quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. “Infiltrados!” A longa viagem até Alicante, no passado fim-de-semana, terá desmotivado muitos dos nossos orientistas, levando-os, ainda que apenas momentaneamente, a trocar o desporto da floresta por uma ou outra actividade de proximidade. Foi assim que o Orientovar encontrou uma bela mão-cheia de orientistas na 5ª Meia-Maratona SportZone, prova maior do calendário nacional de Estrada e que pôs a correr ou a caminhar, ao longo das margens do Douro, cerca de 11.000 atletas. Entre eles lá estavam o “berdadeiro” Luís Pereira, a Claúdia Figueiredo, o Luís Leite, o Octávio Andrade, o Sandro Castro e, seguramente, muitos outros amigos que não foi possível identificar. Lá estava também a Tânia Covas Costa (na foto), que com o seu fantástico sorriso ajudou a dar ainda mais cor e mais vida a esta enorme festa do Atletismo na Invicta.


2. Regressando a Alicante, a qualidade dos terrenos e dos traçados do recente I Trofeo Ciudad de Petrer terão valido seguramente o esforço de tão penosa deslocação – para Fernando Costa, na sua página do Facebook, a prova de Sprint terá sido mesmo “a melhor de todas as que já participei” (!) -, fazendo esquecer as agruras duma organização espartana e onde a falta de indicações “entre o Solo Duro e o Carrefour” terão motivado longas e desnecessárias deambulações pelas serranias circundantes. Quem estava do lado de cá a tentar acompanhar a prova, como foi o caso do Orientovar, deparou-se com esta realidade incrível: Às oito da manhã de segunda-feira ainda não estavam disponíveis os resultados e, ainda hoje, não há pontuações relativamente à Taça dos Países Latinos ou ao Campeonato Ibérico. Nesta evidente falta de respeito radica o motivo pelo qual o Orientovar não falou – nem irá falar! - desta prova. Fica aqui a explicação para todos, que não apenas para aqueles que me questionaram já sobre os motivos deste “apagão”.


3. No próximo fim-de-semana, o CAOS – Clube de Aventura e Orientação de Sintra leva a cabo mais um evento de Orientação Pedestre. Trata-se do VIII Open de Orientação Pedestre de Sintra, prova pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre (nível 2). Nestes dois dias, os participantes terão oportunidade de revisitar dois mapas deveras interessantes, em três etapas de Orientação. No sábado, encontrarão um terreno (Dunas de Janas) que, embora de pequenas dimensões, consegue proporcionar excelentes desafios aos praticantes da modalidade. Estes terão hipótese de se “redimir” de eventuais erros na segunda etapa, de novo no mesmo local, mas com um novo desafio: a noite. No domingo, os praticantes terão oportunidade de revisitar a intrincada malha urbana da Ericeira (palco do primeiro Campeonato Nacional de Sprint) e aproveitar o resto do dia para uma ida à praia (se o tempo o permitir) ou, simplesmente, para um repasto num dos muitos restaurantes da região. Para além da vertente competitiva, estarão disponíveis também percursos de iniciação com graus de dificuldade adequados à idade e experiência de cada um. Existe também a possibilidade de participar na vertente lazer, individualmente, a pares ou em grupo, nos escalões “Promoção”. Tudo para conferir em http://www.107caos.com/VIII-Open-CAOS/index1.html.


4. O nosso bem conhecido Leandro Pereira Pasturiza, do Clube de Orientação San Martin, foi condecorado com a medalha Pedro Carneiro Pereira, distinção entregue pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul aos atletas que mais se destacaram no ano de 2010. A medalha foi entregue a Leandro Pasturiza e a outros sete atletas pelo Vice-Governador, Beto Grill, e pelo Secretário Estadual do Desporto e do Lazer, Kalil Sehbe. “Para a grande família orientista é uma honra ser distinguido pelo Conselho Regional do Desporto e Governo do Estado do Rio Grande do Sul”, pode ler-se no blogue Brazil O-Life [AQUI], de onde o Orientovar “recortou” esta notícia. Parabéns, Leandro Pasturiza. Parabéns, Brasil!


5. Víctor Garcia Berenguer, Presidente da FEDO – Federação Espanhola de Orientação, irá receber no próximo dia 5 de Outubro a Medalha de Prata da Real Ordem de Mérito Desportivo de Espanha. A distinção ser-lhe-á atribuída como forma de reconhecimento por toda uma trajectória que se tem traduzido de forma decisiva na projecção nacional e internacional do desporto espanhol. Nesta cerimónia, promovida pelo Conselho Superior dos Desportos de Espanha, será igualmente admitido na Real Ordem de Mérito Desportivo o Director Técnico da FEDO, José Samper, com a categoria de Medalha de Bronze. Um dos maiores galardões que se podem outorgar dentro do desporto espanhol, a Real Ordem de Mérito Desportivo premeia assim a dedicação destes dois homens e a sua capacidade de liderança, verdadeiros motores duma Federação que não se limita ao fomento e desenvolvimento da Orientação em Espanha, antes intervém activamente em regiões do globo tão distintas como a América Latina, a bacia mediterrânica e mesmo alguns países de língua oficial portuguesa, como são os casos de Cabo Verde e Moçambique. O Orientovar não pode deixar de juntar a sua voz à do Conselho Superior dos Desportos de Espanha, enaltecendo o trabalho de ambos e realçando a forma como, uma vez mais, contribuem para elevar a Orientação a um patamar superior de excelência. Por todos estes motivos, com profunda admiração e respeito, para Víctor Garcia Berenguer e José Samper se firma desta feita o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: