quarta-feira, 14 de setembro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. “A edição de 2011 do Troféu OriAlentejo foi definida de modo a proporcionar variedade nas provas organizadas, tornando-as aliciantes não só do ponto de vista de treino mas também tendo em vista permitir aos menos experientes conhecerem os vários tipos de provas existentes na Orientação Pedestre”. Quem o afirma é Hugo Borda d'Água, a propósito da penúltima etapa do V Troféu OriAlentejo que teve lugar no passado domingo no concelho de Coruche. Numa organização do COAC – Coruche Outdoor Adventure Club, a prova consistiu numa “Estafeta de 1 Atleta” e proporcionou uma extremamente agradável manhã de Orientação em Coruche. Sem troca de mapa, os percursos foram definidos de modo a criar um ponto central de passagem na Arena, sendo a dispersão efectuada por loops e pelo facto de na zona de alguns pontos existirem pontos diferentes para os atletas de acordo com a respectiva combinatória, o que acabou por causar algumas surpresas. Numa prova que contou com a participação de 122 atletas, Jorge Fortunato (Ori-Estarreja) e Inês Pinto (GafanhOri) venceram no escalões Difícil M/F, David Sayanda (GafanhOri) e a checa Eva Cigosova (Individual) triunfaram em Médio M/F e Assunção Almeida (GafanhOri) e Nuno Santos (CIMO) levaram a melhor em Fácil M/F. O escalão de Iniciação teve em José Neves (Individual) o grande vencedor. Hugo Borda d'Água acrescenta que “este é um tipo de eventos que esperamos ver cada vez mais nas organizações, sobretudo de provas locais, visto conseguir juntar as sempre espectaculares partidas em massa, a emoção da passagem pela Arena dos atletas que partiram simultaneamente e uma excelente oportunidade para efectuar treinos de Estafetas.” A terminar, uma nota de agradecimento “à Câmara Municipal de Coruche, Junta de Freguesia da Erra, proprietários do terreno e a todos os elementos que ao longo dos últimos quatro anos possibilitaram esta e todas as outras organizações de eventos de Orientação em Coruche.” Mais informações, fotos e um vídeo da partida em https://sites.google.com/site/orialentejoestafeta1homem/.


2. Foi particularmente produtivo o Encontro Anual da Assembleia das Federações Europeias de Orientação, levado a cabo no decorrer dos Campeonatos de Mundo de Orientação Pedestre, em França. Entre as novas medidas adoptadas, destacam-se pela sua relevância as actualizações às regras de funcionamento do Grupo de Trabalho Europeu e a revisão dos Regulamentos de Competição de todos os Campeonatos Europeus. Foram igualmente apontados os organizadores das competições para 2013: o Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre terá lugar em Israel, os Campeonatos da Europa de Orientação em BTT serão levados a cabo na Polónia e os Europeus de Orientação em Esqui e os Campeonatos da Europa de Jovens de Orientação em Esqui decorrerão na Letónia. Portugal foi indicado como organizador do Campeonato da Europa de Orientação de Precisão e do Campeonato da Europa de Orientação Pedestre em 2014, como oportunamente aqui anunciámos. As datas dos eventos serão publicadas na página da Federação Internacional de Orientação, assim que forem acertadas em definitivo. As propostas da Polónia no sentido de ser revisto o formato do Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre e de ser lançado o Campeonato da Europa de Jovens de Orientação em BTT ficam a aguardar uma reapreciação em próximos encontros. Finalmente, fica o compromisso por parte do Grupo de Trabalho Europeu no sentido de uma maior aproximação à Federação Internacional de Orientação, com vista ao estudo de formas para tornar a sua actividade mais participada, fornecendo ao organismo máximo toda a informação em matérias de especial interesse para Região. Publicada na página da Federação Internacional de Orientação, a notícia pode ser lida na íntegra AQUI.


