segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CORRIDA DE AVENTURA DAS SERRAS DA ESTRELA E DA MALCATA: VITÓRIAS EM TERRA DOS HOMENS DO MAR




Em terra firme, na imensidão granítica do interior beirão, foi gente do mar quem melhor navegou. Clube de Praças da Armada e Escola Naval foram mais fortes e consistentes, levando de vencida os respectivos escalões de Elite e Aventura da Corrida de Aventura das Serras da Estrela e da Malcata.


Parafraseando António Rusga, em mensagem deixada no Grupo Aberto da prova no Facebook [AQUI], “a vontade move montanhas... os atletas de Corridas de Aventura moveram a Serra da Estrela este fim-de-semana!” Na verdade assim foi, com os concelhos de Manteigas, Sabugal e Gouveia a serem palco da Corrida de Aventura das Serras da Estrela e da Malcata, prova pontuável para a Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2011. O evento foi organizado pela ADFA – Associação de Deficientes das Forças Armadas e pela Federação Portuguesa de Orientação e contou com a participação de 11 equipas no escalão de Elite, 18 no escalão de Aventura e 6 no escalão de Promoção, números com enorme expressão e que prometem a estabilidade e a sustentabilidade que as Corridas de Aventura almejam e merecem.

Distribuídas pelos dois dias de prova, a Corrida de Aventura das Serras da Estrela e da Malcata contou nos escalões de Elite e Aventura com seis etapas. Orientação Pedestre a abrir e Orientação em BTT a fechar, com Natação, Canoagem e muita adrenalina e diversão à mistura, foram os ingredientes para mais um momento de enorme qualidade e importância para os amantes deste tipo de modalidade.


Vitória ao cronómtero

No escalão de Elite, a prova foi extraordinariamente disputada, com as equipas do Clube de Praças da Armada, a Globaz.PT e Millennium BCP 2 a terminarem com o mesmo número de pontos controlados. No desempate por tempos, os homens da Armada viriam a triunfar com um total de 18:30:32, contra os 18:38:01 da Globaz.PT e os 18:38:39 dos bancários. No escalão de Aventura, a Escola Naval foi aquela que mais pontos controlou – precisamente 61, contra os 60 do Triple X e os 59 do CAOS / R-Bikes – tendo por esse motivo arrecadado o triunfo. Finalmente, no escalão de Promoção, a vitória sorriu aos Serviços Sociais do Montepio, com um total de 31 Cps. Saiba tudo em http://aventuraserraestrela.orienta-te.com/.

A Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2011 prossegue nos próximos dias 22 e 23 de Outubro com a realização, em Abrantes, do VI Campeonato Ibérico de CA's // Raid Aventura COA.

[Foto extraída do Álbum de Cláudio Tereso, “sem qualquer escolha ou edição”, em https://picasaweb.google.com/103566275279623149188/CADasSerrasDaEstrelaEMalcata?authuser=0&feat=directlink]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Gino disse...

Bom traçado de percursos, muitas opções e estratégia, terreno fantástico, uma dura e verdadeira etapa de Montanha, deliciosas (mesmo nos empenos...) etapas de BTT, natação em águas límpidas, canoagem à maneira, bons apoios logísticos, bom almoço, prémios bonitos e muita simpatia de todos os voluntários da Organização ! Estes foram os ingredientes de uma excelente prova de Corridas de Aventura. Parabéns a todos com uma menção especial ao grande mentor deste projecto, o nosso Companheiro Jorge Baltazar. Estamos juntos !