quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O'FESTIVAL ERDF SAVOIE GRAND REVARD: JOAQUIM SOUSA É O SEXTO CLASSIFICADO




Com um dia de pausa de permeio, está concluída a primeira metade do O’Festival ERDF Savoie Grand Revard. Portugal marca uma forte presença no evento e Joaquim Sousa segue na senda dos grandes resultados.

Prossegue em La Féclaz o O’Festival ERDF Savoie Grand Revard, conjunto de seis etapas disputadas ao longo duma semana e que decorrem em paralelo com o Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre WOC 2011. Entre os 74 atletas portugueses presentes, Joaquim Sousa (COC) continua a ser figura de destaque ao ocupar a sexta posição no escalão H40, num total de 174 participantes. Vice-Campeão do Mundo de Veteranos na distância de Sprint, o atleta português foi o sétimo classificado na segunda etapa e concluiu a terceira etapa no quinto lugar, o que, juntando ao quinto lugar da etapa inaugural, determina a sua classificação actual (recorde-se que no cômputo geral das seis etapas, apenas as cinco melhores pontuações são contabilizadas no somatório final).

Quanto aos restantes portugueses, a principal referência vai para José Fernandes, a competir com as cores do COC (de acordo com as indicações que recolhemos na análise das listas classificativas), e que depois duma primeira etapa menos conseguida tem vindo a subir na tabela e ocupa agora a 15ª posição no escalão H50, num total de 172 competidores. Em sentido inverso neste mesmo escalão está Fernando Costa (GD4C), 22º classificado na etapa inaugural e que ocupa neste momento a 40ª posição. Entre os mais jovens, Diogo Miguel (Ori-Estarreja) conserva o 20º lugar que alcançou na etapa inaugural no escalão H18 e em D18 Rita Rodrigues (GafanhOri) baixou dois lugares relativamente à primeira etapa e ocupa agora a 16ª posição. Em H20, Hélder Marcolino (GD4C) caiu igualmente dois lugares e está na 7ª posição, enquanto Susana Alves (GD4C), em D20, continua a melhorar a sua classificação etapa após etapa e, depois dum mau começo (21º lugar na etapa inicial), um 6º e um 7º lugar nas duas etapas seguintes fazem com que ocupe actualmente o 13º lugar.

Quanto aos escalões principais, onde marcam presença alguns atletas de enorme valor, o francês Thibaut Magne (NOSE) comanda em H21E, enquanto a finlandesa Mari Vaananen (Kalevan Rasti) lidera a classificação no escalão D21E. No sector masculino, Manuel Horta (GafanhOri) é o atleta português melhor classificado, ocupando o 36º lugar da Geral, num conjunto de 194 participantes.

Saiba tudo em http://www.woc2011.fr/ ou aqui, no seu Orientovar.

[Panorâmica de La Féclaz, gentilmente cedida por Nuno Leite]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: