quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Mariana Moreira, Joana Costa, Isabel Sá, Miguel Ferreira, João Cascalho, Miguel Reis e Silva, Daniel Marques, Susana Pontes, Luís Silva e Davide Machado são os dez atletas inscritos pela Federação Portuguesa de Orientação no registo de agentes desportivos de Alto Rendimento. Aqui está o esclarecimento da Direcção daquele organismo, em resposta pronta à questão lançado neste mesmo espaço há sete dias atrás. Fica a nota de agradecimento pela atenção dada a este assunto e os votos para que, no rescaldo do próximo Campeonato da Europa de Orientação em BTT, Daniel Marques e Davide Machado possam reforçar a sua condição e Carlos Simões venha a tornar este leque de “dez magníficos” ainda mais vasto.


2. Tiago Leal e Joana Costa (Seniores), João Mega Figueiredo e Susana Alves (Juniores) e Luis Silva e Vera Alvarez (Cadetes) são os atletas seleccionados para representar Portugal na XVII Taça dos Países Latinos que decorrerá em Petrer (Alicante, Espanha), no fim-de-semana de 17 e 18 de Setembro próximos. Paralelamente a este evento, disputar-se-á a XIX Taça dos Países Latinos e ainda o I Trofeo Ciudad Petrer, pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2011 e para o ranking mundial da modalidade (prova WRE do primeiro dia). A propósito do Campeonato Ibérico e seu funcionamento, conforme definido no Protocolo de Acordo FPO/FEDO para a Orientação Pedestre e Orientação em BTT 2011, a Federação Portuguesa de Orientação acaba de emitir um ofício onde procura clarificar alguns aspectos que podem ainda suscitar dúvidas entre os participantes. O documento está disponível para consulta na página da Federação ou AQUI.


3. No primeiro dia de Julho deste ano, a Federação Portuguesa de Orientação prolongava o prazo de candidaturas à organização das provas pontuáveis para a Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2012, estabelecendo as 18h00 do dia 30 de Setembro de 2011 como a data limite. A razão era simples: não havia candidatos para as provas a realizar no nosso país, sendo o Campeonato Ibérico de 22 e 23 de Setembro do próximo ano, da responsabilidade da Federação Espanhola de Orientação, a única prova garantida. A normalidade do Quadro Competitivo Nacional 2011 parecia ter sido devolvida com a realização do Raid Ilha Azul, alicerçando-se no movimento que organizará já no próximo fim-de-semana a Corrida de Aventura da Serra da Estrela. A verdade, porém, é que os quatro espaços definidos para acolher outras tantas provas da Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2012 – 11 e 12 de Fevereiro, 31 de Março e 01 de Abril ou 14 e 15 de Abril, 30 de Junho e 01 de Julho e 17 e 18 de Novembro - continuam em branco. Entretanto, a organização da Corrida de Aventura das Serras da Estrela e Malcata promove um debate / reflexão sobre o estado actual das Corridas de Aventura e o seu futuro. Será na sexta-feira, a partir das 22h00 (antes do 'briefing') ficando desde já o convite a todos os atletas e interessados a que participem neste momento importante da vida da modalidade, trazendo ideias e propostas para o Calendário de 2012.


4. Santo Tirso recebe já no próximo sábado, dia 10 de Setembro, mais uma actividade de “Orientação Para Todos”. Aberta a pessoas de qualquer idade e com início agendado para as 9h30, no bonito e cuidado centro da cidade dos jesuítas, em frente à Câmara Municipal, esta é uma iniciativa da responsabilidade dos Trampolins de Santo Tirso – Clube de Desporto e Aventura. Os participantes podem realizar o percurso individualmente, a pares ou em grupo, podendo ser acompanhados por Monitores para formação técnica durante a realização dos mesmos. Informações e inscrições através do endereço orientacao@trampolinssantotirso.com ou pelo telemóvel 91 406 12 81. “Traz um amigo que o TST orienta!” Eis uma oportunidade imperdível de iniciação à modalidade de Orientação ou para colocar à prova os conhecimentos dos que já a conhecem. Divulgue, apareça com a família e divirta-se com um mapa.


5. Foi novamente num clima de muita descontracção e informalidade que se disputou no passado sábado, em Palmela, a sétima edição do já clássico Troféu das Vindimas em Orientação Pedestre, numa iniciativa da Escola Secundária de Palmela com o apoio da Comissão de Festas das Vindimas e Junta de Freguesia de Palmela. Experientes ou menos experientes, individualmente ou em pares/família, de elevado nível ou debutantes, em forma ou nem tanto, foi em número superior a uma centena aqueles que percorreram as ruas, ruelas, escadinhas e miradouros do centro histórico da vila, subiram ao castelo ou andaram pela labiríntica “esplanada” e tiveram que se esforçar para vencer a exigente inclinação dos muitos sobe-e-desce que caracterizam Palmela. Inês Ferreira (CPOC) e Marco Quaresma (GDU Azoia), em Iniciados, Sofia Pinto (CIMO) e Tiago Baltazar (GDU Azoia), em Juniores, Rita Rodrigues (GafanhOri) e Tiago Romão (ADFA), em Seniores e Susana Cabete (Lebres do Sado) e António Aires (Individual), em Veteranos, foram os grandes vencedores, tendo a entrega de prémios sido abrilhantada pela beleza da Rainha das Festas das Vindimas, Damas de Honor e Miss Simpatia [foto acima]. Saiba mais em http://portal.espalmela.net/. Para a Escola Secundária de Palmela e para todos aqueles que teimam em fazer daquele espaço de saber e de partilha, à sua medida, um dos baluartes da Orientação em Portugal vai, com viva emoção, o Louvor da Semana!

[Foto gentilmente cedida por Paulo Fernandes]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

PFernandes disse...

Caras Amigas e Amigos,

O álbum de fotos do VII Troféu de Orientação de Palmela, do passado sábado 3 de Setembro, já está disponível em:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.273072659379311.74061.100000297376646&l=b947aac868 (FB)

(não se esqueçam de comentar e de assinalar "gosto" - obrigado!)

https://picasaweb.google.com/109009556091928384544/VIITrofeuDeOrientacaoDasVindimasPalmela# (picasa)

São 155 fotos, espero que gostem! ; )


Beijos e Abraços,
Paulo Fernandes