3. “Até parece que dou o meu apoio à destruição da Orientação”. Foi desta forma que o norueguês Olav Lundanes reagiu ao facto de ver uma fotografia sua no dossier de apresentação das propostas de alteração ao funcionamento dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre em futuras edições. Para aqueles que gostarem de perceber os contornos desta história, fica a página do World of O [AQUI]. Mas vamos àquilo que interessa e que tanto parece ter indignado Lundanes, ou seja, às propostas que estiveram em cima da mesa da Conferência de Presidentes da Federação Internacional de Orientação, no passado mês de Agosto, em França. O projecto assenta na avaliação do Grupo de Eventos de Elite, lançado na sequência da Assembleia-Geral de Prostejov (República Checa, 2008). Uma exaustiva recolha de opiniões – às 35 questões formuladas responderam 466 orientistas de 42 países, dos quais 55% atletas – levou à conclusão de que os Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre deveriam ser diversificados, a duração dos Campeonatos não poderia exceder os oito dias e um novo modelo de Estafeta (Estafeta Mista, com dois elementos do sexo masculino e dois do sexo feminino) deveria ser criado. Mas aquilo que verdadeiramente parece ter provocado tanta contestação advém do facto de se projectar a extinção da prova de Distância Média e de podermos ter a Estafeta tradicional a ser substituída pela Estafeta Mista. Coordenado pelo Director Desportivo da Federação Internacional de Orientação, Björn Persson, aí está o programa detalhado para uma semana de um novo Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre e que pode ser visto AQUI. Se tem alguma opinião formada relativamente a esta matéria, não hesite em deixar-nos também o seu comentário.


4. Teve lugar no passado sábado a quarta edição da City of London Orienteering Race - http://cityrace.org/ -, um acontecimento de Orientação Pedestre absolutamente memorável e que contou com a presença de três portugueses entre os cerca de 1200 participantes. A prova pode ser acompanhada através dos quatro vídeos de Joaquim Sousa, embora se devam prevenir desde já os ouvidos mais sensíveis para as recorrentes interjeições “à Sousa”, sussurradas nos momentos mais críticos. Sem comentários! Como ele diz, é uma prova absolutamente imperdível. E fica desde já a informação que no próximo ano vai haver no domingo seguinte (a City of London Race é sempre ao sábado) uma prova em floresta. Este ano, houve um supersprint fabuloso no Regents Park na qual Joaquim Sousa não participou por não ter ido a tempo de se inscrever. Somando as três mangas de qualificação e mais a final, foram 106 pontos de controlo num espaço de 200 por 200 metros... sem códigos! Está tudo em http://www.joaquimsousa.com/www/.



5. Criada no ano de 1995, a Taça dos Países Latinos definiu como grande objectivo estratégico o incremento e desenvolvimento da modalidade nos países de língua latina. Portugal, Espanha, França, Itália e Roménia deram corpo à edição inaugural da Taça dos Países Latinos, grupo ao qual se juntou a Bélgica em 1997. Este constituiu, podemos afirmá-lo, o “núcleo duro” do certame e nestes países foram sendo disputadas as sucessivas edições da prova até ao ano de 2009, quando a Taça dos Países Latinos cruzou pela primeira vez o Atlântico e teve lugar em Santa Cruz do Sul, no Brasil. Entretanto, duma forma sadia, a situação vem sofrendo mudanças consideráveis nos últimos tempos. A França afastou-se das duas últimas edições e este ano volta a estar ausente, bem como a Itália e o Brasil. Em contrapartida, à Espanha, Portugal e Roménia, juntam-se em Alicante, já neste fim-de-semana, a Costa Rica, Uruguai, Perú, Paraguai e Colômbia, fazendo desta XVII Taça dos Países Latinos a mais participada de sempre. Ora, estas coisas não acontecem por acaso! Surge assim à evidência o excelente trabalho que José Angel Nieto Poblete, Secretário-Geral da Taça dos Países Latinos desde 2005, vem desenvolvendo nos países da América Latina como forma de garantir o futuro desta competição. O Orientovar não pode deixar de manifestar a sua enorme satisfação pelos resultados alcançados, realça o esforço desenvolvido e os frutos que se vão colhendo deste labor notável. Neste sentido, para José Angel Nieto Poblete vai, com a mais viva admiração e um forte abraço de amizade, o Louvor da Semana!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: