sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O'FESTIVAL ERDF SAVOIE GRAND REVARD: SEGUNDO LUGAR NA ETAPA ENCOSTA JOAQUIM SOUSA AO PÓDIO




Joaquim Sousa alcançou o segundo lugar na quarta etapa do O'Festival ERDF Savoie Grande Revard. Agora que a competição está prestes a terminar, o grande atleta português está a um pequenino passo do pódio.


Prosseguiu em La Féclaz o O'Festival ERDF Savoie Grande Revard, conjunto de seis etapas que decorre em paralelo com a 28ª edição do Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre WOC 2011 e que mobiliza um conjunto de 3500 atletas de meia centena de países. Portugal faz-se representar nesta importante competição internacional com um total de 74 atletas, indo a nota de destaque para Joaquim Sousa (COC), face aos resultados alcançados até ao momento.

Depois de um quinto lugar na etapa inaugural, Joaquim Sousa alcançou, sucessivamente, um 7º lugar, de novo a 5ª posição e, no dia de ontem, foi mesmo o segundo classificado, apenas batido pelo suiço Stefano Maddalena (O-92) que é o actual líder da classificação. Já hoje, Joaquim Sousa voltou a estar em excelente plano, alcançando de novo a 5ª posição e ocupando de momento, ainda que à condição, o quarto lugar da Geral. A competição chega ao fim amanhã com a realização da sexta etapa e os resultados serão contabilizados a partir do somatório das cinco melhores pontuações ao longo dos seis dias de prova. Maddalena não tem garantido o primeiro lugar, cabendo ao finlandês Matti Karvonen (Rastiretki) a mais importante palavra nesta autêntica luta a dois. Quanto ao português, só uma hecatombe o poderá afastar da quarta posição, mas o terceiro lugar está ainda ao seu alcance, bastando para tal que o neozelandês Bill Edwards (OHV) tenha um deslize na derradeira etapa. Tudo em aberto, portanto.


Rafael Miguel dá que falar

O destaque no dia de hoje vai inteirinho para Rafael Miguel (Ori-Estarreja), graças ao quinto lugar alcançado nesta penúltima etapa. O jovem atleta tem melhorado substancialmente os seus resultados e ocupa já a 10ª posição da Geral, num conjunto de 123 atletas e que é liderado pelo checo Lukas Kettner (SK Kamenice). Com uma prova regular na derradeira etapa, o português poderá ainda progredir dois ou três lugares numa tabela onde o vencedor irá ser, ao que tudo indica, o polaco Piotr Parfianowicz, actual Campeão da Europa de Jovens na disciplina de Sprint e Campeão do Mundo de Juniores de Estafeta. No escalão H50, José Fernandes (COC) teve dois dias algo abaixo das expectativas, embora conserve a 16ª posição da Geral, o mesmo sucedendo com Rita Rodrigues (GafanhOri), no escalão D18, e que é agora a 20ª classificada. Em progressão ascendente está, por seu lado, João Mega (CN Alvito), que depois dum 18º lugar na quarta etapa e dum 11º lugar no dia de hoje é já o 20º classificado no escalão H20E.

Quanto aos resultados dos dois principais escalões, são de molde a manter tudo em aberto e a atirar a definição dos respectivos vencedores para a derradeira etapa. No escalão H21E, o francês Thibaut Magne (NOSE) continua a liderar, mas parecem ser o sueco Henrik Berggren (OK Denseln) e o francês Lucas Basset (CSMR) aqueles que se encontram em melhor posição para chegar à vitória. Olivier Coupat (LOUP) e o finlandês Tommi Tolkko (BO) tiveram hoje prestações bastante desconsoladoras e acabaram por hipotecar definitivamente a possibilidade de chegarem ao final da prova no primeiro lugar. A menos que surja um milagre. O português Manuel Horta compete neste escalão e igualou hoje o lugar alcançado na primeira etapa (33ª posição), ocupando actualmente o 26º lugar da Geral. A finlandesa Mari Vaananen (Kalevan Rasti) continua a dominar o escalão D21E e é já a virtual vencedora.

Saiba tudo em http://www.woc2011.fr/ ou aqui, no seu Orientovar.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: