quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Diogo Miguel foi o solitário representante português nas Etapas 7 e 8 da Taça do Mundo de Orientação Pedestre 2011, disputada no passado fim-de-semana em Liberec, na República Checa. Na prova de Distância Média do primeiro dia, o actual líder do ranking da Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2011 foi o 79º classificado com o tempo de 50:21; já no derradeiro dia, o atleta português completou a prova de Distância Longa em 2:04:47, o que lhe valeu o 64º lugar na etapa e o 68º lugar na Geral, num conjunto de 91 participantes. Pasi Ikonen (Finlândia) e Dana Brozkova (República Checa) foram os grandes vencedores no primeiro dia, enquanto no segundo dia as vitórias sorriram ao suiço Marc Lauenstein e à dinamarquesa Signe Søes. A Taça do Mundo 2011 conhece as derradeiras etapas já no próximo fim-de-semana, na cidade suiça de La Chaux-de-Fonds (os nossos veteranos presentes no WMOC 2010 devem lembrar-se bem da espectacular qualificatória de Sprint aí realizada), com Daniel Hubmann (Suiça) e Annika Billstam (Suécia) a liderarem as respectivas tabelas, “a duas pernadas” do triunfo. Tudo para acompanhar em http://www.postfinancesprint.ch/e/index.php.


2. O Clube de Aventura e Orientação de Sintra levou a cabo no passado fim-de-semana o seu VIII Open CAOS de Orientação Pedestre, prova pontuável para o ranking da Taça de Portugal 2011. As Dunas de Janas e a intrincada malha urbana da Ericeira serviram de palco a três etapas rijamente disputadas e nas quais foi possível contabilizar o fantástico número de 507 participantes, duas centenas dos quais nos escalões de Promoção. Numa prova que ficou marcada por um problema técnico que obrigou ao cancelamento da 3ª etapa em 9 dos 30 escalões de competição, a vitória sorriu a Tiago Romão (ADFA) e Maria Sá (GD4C) nos escalões de Elite, devidamente secundados por Tiago Aires (GafanhOri) e Jorge Fortunato (Ori-Estarreja) no sector masculino e por Vera Alvarez (CPOC) e Raquel Costa (GafanhOri) no feminino. Daniel Catarino (CLAC) em H15, Susana Alves (GD4C), em D20, Paulo Fernandes (Lebres do Sado), em H21B, Susana Pontes (CPOC), em D35 e José Grada (Ori-Estarreja), em H70 foram os vencedores dos seus escalões, reforçando a liderança dos respectivos rankings da Taça de Portugal. Na classificação por Clubes, a vitória sorriu à ADFA, seguida do COC e do Ori-Estarreja. Saiba tudo em http://www.107caos.com/VIII-Open-CAOS/index1.html.


3. Chama-se “Lils no País das Maravilhas” - http://lilsnopaisdasmaravilhas.blogspot.com/ - e é um blogue que, com pouco mais de três semanas de vida, afirma-se desde já pela criatividade, imaginação e muita e boa disposição. Liliana Oliveira, a sua autora, promete centrar a essência deste espaço na sua pessoa, na sua vida, nos seus pensamentos, no que a rodeia, no que lhe interessa e, possivelmente, até no que não lhe interessa para nada: “Importa é ter tema para falar, que eu não gosto de estar calada!”, assume. Para já, dez das quinze mensagens recaem sobre uma deliciosa crónica de viagem, em estilo fotonovelesco, onde se dá conta das “Aventuras de Sete Maravilhosos Tugas em Savoie Grand Révard, França”, durante os últimos Mundiais de Orientação Pedestre. Ao elaborado retrato psicológico destes “sete magníficos”, juntam-se apontamentos notáveis, dos pensamentos de Thierry Gueorgiou - “[em francês] Ai! Mas estes tugas estão cá hoje? Será que encontraram a taça no arbusto, da outra vez...?” - ao recorrente “Acabar com isso” (“[Fernanding] Apoiading!”). Vale a pena ler e reler. Quem vier por bem, será bem recebido. Quem não vier... Como alguém diria, “Olha, azareco!” Para a Liliana Oliveira e para o seu “Lils no País das Maravilhas” vai, com uma gargalhada de satisfação e uma enorme admiração, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: