de espírito dos nossos “três mosqueteiros”.


Saíram de Lisboa às 8h00 da passada quinta-feira e só se instalaram no Hotel Raivola, em Roshchino, pelas três da manhã do dia seguinte. Pelo meio, Daniel Marques, Davide Machado e Carlos Simões suportaram uma longa espera de sete horas no Aeroporto de Munique (à chegada a S. Petersburgo eram já 00h30) e ainda tiveram de vencer duas horas e meia de atribulada viagem até ao destino final, Roshchino, na Península da Karelia (região de Leninegrado).

Daniel Marques conta que “o tempo está instável visto que chove com muita frequência e está frio, mas a comida é razoável e estamos muito bem instalados no Hotel Raivola.” Apesar da longa viagem e da hora de chegada tardia, o dia de sexta-feira foi bastante positivo com os nossos atletas a darem as primeiras pedaladas pela vila de Roshchino, o que “deu para experimentar alguns trilhos característicos da floresta russa, numa zona muito bonita e com um enquadramento natural fantástico.”


Amanhã já será “a doer”

Já hoje os nossos atletas tiveram a oportunidade de participar no Model Event de Distância Média e as impressões deixadas são que “os caminhos são bastante rápidos e há pouco desnível, a opção de atalhar é viável porque a floresta é maioritariamente limpa. Há single-tracks confusos mas do ponto de vista geral os caminhos são bem definidos e de fácil navegação”, refere Daniel Marques. Amanhã iremos assistir à abertura dos Campeonatos com a prova de Sprint, uma prova que está a despertar um enorme interessante, num mapa urbano que abrange todo o centro histórico de Vyborg, com ruelas estreitas e empedradas e várias zonas de jardins e parques com floresta. Na partida os atletas receberão dois mapas e depois do último controlo do primeiro 'loop' procederão eles próprios à troca de mapa. Daniel Marques refere ainda uma novidade, "o sistema SFR substitui o SI, tratando-se de um sistema idêntico ao EMIT ao qual estamos pouco habituados; é uma peça maior e mais pesada que o SI, esperamos que não haja dificuldades na adaptação".

Em relação à competição, as expectativas são elevadas: “Esperamos que este Campeonato da Europa seja um verdadeiro desafio no que toca a terrenos e percursos”, afirma Daniel Marques, acrescentando que em relação aos Mundiais de Itália a dificuldade técnica vai ser muito maior: "A floresta aqui é fechada, muito parecida com a Finlândia, há micro-relevo e a rede de caminhos é muito rica." A terminar, falando de resultados, Daniel Marques espera que “o Davide Machado continue a boa prestação de Itália para lutar por uma medalha. Eu e o Carlos Simões esperamos fazer provas regulares com o objectivo de alcançar um lugar no primeiro terço da tabela.”



Acompanhe a quinta edição dos Campeonatos da Europa de Orientação em BTT em http://www.o-worldcup.spb.ru/en/ ou aqui, no seu Orientovar.

[Fotos gentilmente cedidas por Daniel Marques]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: